Letícia Nanci: Novas tecnologias que unem estética e saúde

14 de janeiro de 2021
Getty Images

É importante buscar procedimentos estéticos seguros e que sejam realizados por profissionais especializados

O fim do ano, por muitas vezes, mais parece uma corrida contra o tempo na busca do corpo para o verão. Perder peso. Perder medidas. Reduzir gordura, flacidez e celulite. E tudo isso precisa ser muito bem avaliado por um médico especialista para que não sejam indicados procedimentos em excesso e que tragam prejuízos à saúde. O culto ao corpo perfeito não pode ser banalizado como tem sido – a estética, portanto, não pode estar acima da sua saúde. Pensando assim, podemos investir em tratamentos que são nossos aliados, fazendo com que os desejos (antes ligados à vaidade) sejam hoje focados na saúde. Os cuidados com a aparência estão atrelados à qualidade de vida, reforçando a minha crença no poder da dermatologia estética para aumento da autoestima e do bem-estar físico, mental, emocional e social.

Para a dermatologia, o estilo de vida e a saúde do paciente são de extrema importância. A prática de exercícios físicos é fundamental, bem como uma boa alimentação, qualidade do seu sono e controle do nível de estresse no trabalho. Essa visão holística do paciente ganha cada vez mais força com a chegada de novas tecnologias que aliam estética e saúde. Um bom exemplo é o aparelho de campo eletromagnético, o Emsculpt: único que possui comprovação científica e mais de 20 estudos publicados com os melhores dermatologistas dos EUA. Além de atuar na melhora da flacidez, tônus muscular e queima de gordura (aumento da massa muscular de 16% a 19% e redução da gordura localizada em torno de 19%,), a tecnologia proporciona ganhos reais em termos de saúde, pois com a hipertrofia muscular existe uma melhora da funcionalidade da musculatura. No caso de esse tratamento ser feito na região abdominal ou glútea, existe ainda uma melhora do equilíbrio e do fortalecimento do corpo, uma vez que consegue trabalhar a musculatura do core: os músculos dessa região são as bases de suporte para o restante do corpo e geram nossa estabilidade de movimento.

Outra tecnologia que chega com esse viés de melhora da saúde é o ultrassom macrofocado: tratamento não invasivo, de recuperação imediata, que não tira o paciente de sua rotina, voltado para eliminação de gordura localizada e contorno corporal, com bons resultados em uma ou duas sessões. Sabemos que a gordura localizada na região abdominal, por exemplo, vai muito além da questão estética, sendo um fator de risco para doenças cardíacas, como infarto e AVC, além de diabetes e hipertensão arterial. O aparelho atinge a gordura das áreas tratadas, provocando a sua necrose. Posteriormente, as células de gordura mortas são absorvidas pelos macrófagos, ou eliminadas pelas fezes e urina, sem causar nenhum dano ao organismo. Além disso, ele também atua na derme, estimulando a produção das fibras de colágeno e diminuindo a flacidez. O Coolsculpting também é alternativa para redução da gordura localizada – o aparelho de criolipólise foi desenvolvido em Harvard e tem milhões de tratamentos realizados sem nenhum caso de necrose ou queimadura. No procedimento, as células de gordura, os adipócitos, sofrem morte celular por meio do congelamento, e a gordura da região pode ser reduzida em até 27% com uma sessão.

Ao decidir fazer um procedimento estético, seja corporal, facial ou capilar, procure um profissional especialista, qualificado e bem treinado, para não comprometer a sua saúde e não correr riscos. Cuide de você com muita responsabilidade, sem loucuras nem exageros em nome de um shape perfeito. Afinal de contas, o corpo do verão é o seu corpo, esse mesmo que o abriga e lhe proporciona tantos momentos incríveis, que faz você se sentir bem, físico e mentalmente.

Dra. Letícia Nanci Médica do Hospital Sírio-Libanês, médica- -responsável pela Clínica Dermatológica Letícia Nanci; membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.