Muito prazer, saúde! Os bons hábitos na prevenção do câncer

Com atitudes simples, podemos cuidar de nosso bem mais precioso e auxiliar nosso organismo a evitar doenças graves.

Fernando Maluf
Compartilhe esta publicação:
 Chinnapong/Getty Images
Chinnapong/Getty Images

A adoção de uma rotina mais saudável, por mais que seja difícil, é fundamental

Acessibilidade


Nossa saúde é o nosso bem mais precioso. Tenho certeza disso em meu trabalho diário como oncologista, quando enfrento o desafio de falar com meus pacientes sobre doenças graves e, felizmente, quando tenho a alegria de dar boas notícias. A medicina tem conseguido avanços espetaculares para o tratamento do câncer, e boas novidades também aparecem para a prevenção e diagnóstico.

Por isso, não quero escrever sobre doença neste espaço. Gostaria de falar, principalmente, de saúde. E de como, com atitudes simples, podemos cuidar de nosso bem mais precioso e auxiliar nosso organismo a evitar doenças graves, como o câncer.

A adoção de uma rotina mais saudável, por mais que seja difícil, é fundamental para este cuidado. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 1/3 dos 625 mil novos casos anuais da doença no Brasil e 34% das mortes por tumores poderiam ser evitados mediante a redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida.

Então, nesta minha “receita”, incluo cuidados especiais com a alimentação, a prática de exercícios físicos regulares, o abandono do tabagismo e total moderação como consumo de álcool.

LEIA MAIS: Letícia Nanci: Como identificar os sinais do câncer de pele

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Mais da metade (55%) da população brasileira está acima do peso. Além de problemas cardiovasculares, por exemplo, o excesso de gordura pode causar mais de 10 tipos de câncer. Uma dieta saudável inclui alimentos variados, de origem vegetal – como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes brancas e consumo moderado de carnes vermelhas.

Como já sabemos, deve-se evitar os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo. O mesmo ocorre com as bebidas adoçadas, como refrigerantes e sucos de caixinha. Nos dois casos, os excessos de gordura, açúcar e sódio contribuem para o ganho de peso. O álcool deve ser consumido com total moderação – o melhor seria evitar.

Os exercícios físicos devem ser adotados de imediato, para quem ainda é sedentário. Procure sempre uma atividade que lhe dê prazer. Genericamente, as recomendações indicam a prática de 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana, ou de 75 minutos de exercício vigoroso. Uma sugestão é aproveitar as temperaturas agradáveis e praticar os exercícios em parques, praias ou nas ruas do seu bairro. Uma caminhada de 30 minutos, num bom ritmo, cinco vezes por semana, é um excelente início para abandonar o sedentarismo.

LEIA MAIS: Eduardo Rauen: Como, de fato, a alimentação pode ajudar a imunidade

Lembre-se, sempre, do protetor solar, de usar roupas com proteção, óculos e chapéu, e de escolher os melhores momentos para exposição ao sol, de preferência evitando o horário entre 10h e 16h. O câncer de pele é o tumor mais incidente em nosso país. Por isso, não se descuide!

Tenho certeza de que, com hábitos mais saudáveis, você terá mais disposição, melhor qualidade de sono, menos estresse. É uma atitude com benefícios em diversos aspectos da vida. E, com certeza, com impacto importante sobre a prevenção de doenças graves, que ainda são a maior causa de óbitos em nosso país.

*Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Compartilhe esta publicação: