Bônus precisa ser consequência
“Bônus é uma consequência do trabalho que você fez. Se pensar dessa maneira, acaba sendo algo mais leve, um estímulo para chegar lá”, diz Lucas Nogueira, diretor associado da Robert Half. Essa leveza é importante para manter a produtividade pois a tensão desse último trimestre pode ter consequências para a saúde física e mental, principalmente nas áreas financeira e comercial. “A busca pelos bônus ajuda a desenvolver competências pois faz com que todos mantenham a postura de aprendizado”, diz Débora Piccolli, diretora de RH da Panasonic.
Desdobre as metas
Use a boa técnica de anotar cada meta em tarefas – que devem ser seguidas à risca com um cronograma a essa altura do ano. “Priorize ações que façam a diferença em mais de uma frente, isso pode ajudar a multiplicar seu trabalho e a se aproximar do bônus”, diz Wahrhaftig. Agendar uma reunião de relacionamento que possa levar a um segundo cliente.
Revise indicadores toda semana
Não pressione os clientes
Não é incomum profissionais pressionarem clientes, fornecedores e parceiros para adiantarem os pagamentos, uma vez que eles são considerados para a composição dos bônus. “Há diversos casos em que o comercial chega a ligar para o cliente para pedir a antecipação do pagamento, o que é muito deselegante”, diz Nogueira. Essa pressão pode ter consequências no relacionamento e significar problemas na renovação do contrato.
Envolva o chefe na conversa sobre bônus
Já que você está direcionando esforços, converse com a liderança para entender o que é visto como mais importante nesse último bimestre. “Faça um alinhamento com o gestor para que essas metas não foquem apenas com foco no agora, que é o bônus, mas na construção do longo prazo, para que as consequências possam ir além desse ano e ter impacto na remuneração e crescimento de 2023”, diz Wahrhaftig.