Custo de manutenção da realeza não é excessivo, diz Buckingham

28 de junho de 2017
Getty Images

Família real recebeu £ 42,8 milhões do “Fundo Soberano” para o período 2016-2017 (Getty Images)

Assessores da realeza britânica disseram nesta terça-feira (27) que a rainha Elizabeth e sua família são um investimento excelente, após dados revelaram que os fundos dos contribuintes destinados à realeza neste ano irão quase dobrar para pagar reparos essenciais no Palácio de Buckingham.

LEIA MAIS: Canadense se torna primeira mulher a capitanear guarda da rainha Elizabeth

Cifras oficiais mostram que a família real recebeu £ 42,8 milhões do “Fundo Soberano” para o período 2016-2017, a quantia disponibilizada pelo governo para cobrir os gastos fixos da residência real e das viagens.

Esse montante deve aumentar para £ 76,1 milhões depois que o governo concordou com um aumento para financiar a reforma de £ 369 milhões de Buckingham, cuja fiação elétrica, tubulações e sistema de aquecimento precisam de reparos urgentes.

Alan Reid, o tesoureiro da rainha, disse que o custo da monarquia para cada britânico no ano passado foi de £ 0,65 – o valor de um selo de primeira classe. “Quando se compara isso ao que a rainha faz e representa para esta país, acredito que seja um valor excelente pelo dinheiro”, disse Reid aos repórteres.

A família real realizou mais de três mil eventos oficiais no ano passado – a monarca de 91 anos compareceu a 162 deles, e seu marido, o príncipe Philip, a 196, segundo Reid.

VEJA TAMBÉM: Príncipe Harry diz que ninguém da família real britânica quer ser rei ou rainha

Pesquisas de opinião mostram que a rainha continua imensamente popular entre os britânicos, e ao menos dois terços deles indicam que querem que a monarquia permaneça.

Mas republicanos antimonarquia do Reino Unido dizem que o custo anual da realeza aos contribuintes é de centenas de milhões de libras esterlinas, já que os gastos com segurança não estão incluídos.

(Com Reuters)