Em um turbilhão, você é informado de que seus serviços não são mais necessários. Você recebe papéis para assinar e, antes que possa processar o que aconteceu, é escoltado por um segurança para recolher seus pertences. Você pega o elevador da vergonha até o saguão e sai sentindo-se entorpecido e confuso.
Leia também: CEO que demitiu 900 pessoas pelo Zoom ataca novamente
Em vez de usar chamadas de Zoom unidirecionais para estender a mensagem, ele forneceu cor e contexto sobre o motivo pelo qual isso tinha que ser feito. Chesky reconheceu que a pandemia pode ter um grande impacto no setor de viagens por um período de tempo desconhecido e, como resultado, a receita pode ser duramente atingida.
Leia mais: Procurar um novo emprego fica mais fácil com o home office
Chesky disse que ninguém que foi demitido fez algo de errado. Em vez de fornecer chavões, a empresa estava preparada para oferecer pacotes de indenização, equidade e assistência médica. Sua intenção era tratar a todos de maneira compassiva e atenciosa. A empresa ofereceu à sua equipe 14 semanas de salário base, mais uma semana adicional para cada ano no Airbnb, e o mandato será arredondado para o próximo ano. O seguro saúde foi coberto por 12 meses.
Leia mais: Inscreva-se para a seleção da lista Under 30 2022
Demissões por Zoom
Nunca é fácil nem agradável demitir em massa. O Airbnb agiu honrosamente e com compaixão. Isso foi justaposto à forma como algumas outras empresas agiram durante a pandemia. Enquanto alguns ainda trabalhavam em casa, as demissões frias e impessoais do Zoom se tornaram comuns.
A empresa de aplicativos de compartilhamento de viagens Uber anunciou uma demissão de 3.500 funcionários. Os trabalhadores remotos foram informados de sua perda de emprego por meio de uma chamada online do Zoom. Ruffin Cheveleau, chefe de atendimento ao cliente da Uber, informou aos trabalhadores que era seu último dia na empresa. Wonderschool, ZipRecruiter, WeWork, The Wing e outras empresas usaram videochamadas para informar aos funcionários que foram demitidos.
A Coinbase anunciou que suspenderá as contratações e rescindirá ofertas de emprego, devido aos difíceis eventos econômicos e geopolíticos. Tirar o tapete das ofertas de emprego não caiu bem para muitos funcionários.
Houve uma reação online imediata contra o tratamento frio e cruel daqueles que tiveram suas ofertas de emprego abruptamente retiradas. A empresa disse em resposta: “Aplicaremos nossa generosa filosofia de indenização para compensar o impacto financeiro dessa decisão” e ajudará as pessoas que tiveram suas ofertas anuladas. Um hub de talentos foi criado para ajudar as pessoas impactadas. Isso inclui suporte para colocação profissional, revisão de currículos, coaching de carreira e acesso à rede de pessoas da empresa.
Em uma tempestade de tweets, o CEO Brian Armstrong twittou: “Se você não tem confiança nos executivos ou CEO de uma empresa, então por que você está trabalhando nessa empresa? Saia e encontre uma empresa para trabalhar na qual você acredita!”
O oposto polar de como o Airbnb agiu é a história de Vishal Garg, CEO da startup de credor hipotecário unicórnio Better.com. O executivo-chefe disse friamente a seus 900 funcionários que cerca de 15% da força de trabalho será demitida em um vídeo unidirecional.
Para adicionar insulto à injúria, Garg acusou “pelo menos 250” funcionários demitidos de roubar da empresa. Em um e-mail para os funcionários obtido pela Forbes em 2020, o CEO da Better.com escreveu: “OLÁ – ACORDE MELHOR EQUIPE. Você é MUITO LENTO. Vocês são um bando de GOLFINHOS MUDOS e… GOLFINHOS MUDOS são pegos em redes e comidos por tubarões. ENTÃO PARE. PARE. PARE COM ISSO AGORA. VOCÊ ESTÁ ME ENVERGONHANDO.”
O que a liderança deve fazer ao demitir pessoas
Ser demitido é um golpe esmagador. Além do aspecto financeiro de perder o emprego, pode causar sérios estresses mentais e emocionais. Os líderes precisam se concentrar nas mensagens para tirar o melhor proveito de uma situação ruim.
A liderança deve começar oferecendo cor e contexto do que está acontecendo. Não há razão para envergonhar a equipe. Em vez disso, a administração precisa elogiar seu trabalho e suas realizações. Informe os trabalhadores afetados sobre os pacotes de indenização disponíveis, opções de assistência médica, o que acontece com suas ações e opções e dê acesso a recrutadores, coaches de carreira e conexões dentro da rede de contatos da empresa.
Os recursos humanos e os gerentes precisam dedicar tempo e energia para conversar pessoalmente com as pessoas que estão sendo demitidas. Ouça o feedback deles, ofereça palavras de encorajamento e escreva uma recomendação brilhante. Ofereça-se para manter contato, pois as contratações “bumerangue” se tornaram populares.