Tudo que você precisa saber antes de mandar mensagem no LinkedIn

22 de janeiro de 2024
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Para conseguir uma resposta no LinkedIn, os candidatos precisam personalizar as mensagens, demonstrar seu valor e facilitar o contato com os recrutadores

Se você está em busca de um novo emprego este ano, sua capacidade de encontrar e abordar recrutadores de maneira eficaz no LinkedIn pode ter um impacto direto na sua carreira.

Com o LinkedIn recentemente ultrapassando 1 bilhão de usuários globalmente em 200 países, continua sendo a rede profissional online mais popular e poderosa do mundo.

De acordo com dados da plataforma, 65 milhões de candidatos a emprego visitam o LinkedIn Jobs todas as semanas. São 140 candidaturas a emprego por segundo e seis pessoas são contratadas a cada minuto por meio do LinkedIn. Além disso, são enviadas em média 20 mensagens por segundo com oportunidades de emprego, segundo dados do ano passado.

Embora muitos recrutadores gostem de falar com os candidatos, se conectar com eles através do LinkedIn é uma forma muito eficaz de fazer um contato inicial. O LinkedIn descobriu que os InMails têm 3 vezes mais probabilidade de serem respondidos do que uma ligação e 6 vezes mais propensos a serem aceitos do que e-mails, de acordo com dados de janeiro de 2022.

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Ainda assim, os recrutadores são inundados com novos contatos todos os dias e simplesmente não conseguem responder todo mundo.

Para conseguir uma resposta, os candidatos devem abordar os recrutadores da maneira certa, seguindo estas 10 etapas.

10 passos para se destacar na conversa com o recrutador no LinkedIn

1. Busque recrutadores relevantes Antes mesmo de elaborar sua mensagem no LinkedIn, considere investir tempo para descobrir quais recrutadores trabalham com empresas no setor que você está buscando. É improvável que enviar uma mensagem genérica a um grupo de recrutadores aleatórios gere algum resultado. “Vise apenas aqueles que recrutam dentro da sua área para aumentar a probabilidade de receber respostas”, diz Matt Collingwood, diretor geral da agência de recrutamento de TI VIQU. “Esses recrutadores estarão procurando ativamente pessoas talentosas em sua área para ocupar cargos.” Você também deve se direcionar apenas aos recrutadores que trabalham com cargos relevantes para a sua experiência profissional, de acordo com Sarah Doughty, vice-presidente de operações de talentos da TalentLab. Ela diz que os recrutadores têm uma má reputação por não responderem aos candidatos, mas a realidade é que eles recebem centenas de candidaturas todos os dias de pessoas sem a experiência necessária. “O foco principal dos recrutadores é encontrar a pessoa certa para a função, e essa é uma tarefa mais difícil do que muitos imaginam. Se eles acreditarem por um segundo que há uma chance de um candidato ser contratado para a função, eles responderão”, afirma Doughty.more
2. Conheça o perfil do recrutador Você deve fazer sua pesquisa sobre o recrutador antes de entrar em contato. Familiarize-se com o histórico profissional, interesses e formação educacional antes de contatá-los. “Uma ótima maneira de se destacar na multidão é encontrar pontos em comum. Se você tiver alguma conexão com o recrutador, seja uma faculdade, cidade ou conexão pessoal, mencione isso”, diz Patrick Cahill, presidente da #twiceasnice Recruiting. “Isso mostra que você fez pesquisas sobre eles e provavelmente sobre a função. Além disso, dá um toque agradável e pessoal.” A grande maioria dos candidatos vai pular essa etapa, focando na função e não no recrutador.more
3. Tenha em mente uma vaga específica Os candidatos não devem dar mais trabalho para o recrutador. Em vez disso, identifique um cargo alvo que já é do seu interesse antes de enviar qualquer mensagem. “Os candidatos ignoram a importância de fazer suas pesquisas antes de entrar em contato”, diz Claudia Garcia, sócia sênior de aquisição de talentos da Adecco. Garcia afirma que muitas vezes os candidatos enviam seu currículo a um recrutador e solicitam uma vaga sem fazer referência a uma oportunidade específica ou explicar como sua experiência se alinha com essa função.more
4. Personalize sua mensagem Todos os recrutadores entrevistados afirmaram que a prática de copiar e colar uma mesma mensagem é extremamente óbvia e deve ser evitada. Garcia incentiva os candidatos a se concentrarem na qualidade em vez da quantidade, dedicando mais tempo à pesquisa ao entrar em contato com um recrutador no LinkedIn. “Adapte suas mensagens a funções específicas, em vez de enviar mensagens genéricas e aleatórias que podem não gerar resultados positivos”, recomenda Garcia. De acordo com Dave Curtis, diretor administrativo da Harnham, os recrutadores recebem milhares de chatbots ou mensagens de vendas, portanto, tornar sua mensagem pessoal e relevante é fundamental. “Embora seja compreensível que os candidatos queiram se candidatar a vários empregos, investir mesmo que um pouco de tempo na adaptação de sua abordagem será de grande ajuda e poderá fazer a diferença”, afirma Curtis. Além disso, se alguém te indicou a um recrutador, Kyle Langworthy, sócio da Riviera Partners, recomenda que você mencione o nome dessa pessoa em sua mensagem inicial. “Quando você se conecta à rede do recrutador, você inclui seu capital social, aumentando o peso e a importância de uma resposta.”more
5. Inclua apenas detalhes relevantes Opte por manter sua mensagem concisa e direta. Os recrutadores operam com restrições de tempo, portanto, uma mensagem longa no LinkedIn provavelmente não vai atrair a atenção. Pense na sua mensagem como um breve início de conversa, em vez de uma história completa ou uma candidatura de emprego. “Embora seja tentador tentar transmitir tudo de uma vez para convencer um recrutador de que você é um bom candidato imediatamente, eles provavelmente ficarão confusos, ” diz James Lloyd-Townshend, presidente e CEO da Anderson Frank. Ele diz que uma mensagem do LinkedIn não é o lugar certo para uma apresentação completa. Ao mesmo tempo, você deve incluir alguns detalhes sobre sua situação e ambições profissionais. “Inclua sua localização, o tipo de trabalho que você está procurando, salário esperado e habilidades e experiência essenciais”, diz Collingwood. Ele também recomenda dar ao recrutador alguns pontos de discussão para eventualmente compartilhar com os clientes. “Os recrutadores adoram fornecer aos seus clientes métricas e fatos impressionantes sobre os candidatos. Considere incluir alguns pontos curtos que detalhem coisas positivas que você fez em funções anteriores.”more
6. Mostre seu valor A responsabilidade de explicar exatamente por que você é o candidato certo para uma função é sua, e não do recrutador. “Em vez de perguntar ‘Quais empregos se enquadram na minha formação?’, destaque como suas habilidades e experiência se alinham com a função específica para a qual você se candidatou”, diz Garcia. more
7. Não peça muito cedo Assim como ir a um primeiro encontro e pedir alguém em casamento certamente assustaria essa pessoa, pedir que recrutadores te mostrem uma vaga de emprego promissora na primeira conversa não é realista. “Evite perguntar logo de cara se tem emprego para você”, diz Garcia. “Em vez disso, inscreva-se primeiro através da página de carreiras da empresa. Apresente-se e indique que já enviou seu currículo junto com a inscrição, manifestando seu interesse em saber mais sobre a função.”more
8. Anexe seu currículo Supondo que você tenha identificado uma função promissora e se sente um candidato viável, você pode facilitar a vida do recrutador anexando seu currículo à mensagem do LinkedIn. Mesmo que as pessoas possam acessar seu perfil do LinkedIn, anexar seu currículo evita muitas idas e vindas, permitindo que o recrutador dê uma olhada imediatamente, em vez de ter que solicitar. “O tempo é de ouro para um recrutador, então qualquer coisa que você possa fazer para reduzir o número de etapas envolvidas, sem dúvida, vai te render pontos”, afirma George Barnes, CEO e cofundador da Hamilton Barnes.more
9. Facilite a comunicação Falando em facilitar a vida de um recrutador, não se esqueça de facilitar uma próxima conversa ou encontro pessoalmente, especialmente se um recrutador estiver interessado em falar com você. Isso significa simplificar o processo de agendamento de um horário. “Se um candidato puder propor vários momentos que possa falar naquela semana em sua mensagem inicial, isso será extremamente benéfico.”more
10. Seja proativo, mas paciente O acompanhamento geralmente é visto como aceitável e até bem-vindo, se você não exagerar. Dado o grande volume de mensagens recebidas por um recrutador, sua mensagem pode ter sido simplesmente perdida ou esquecida. Rob Scott, diretor administrativo da Aaron Wallis, incentiva os candidatos a fazerem o acompanhamento dentro de cerca de uma semana. “Você mostra ao recrutador que está genuinamente interessado na função e disposto a fazer um esforço extra para ser notado”, diz. No entanto, existe uma linha tênue entre demonstrar entusiasmo e incomodar um recrutador. Doughty, VP da TalentLab, alerta que os candidatos não devem ser agressivos ou insistentes. “Mensagens em que os candidatos exigem uma reunião vão assustar o recrutador, que vai pensar duas vezes antes de te apresentar a um gerente de contratação.”more

Faça com que seu perfil do LinkedIn se destaque para os recrutadores

Um último ponto. Você também deve garantir que seu perfil do LinkedIn se destaque para os recrutadores. E se você já se perguntou se colocar o selo “Open to Work” na sua foto do seu perfil pode fazer alguma diferença, a resposta é sim.

De acordo com o LinkedIn, os membros que ativam esse selo nos seus perfis têm 40% mais chances de receber mensagens de recrutadores.
Aumentar as chances de os recrutadores responderem às suas mensagens no LinkedIn requer uma combinação de direcionamento e personalização das suas mensagens, articulando claramente seu valor e facilitando o contato dos recrutadores.

Seguindo essas 10 etapas de forma consistente, você pode aumentar significativamente suas chances de construir um relacionamento com um recrutador que pode abrir as portas para o próximo emprego dos seus sonhos.

*Joseph Liu é colaborador da Forbes USA. Ele é palestrante profissional, consultor de marca pessoal e apresentador do podcast Career Relaunch, apresentando histórias de reinvenção de carreira com ouvintes em mais de 170 países.