Como manter a mente sã em um corpo são

3 de junho de 2021
The Good Brigade/Getty Images

A ciência e a prática nos mostraram que, ter saúde e estar satisfeito com o corpo, ter uma mente mais tranquila e atenta, é uma questão de mudança de hábitos

Sempre fui apaixonado pela ciência, pela saúde e pelo ser humano. Não foi à toa que, depois de me formar em anestesiologia, não parei de estudar e parti para nutrologia e a medicina esportiva. Saí do interior do Paraná e desembarquei em um dos maiores e mais importantes hospitais do país, o Hospital Israelita Albert Einstein.

“Mente sana in corpore sano” … mente sã em um corpo são. Sem entrar em detalhes, o trecho desse poema é uma resposta do autor sobre o que as pessoas deveriam desejar para a vida. E esse é o meu propósito.

Comer bem (no sentido de qualidade e não quantidade!) e fazer exercícios diariamente sempre geraram a energia de que precisei para encarar os desafios profissionais e trabalhar praticamente 12 horas por dia nos últimos 20 anos.

Mas também me fizeram ter vontade de empreender e viabilizar um projeto com foco na mudança de hábitos para proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas. E assim nasceram o Instituto Rauen e um médico que forma alunos e cuida dos pacientes olhando para um presente mais leve e um futuro mais longo.

A ciência e a prática nos mostraram que, estar saudável e satisfeito com o corpo, ter uma mente mais tranquila e ao mesmo tempo atenta, é uma questão de mudança de hábitos.

 

E se nos faltam estímulos para encarar essa mudança, aqui vão alguns.

Incluir exercícios no cotidiano e investir em uma alimentação mais rica em frutas, verduras e legumes, proteínas, vitaminas e sais minerais, traz diversos benefícios tanto físicos e sociais e profissionais, como para a saúde mental.

Estudos mostram que a prática de esporte ou o exercício físico diário nos ajuda a superar a depressão e a ansiedade que nos tentam a comer mais. É importante também para o despertar de talentos inatos, criatividade, e ajuda a estimular o raciocínio estratégico.

Ou seja, algo necessário, principalmente em tempos de pandemia!

Junte a isso uma alimentação saudável, com menos açúcar, mais produtos naturais e menos industrializados, menos álcool, entre outros itens que discutiremos semanalmente. A combinação que ajuda a prevenir doenças como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol alto, problemas cardiorrespiratórios, nas articulações etc., nos garantem trabalhar com mais disposição e investir em nós mesmos e na nossa família e na qualidade de vida.

Ficam aqui o meu agradecimento à Forbes pelo espaço e o convite a todos para que mantenham uma vida mais saudável e longeva e me acompanhem nessa jornada.

Eduardo Rauen é médico formado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Integra o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. É médico nutrólogo (com título de especialista pela ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia) e do Exercício e do Esporte (com título de especialista pela SBMEE – Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte). Também atua como diretor técnico do Instituto Rauen – Medicina, Saúde e Bem-estar.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.