Veja 8 maneiras de tornar seu ambiente de trabalho em casa mais eficiente

Getty Images / Luis Alvarez
Getty Images / Luis Alvarez

Se atentar à organização e aos elementos do espaço de trabalho em casa é fundamental para garantir eficiência e bem-estar

Com a pandemia de coronavírus em todo o mundo, milhões de pessoas subitamente passaram a trabalhar em casa –felizmente ou infelizmente. Em muitos casos, isso significa compartilhar a mesa da sala de jantar com crianças que estão aprendendo à distância ou então se apertar no canto de um quarto bagunçado. Mas Yaara Gooner vai ajudá-lo. A arquiteta e designer trabalhou com hotéis cinco estrelas, restaurantes de luxo e propriedades comerciais de destaque em todo o mundo, projetando espaços que aumentam a produtividade e estimulam a criatividade, além de oferecer uma sensação de lar.

Mais recentemente, como arquiteta e designer-chefe da LABS (empresa de espaços de coworking localizados em Londres) e da companhia STAY (de apartamentos com serviços de luxo típicos se um hotel boutique), Gooner se concentrou em criar ambientes que ajudem as pessoas a prosperar. “Criamos espaços otimizados para dormir, trabalhar e se divertir”, diz. “Eles são projetados com foco no bem-estar, onde membros e convidados podem ser mais produtivos e se sentir melhores.”

VEJA MAIS: Home office: 5 dicas para tornar sua rotina mais produtiva

No mês passado e e agora em abril, a LABS e a STAY têm oferecido seus espaços em Londres àqueles na linha de frente da pandemia, mas em tempos normais, as marcas fornecem hubs projetados para ajudar todos –de viajantes a empresários locais– a maximizar a produtividade, desenvolvimento e bem-estar. Com inauguração prevista para 2020, a Victoria House será o empreendimento mais ambicioso da LABS até agora, um espaço de trabalho contemporâneo em um edifício histórico.

Conversamos com Gooner e recebemos suas dicas de como ser mais eficaz, maximizar a produtividade e manter a motivação ao trabalhar em casa –em grande estilo. Veja as dicas na galeria a seguir:

  • 1. Crie um escritório (mesmo que já tenha um)

    “Uma série de fatores deve ser considerada ao projetar um escritório em casa. Esse espaço pode ser a própria sala organizada para o trabalho, o canto de uma área comum ou de uma mesa de jantar que teve que ser adaptada”, diz Gooner. “De qualquer maneira, um design bem pensado pode ajudar a transformar o espaço e a mentalidade em um ecossistema de produtividade.”

    A primeira coisa a se pensar, diz Gooner: “É criar uma zona que pareça distinta do resto de sua casa”.

    Crie espaços diferentes em casa para que os limites entre a vida pessoal e profissional não fiquem muito nebulosos. “Se você tem o luxo de um escritório em casa, aplicar diferentes detalhes de design é uma ótima maneira de restringir o uso da área apenas para o trabalho”, diz Gooner. “Da mesma forma, se tiver que adaptar um móvel no canto de um quarto ou utilizar uma mesa de jantar, certifique-se de limpar o espaço de qualquer item de ‘escritório’ no final do dia e reorganizar sua casa. Essa estratégia cria zonas (e limites) por meio dos objetos que usados a qualquer momento. ”

    Outra dica: “Use o tempo que você normalmente gastaria em seu trajeto ao trabalho para montar ou desmontar seu escritório”, diz Gooner.

    Reprodução/Forbes
  • 2. Adicione plantas

    Pesquisas comprovam que a adição de plantas ao local de trabalho diminui o estresse, aumenta a produtividade e melhora a memória. “A natureza é fundamental para o processo de design do LABS e prometemos ter pelo menos uma planta a cada 9 metros quadrados”, diz Gooner. “Existem aplicações concretas de saúde para esta iniciativa. É dito que uma planta de tamanho médio, com ocupação de 15 metros de espaço de escritório, absorve 75% dos poluentes transportados pelo ar, o que é um benefício importante nas movimentadas unidades londrinas da LABS. ”

    Trabalhar em um ambiente com menor toxicidade não apenas melhora a produtividade do trabalhador, mas também a saúde. “Para criar um escritório em casa que seja limpo e caseiro, misture tons naturais e adicione cor com as plantas”, diz Gooner.

    Reprodução/Forbes
  • 3. Use a iluminação de forma inteligente

    “Sempre tente maximizar a luz natural no seu espaço de trabalho”, diz Gooner. Se possível, coloque sua mesa perto de uma janela, o que ajudará seu corpo a seguir seus ritmos circadianos.

    “Nossos corpos respondem à mudança da luz, de modo a nos permitir seguir os padrões de sono e produtividade e nos preparar para o trabalho ou para o descanso. Perturbar essa dinâmica pode levar à insônia e prejudicar a digestão”, diz Gooner. “A maximização da luz natural está na vanguarda da fase de desenvolvimento dos espaços LABS e STAY, e eu realmente incentivo a todos fazerem o melhor uso possível desse recurso em sua casa. O contato com ele também melhora a regulação de vitamina D, serotonina e melatonina –que nos fazem sentir mais felizes e saudáveis, de modo a contribuir para o nosso bem-estar geral”.

    Reprodução/Forbes
  • 4. Esteja ciente da importância do ar

    “Manter o ar circulando em sua casa ajudará a manter você concentrado e produtivo”, diz Gooner. “Parece óbvio, mas abrir uma janela de vez em quando revitaliza a atmosfera e limpa o ambiente”.

    Reprodução/Forbes
  • 5. Considere a ergonomia

    Seu local de trabalho em casa pode não ser ergonomicamente projetado como um escritório comum, mas existem maneiras de promover o mesmo conforto e eficiência. “Uma cadeira de qualidade, como se encontra em todos os espaços LABS, projetada especialmente para longas horas de trabalho, é o investimento mais importante a ser feito, pois ajuda na postura e te sustenta fisicamente”, diz Gooner.

    Não tem cadeira desse tipo? “Certifique-se de criar um assento macio, que não restrinja seu movimento por apoios de braço e que possa ser puxado diretamente para a mesa”, diz Gooner.

    Pense também no posicionamento da sua tela. “Idealmente, ela deve estar na sua linha dos olhos”, diz. “Se você estiver utilizando um laptop, tente colocá-lo em cima de uma pilha de seus livros favoritos para elevar a tela e use um teclado e mouse separados”.

    Também é importante fazer intervalos regulares para se alongar.

    Reprodução/Forbes
  • 6. Adicione arte e personalização

    Seu escritório em casa é onde você passará muitas horas de vigília agora que está trabalhando em seu lar. Sua residência parece um pouco sombria? “Uma maneira fácil de mudar a decoração para criar uma atmosfera de trabalho em casa é simplesmente exibir algumas imagens ou citações que o inspirem”, diz Gooner. “Trabalhos de arte bem posicionados ou itens pessoais em sua área de trabalho farão com que o espaço seja mais confortável e o impulsione a ter pensamentos e sentimentos significativos para você”.

    Esse é o mesmo ethos de design que Gooner aplicou nos espaços da STAY. “Os materiais esteticamente neutros e macios dos apartamentos criam áreas para relaxar e também trabalhar silenciosamente, além de oferecer um ambiente aconchegante onde se deseja ficar por semanas ou até meses”, explica.

    Gooner também se inspira nos lobbies dos hotéis. “Os melhores lobbies de hotéis sempre parecem satisfazer a maioria dos sentidos –texturas visualmente atraentes e luxuosas, aromas agradáveis e música intuitiva”, diz Gooner. “Isso pode ser feito facilmente em casa, de modo a acrescentar personalidade a objetos, tecidos, padrões, arte. Sentar confortavelmente enquanto ouve playlists que acompanhem os diferentes ritmos de trabalho ou horas do dia, faz a diferença. Eu sempre gosto de acender uma vela no final do dia também, a luz é suave e a fragrância me coloca em um lugar mental diferente, pronto para relaxar.”

    Reprodução/Forbes
  • 7. Vista-se para o sucesso

    Além de criar zonas diferentes dentro de um espaço físico, mudar a maneira como se veste também pode ajudar na construção de um ambiente que o ajude a ser mais produtivo. “Resista à tentação de ficar de pijama e se vista como se estivesse entrando no escritório”, diz Gooner. “Isso realmente apoiará a ideia de compartimentar o tempo a fim de evitar essa confusão sobre o limite entre trabalho e vida pessoal”.

    Reprodução/Forbes
  • 8. Movimente-se

    Trabalhar em casa pode ser um desafio, por isso, é vital cuidar de si mesmo e seguir em frente. “As aulas semanais de exercícios físicos fazem parte do nosso programa de eventos da LABS, de modo a incentivar nossos membros a continuar em casa”, diz Gooner.

    Se tiver espaço, Gooner sugere a criação de uma área que permita que praticar atividades como ioga ou um treino curto de alta intensidade. Caso tenha uma quantidade limitada de espaço, ainda poderá permanecer ativo com os tutoriais de exercícios online adaptados às áreas menores. “Tente agendá-los em sua agenda pelo menos três vezes por semana para proporcionar uma pausa e uma chance de redefinir”, diz Gooner.

    Não se deixe levar por falta de equipamento. “Os utensílios domésticos podem oferecer alternativas surpreendentemente boas”, diz Gooner. “Tente um tapete de banho pegajoso no lugar de um tapete de ioga ou latas de comida como pesos.”

    E acima de tudo, pense em respirar ar puro. “Uma mudança de cenário também pode proporcionar um descanso bem-vindo de seu novo ‘escritório’, portanto, faça uma caminhada diária, se puder, mesmo que seja apenas um passeio ao redor do quarteirão”, diz Gooner. “O ar fresco fará maravilhas para sua mente e corpo.”

    Reprodução/Forbes

1. Crie um escritório (mesmo que já tenha um)

“Uma série de fatores deve ser considerada ao projetar um escritório em casa. Esse espaço pode ser a própria sala organizada para o trabalho, o canto de uma área comum ou de uma mesa de jantar que teve que ser adaptada”, diz Gooner. “De qualquer maneira, um design bem pensado pode ajudar a transformar o espaço e a mentalidade em um ecossistema de produtividade.”

A primeira coisa a se pensar, diz Gooner: “É criar uma zona que pareça distinta do resto de sua casa”.

Crie espaços diferentes em casa para que os limites entre a vida pessoal e profissional não fiquem muito nebulosos. “Se você tem o luxo de um escritório em casa, aplicar diferentes detalhes de design é uma ótima maneira de restringir o uso da área apenas para o trabalho”, diz Gooner. “Da mesma forma, se tiver que adaptar um móvel no canto de um quarto ou utilizar uma mesa de jantar, certifique-se de limpar o espaço de qualquer item de ‘escritório’ no final do dia e reorganizar sua casa. Essa estratégia cria zonas (e limites) por meio dos objetos que usados a qualquer momento. ”

Outra dica: “Use o tempo que você normalmente gastaria em seu trajeto ao trabalho para montar ou desmontar seu escritório”, diz Gooner.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).