Resiliência: como pequenas mudanças podem ajudar a levar ao sucesso

Aliestair Berg/ Getty Images
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Tente contribuir diariamente e tomar iniciativas para melhorar as coisas ao seu redor

O mercado de trabalho está mais turbulento do que já é, e o desemprego está alto na maioria dos países. Enquanto alguns estão sendo dispensados, outros estão enfrentando demandas crescentes, tornando-os mais ocupados do que nunca. Outros ainda relatam que seu emprego parece estar em risco, e alguns estão tentando reconstruindo suas carreiras após as mudanças profissionais.

Agora é a hora de criar resiliência em sua carreira, e a melhor maneira de fazer isso pode ser inesperada: é preciso fazer as pequenas coisas muito bem. Portanto, deixe de lado sua necessidade de ser notado e seu desejo por um projeto espetacular. Surpreendentemente, geralmente são os pequenos esforços que causam o maior impacto na carreira.

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Porque as pequenas coisas importam

Primeiro, você deve ter um bom desempenho regularmente. As pessoas têm memória curta, então, você deve ser bom o tempo todo. Seu projeto brilhante do ano passado ou os insights que fizeram toda a diferença na reunião do último mês são ótimos. Mas não perca muito tempo se parabenizando, porque essas realizações rapidamente se tornam velhas. Aproveite as oportunidades de ter continuamente um bom desempenho. Coisas pequenas se tornam grandes quando se acumulam com o tempo. Destaque-se por ser consistente, confiável e a pessoa que sempre se pode contar para ter grandes resultados.

Ao mudar sua atenção da busca de grandes momentos para as pequenas coisas, considere o poder do “flywheel”. Um “flywheel” é uma espécie de roda, um dispositivo mecânico que ajuda a conduzir todos os tipos de máquinas, como em carros. Funciona pois, depois de colocá-la em funcionamento, ela fornece energia para outras partes da máquina. Fazer um esforço intencional cria um “flywheel” que gera impacto contínuo na sua carreira, uma vez que você se esforça relativamente pouco para estabelecer seu valor mas, continua alimentando essa reputação positiva e continua a fazer as coisas bem. Aumentando o sucesso geral de sua carreira.

O que fazer?

Contribua dentro da sua área de responsabilidade. Para tornar sua carreira resiliente, certifique-se de estar se concentrando nas demandas de seu trabalho atual. Não cometa o erro de colocar toda a sua atenção na oportunidade que você deseja a seguir e perder energia no seu desempenho atual. Sua adequação para o próximo passo será julgado com base no desempenho de hoje, portanto, certifique-se de fornecer as demandas básicas e acudir sua função atual da melhor maneira.

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Veja a seguir cinco pequenos passos que criam resiliência em sua carreira:

  • 1. Tome iniciativa

    Observe as pequenas maneiras de otimizar seu tempo. Assim você pode encontrar um jeito mais eficiente de fazer seu trabalho ou de contribuir com novas ideias para o projeto desafiador de um colega de trabalho. Esteja sempre atento à próxima ideia ou oportunidade de melhorar. Mesmo que suas contribuições não sejam revolucionárias, se elas agregarem valor de forma consistente, líderes e colegas irão apreciá-las.

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  • 2. Demonstre disciplina

    Mostre que você está prestando atenção aos detalhes. Apareça sempre nas reuniões virtuais e presenciais pontualmente. Acompanhe as tarefas e cumpra os seus compromissos. A ação disciplinada é um paradoxo às vezes, porque, quando você está a fazendo bem, não recebe muita atenção, mas se você deixá-la de lado, as pessoas vão achar seu desempenho geral insuficiente.

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  • 3. Construa sua rede de contatos

    Demonstrar empatia por meio de pequenos comportamentos será fundamental para seu sucesso. Quando as pessoas confiam em você, o valorizam e apreciam seu relacionamento, é mais provável que apoiem o crescimento de sua carreira. Coisas pequenas, como fazer perguntas e ouvir, criam conexões, e pequenos esforços, como demonstrar gratidão, têm um grande impacto em seus relacionamentos.

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  • 4. Gerencie momentos

    Faça o seu melhor para evitar comportamentos negativos. Coisas pequenas podem ter um grande impacto em como as pessoas julgam sua capacidade de realizar o trabalho. Se você perder a calma em um conflito ou se disser algo ofensivo, mesmo que isso aconteça de forma limitada, pode ser extremamente prejudicial. Antes de enviar um e-mail furioso, espere algumas horas ou reflita à noite sobre ele.

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  • 5. Mostre seu caráter

    Talvez o mais importante de tudo, os pequenos comportamentos ao longo do tempo mostram quem você é como pessoa e como profissional. As pessoas tenderão a desconfiar de você se você demonstrar comportamentos inconsistentes; portanto, previsibilidade aumenta confiança. Além disso, como você se comporta no dia a dia denota como você pensa, o que você valoriza quem você é no seu íntimo.

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1. Tome iniciativa

Observe as pequenas maneiras de otimizar seu tempo. Assim você pode encontrar um jeito mais eficiente de fazer seu trabalho ou de contribuir com novas ideias para o projeto desafiador de um colega de trabalho. Esteja sempre atento à próxima ideia ou oportunidade de melhorar. Mesmo que suas contribuições não sejam revolucionárias, se elas agregarem valor de forma consistente, líderes e colegas irão apreciá-las.

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