5 títulos do “Game Boy Advance” que você precisa conhecer

11 de junho de 2019
Domínio Público/Forbes

Dezoito anos atrás, “Game Boy Advance” chegou às lojas norte-americanas.

Resumo:

  • “Super Mario Advanced”,”F-Zero”, “Rayman” e “Tony Hawk’s Pro Skater” são alguns títulos marcantes do videogame;
  • Lançado em 2001, o “GBA” é um console portátil de 32 bits e resolução 240×160;
  • Assim como o primeiro “Game Boy”, o portátil não tinha luz de fundo, o que levava os jogadores a comprarem peças corretivas para o videogame.

Você está sobrecarregado e incapaz de correr atrás das informações sobre os games já anunciados na E3?

A grande quantidade de declarações pode levar dias ou até semanas para serem processadas Em situações assim, é melhor dar um passo atrás, caso contrário perderíamos a maioridade de um console muito importante.

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Dezoito anos atrás, em 11 de junho de 2001, o “Game Boy Advance” chegou às lojas norte-americanas. O portátil de 32 bits tinha uma resolução de 240×160 a partir de uma tela de 2,9 polegadas, botões laterais, uma CPU de 16,8 MHz e 15 horas de jogo a partir de apenas duas pilhas AA. Um coprocessador de 8080 fornecia compatibilidade retroativa com jogos “Game Boy”, dando aos jogadores uma ótima razão para fazer a atualização para este equipamento mais potente.

Embora, na época, fosse uma tecnologia maravilhosa, não era o portátil perfeito. Apesar de 12 anos de reclamações sobre a falta de luz de fundo no “Game Boy”, a Nintendo decidiu renunciar mais uma vez ao recurso com a versão Advance.

Pode-se apenas supor que a empresa tinha um acordo com fabricantes de periféricos terceirizados, que criaram enormes plataformas de iluminação ostensivas e alucinantes que regularmente diminuíam a capacidade do próprio console. Muitos resolveram as coisas por conta própria instalando kits Afterburner – algo que levou a Nintendo a controlar a situação oficialmente com o Advance SP.

O “GBA” original chegou ao mercado por US$ 99,99 e nada menos do que 15 títulos de lançamento. Apenas dois deles – “Super Mario Advance” e “F-Zero: Maximum Velocity” – foram feitos pela Nintendo, embora outras franquias já estabelecidas também tenham deixado sua marca, como “Rayman”, “Tony Hawk’s Pro Skater” e “Pitfall: A Mayan Adventure”.

Se você era dono de um “GBA” – ou jogava emprestado de outra pessoa – é provável que conheça alguns de seus títulos. “Mario Kart: Super Circuit”, “Fire Emblem”, “Legend of Zelda: The Minish Cap”, “Metroid Fusion” e os PokémonRuby”, “Emerald” e “Sapphire” não precisam de apresentação. No entanto, o “GBA” também recebeu alguns clássicos imperdíveis, e menos jogados, que você deve conhecer se tiver chance.

Veja, na galeria abaixo, 5 títulos menos conhecidos do “Game Boy Advance” que você precisa experimentar:

“Kuru Kuru Kururin” Desenvolvido pela Eighting e oferecido pela Nintendo, "Kuru Kuru Kururin" é o primeiro da curta trilogia do jogo de quebra-cabeça. Sua estreia aconteceu apenas na Europa e a série nunca chegou aos Estados Unidos - felizmente, o “Game Boy Advanced” não tinha trava de região. O título oferece uma abundância de características típicas da Nintendo: controles rápidos, cores vivas, apelo universal e uma mecânica completamente exclusiva que, na época, a tornava incomparável com os concorrentes do gênero. No que diz respeito aos elaborados simuladores de resgate de aves, é o melhor que existe. A mãe do protagonista vira a cabeça por cinco segundos, todos os seus irmãos e irmãs fogem e você deve encontrá-los usando um "Helirin", um helicóptero que consegue flutuar apesar de completar uma rotação a cada três segundos. O timing é absolutamente tudo quando você se move através de uma série de câmaras, passando por lugares e caminhos arqueados e usando o direcional para mover e segurar A ou B para acelerar seu movimento. Ocasionalmente, paredes emborrachadas invertem sua direção de rotação. O mais próximo que um jogo chegou a este movimento de rotação mecânico desde “Kururin” é o título indie de 2015 “Roundabout”, que você deve experimentar caso este seja muito difícil de conseguir.more
Drill Dozer” Os mestres de Pokémon da Game Freak nem sempre pertenceram a uma empresa de um jogo só. Em 2005, logo após o lançamento de “Pokémon Emerald” - e um ano antes de “Diamond” e “Pearl” no Nintendo DS -, a companhia anunciou “Drill Dozer”, indiscutivelmente o melhor jogo de plataformas em todo o console. Você interpreta Jill, a filha de uma família monoparental cujo pai, Doug, é o líder da gangue Red Dozers. Ao chegar em um território considerado de domínio de bandidos, Doug é atacado por um bando rival e tem um diamante vermelho roubado dele. Essa gema foi um presente da falecida mãe de Jill. A personagem faz o que qualquer um faria na situação: entra em um enorme trator mecânico para lutar contra seus inimigos e recuperar o diamante. Os níveis são enormes, os controles excelentes e o próprio cartucho contém um motor de vibração, tornando-o um dos dois únicos jogos do sistema a fornecer feedback de força (junto com o “WarioWare: Twisted!”). Se você não conseguir experimentar o jogo em seu estado original, ele estará disponível no console virtual do Wii U.more
Tony Hawk’s Pro Skater 2” Quem tinha dúvida de que um jogo do Tony Hawk não apareceria nesta lista? Bem, com as versões cross-plataform lançadas posteriormente, essa é uma das melhores transições do console padrão para o portátil. Embora você não possa classificá-lo como um título exclusivo da plataforma, ele retrata cinco estágios do “THPS2” em um formato totalmente alienígena - mas nada malvado - e lança um sexto estágio exclusivo para o console, o “Rooftops”, por precaução. Mas você não precisa confiar apenas na minha palavra - o site especializado Metacritic avalia o título com nota 95 de um total de 100. Inicialmente, o jogo é difícil de aprender. Mas, uma vez que isso acontece, e um paraíso.more
"Car Battler Joe" Este pode não ser o título mais caprichado do sistema, mas “Car Battler Joe” respondeu à demanda por combates entre carros com essa versão estranhamente charmosa. Ao combinar elementos de RPG com corridas e lutas em arena, o jogo é como uma versão japonesa de “Mad Max”, e oferece uma das melhores trilhas sonoras do console.more
"Boktai: The Sun is in Your Hand" Finalmente, aqui está "Boktai", um dos projetos mais procurados de Hideo Kojima. O ambicioso título da Konami fez sucesso fora do Japão, levando o game a ser lançado mundialmente - e com uma incrível inovação tecnológica, parecido com "Drill Dozer". O jogo faz um bom uso do sensor de luz, incentivando o jogador a testá-lo no sol. O protagonista Django usa a luz solar como munição, e suas armas solares precisam ser recarregadas quando o armazenamento acaba. Caso o sol não esteja disponível, a estratégia de jogo deve se basear na furtividade - fato comum nos jogos de Kojima.more

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