1) Qual é o momento da sua família em relação aos negócios?
2) Qual é o momento dos negócios?
3) Qual é a razão e motivação desta sucessão?
4)Como está a relação com a figura a ser sucedida?
LEIA MAIS: Flavia Camanho: A sucessão pela perspectiva do fundador
Agora, vamos refletir sobre o seu posicionamento nesta sucessão. Proponho a dedicação de tempo para iniciar a reflexão:
1) Como é sua relação com o negócio da família?
2) Como você imagina que irá colaborar para sua perpetuidade?
3) Qual é o valor que você espera agregar no processo?
4) Como será seu alinhamento com o sucedido? Existirá um reporte? Existem alçadas claras? Existe delimitação clara entre os dois?
5) Avalie as necessidades da sua organização: quais são os desafios que serão enfrentados para a perenidade dos negócios? Sua chegada deve promover grandes mudanças ou avanços incrementais?
6) Como você irá manter a família informada da sua gestão? Com qual frequência e em qual fórum?
Agora, faço aqui um recorte importante: independentemente do que aconteceu ao longo do caminho, é preciso honrar a história que o antecedeu. Existe um ditado africano que diz: “O rio que esquece sua fonte seca. O homem que nega suas origens não existe”.
Ser um sucessor será um caminho de muitos aprendizados, que irá exigir humildade, paciência, firmeza de propósito e um exercício muito robusto de alinhamentos e alianças estratégicas.
Tive a honra de acompanhar líderes nessa difícil missão que é suceder grandes fundadores e minha visão sobre o processo é: entenda o contexto, defina seu tom, faça um ritual de passagem e assuma o comando, sabendo que é a sua oportunidade de agregar valor nessa história, dar a sua contribuição e viver este capítulo da vida. Afinal, esta é a sua vez.
Flávia Camanho Camparini é Conselheira, mentora e coach. Especialista em Desenvolvimento Humano e Governança Familiar. Fundadora da Flux Institute. Professora convidada do IBGC para programas de Governança e Next G.
Coluna publicada na edição 89, lançada em agosto de 2021
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.