Quer encontrar um propósito que impulsione seu negócio? CEOs dão o mapa

18 de julho de 2022
Reunião de trabalho

Um empreendedor precisa reunir uma comunidade em torno do seu propósito. Esse é um dos passos importantes para alavancar um negócio

“Você poderia me dizer, por favor, que caminho devo seguir a partir daqui?” pergunta Alice. “Isso depende de onde você quer chegar”, disse o Gato. “Eu não me importo muito onde” disse Alice. “Então não importa para onde você vá”, disse o Gato. Trecho de “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, Lewis Carroll.

É isso: se um navio não sabe para onde se dirige, que importa ter uma bússola? Perguntei a empreendedores como eles criaram as missões de seus negócios e como podemos fazer o mesmo. E aqui está um resumo das respostas.

1. Combine sua missão com sistemas e processos

“Nossa missão sempre foi resolver problemas reais de negócios”, diz Saravana Kumar, CEO e fundadora da Document360. “Quando começamos a ganhar tração organicamente, sabíamos que para nossas equipes prosperarem, elas precisavam dos sistemas e ferramentas certos. Isso nos levou a garantir que nossos líderes liderassem pelo exemplo e fossem apaixonados, inclusivos e pragmáticos. Queremos que nossos funcionários gostem de vir trabalhar e se sintam capacitados para crescer, tomar as decisões certas e, às vezes, falhar ao longo do caminho. Quando você combina sua missão com os sistemas e processos certos, você cria um ambiente pronto para dimensionar totalmente seus negócios. Duas palavras que uso muito quando falo sobre nossa missão são paixão e persistência.”

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2. As pessoas não se inspiram no que você faz, elas se inspiram no porquê você faz

“O ditado popular diz que ‘ações falar mais alto do que palavras.’ E embora haja verdade nisso, a razão por trás dessas ações é muitas vezes o que fala mais alto de todas”, diz Bryce Cleveland, CEO e fundador da Scalpa. “As pessoas são inspiradas pelo motivo pelo qual você faz algo, não apenas pelo que você faz. É a paixão, a motivação, a determinação que realmente deixa as pessoas animadas e querendo se juntar ou apoiar sua causa. Vemos isso o tempo todo com algumas das pessoas e movimentos mais bem-sucedidos da história. Todos foram impulsionados por um forte senso de propósito e missão, não apenas pelo que estavam fazendo no dia-a-dia. Então, se você quer inspirar os outros, comece descobrindo por que está fazendo o que está fazendo. Deixe que essa seja sua luz guia, e o resto se encaixará. É por isso que partimos para nossa missão de ajudar outras pessoas que desejavam uma vida independente do sistema educacional quebrado que os decepcionou.”

3. Alinhe-se com seu propósito e crie uma comunidade em torno de seu negócio

“Profundamente dentro de cada um de nós há um propósito que está esperando para ser expresso”, diz Taylor Ping, fundador da Hierarchy Media. “Para alguns, permanece oculto a vida inteira. Outros percebem isso cedo, mas se permitem ser puxados em direções diferentes e nunca se comprometem totalmente com isso. E então alguns têm a sorte de encontrar seu propósito e se alinhar completamente com ele. Quando isso acontece, algo incrível ocorre. Eles começam a construir um negócio próspero que lhes traz satisfação todos os dias. É claro que nem sempre é fácil encontrar e ficar alinhado com o seu propósito. Haverá desafios e obstáculos ao longo do caminho. Mas quando você é movido por um senso de missão, esses desafios se tornam oportunidades de crescimento e expansão. E à medida que você traz mais pessoas para sua missão, você cria uma comunidade de indivíduos com ideias semelhantes que veem a mesma visão e estão comprometidos em torná-la realidade. É assim que você constrói um negócio próspero que lhe traz satisfação todos os dias. Então, se você está buscando o seu propósito, não desista. Está lá fora esperando por você. E quando você encontrá-lo, abrace-o completamente e deixe-o guiá-lo em sua jornada para o sucesso.”

4. Aproveite suas paixões para empreender

“Acredito que sua missão chegará até você se você simplesmente se dedicar a um negócio pelo qual é extremamente apaixonado”, diz Pete Fournier, empreendedor e criador do All Things Insurance Group. “Minha paixão é fornecer riqueza geracional e acabar com a pobreza, por isso estou no espaço de serviços financeiros. Acredito firmemente que, se mais pessoas se concentrassem em suas paixões, seriam capazes de causar um impacto maior em seus negócios e carreiras. Quando você se concentra em sua paixão, isso permite atrair as pessoas e oportunidades certas para sua vida. Também lhe dá o impulso e a motivação para continuar avançando, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Então, se você está se perguntando qual é sua missão, ou como encontrá-la, meu conselho seria começar encontrando algo pelo qual você é apaixonado e se aprofunde nisso. Todo o resto vai se encaixar a partir daí.”

5. Sua paixão pode se tornar seu negócio e seu impacto

“Antes de descobrir sua missão, encontre um modelo de negócios que seja sua paixão e algo em que você seja bom”, diz Michael Lush, fundador da Replace Your University. “Pense em algo que você faria de graça. Por exemplo, há um esporte em que você se destaca? Por que você é bom? Porque você adora fazer isso. Os mesmos princípios se aplicam aos negócios. Não se trata apenas de algo que você ama, mas de escolher algo em que você é bom e monetizá-lo. Descubra onde você pode causar impacto e onde há demanda para o que você quer fazer. Lembre-se, os negócios não são apenas sobre dinheiro, você precisa de um propósito de impactar vidas. Para mim, sou muito apaixonado por ajudar as pessoas a melhorar suas vidas, por isso está em tudo o que fazemos. Agora os negócios e o dinheiro se tornam maiores do que você.”

6. Não tenha medo de estabelecer metas altas para empreender

“Tínhamos uma grande visão quando começamos o MachineFi Lab, que era construir a internet de amanhã hoje com uma tecnologia web3 de ponta que recompensava os usuários por contribuir com dados e recursos de bilhões de dispositivos inteligentes enquanto realizavam suas atividades diárias”, diz o Dr. Raullen Chai, cofundador e CEO da IoTeX. Por mais que isso faça sentido hoje, nem sempre pareceu assim para os outros. Não importa se outra pessoa pensa que sua missão é impossível, desde que você tenha o plano para fazê-la acontecer. Muitas indústrias estão prontas para a disrupção e a tecnologia está crescendo exponencialmente. O que parece impossível hoje se torna uma oportunidade para os primeiros a adotar. Eduque-se sobre o que está por vir e veja como você pode encaixar isso em sua organização. Então, quando os outros disserem que você não pode fazer isso, mostre a eles como e isso inspirará muitos.”

7. Quando você pensa no seu futuro, procure o que fez você feliz no passado

“Para mim, investigar o que me motiva começa olhando para a minha infância e o que me inspirou naquela época. Acho que muitas das coisas que me inspiraram na época ainda me inspiram agora como adulto”, diz Lee Richter, empreendedor e diretor visionário do Richter Design Group. “Quando eu toco nesses sentimentos, isso me leva de volta a uma época em que eu sentia que tudo era possível e me inspirava no que eu poderia fazer e em quem eu poderia me tornar. Mesmo que eu seja um adulto agora, esses sentimentos ainda permanecem dentro de mim. Sempre que me sinto deprimido ou perdido, voltar às inspirações da infância me ajuda a voltar aos trilhos. Isso me lembra quem eu sou, o que sou capaz de alcançar e me ajuda a permanecer motivado e focado no que é importante para mim. Se você utilizar isso, poderá criar uma missão vencedora que inspirará seus clientes atuais e futuros.”

8. Identifique um problema que você pode resolver com seu negócio. E resolva

“Uma das habilidades mais importantes nos negócios é a capacidade de identificar e resolver problemas”, diz Igor Vainshtein, CEO da 24/7 Golf. “Afinal, as empresas existem para atender às necessidades de seus clientes. O primeiro passo para resolver um problema é identificar claramente qual é o problema. Por exemplo, antes de iniciarmos nosso negócio, identificamos a necessidade de soluções de simulador de golfe de alta qualidade, mas acessíveis, para residências, garagens e escritórios. Uma vez identificado o problema, é importante reunir o máximo de informações possível sobre ele e suas possíveis causas. Com uma compreensão clara do problema, fica muito mais fácil desenvolver uma solução eficaz. A chave é ser criativo e pensar fora da caixa. Ao dedicar tempo para identificar e resolver problemas, as empresas podem não apenas melhorar a vida de seus clientes, mas também criar uma vantagem competitiva para si mesmas. Depois de descobrir isso, isso o ajudará a criar sua missão e torná-la o mais impactante possível.”