Alessandra chegou ao Yahoo há três anos, assumindo a diretoria de conteúdo editorial. Em 2012, ampliou o campo de ação para a operação latino-americana e Canadá. Assim, ela praticamente conquistou as Américas, com exceção dos Estados Unidos, a nave mãe do portal, criado em 1994, um dos pioneiros da internet.
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Enquanto isso, o Yahoo Brasil ainda lida com os efeitos da crise anterior, a pandemia de Covid-19. Em trabalho remoto desde o fechamento de seus escritórios no início da quarentena, há dois anos, a empresa inicia a retomada presencial que deve acontecer em abril.
“O sistema híbrido veio para ficar e já é uma política da companhia”, diz Alessandra. “Ao mesmo tempo, este ano teremos eleições e reabriremos os estúdios para realizar entrevistas e sabatinas com os candidatos”, avisa.
Prestes a completar 50 anos, Alessandra começou como jornalista na Folha de S.Paulo, nos anos 1990. Segundo ela, uma verdadeira escola. “Passei pela editoria de Cotidiano, pela Revista da Folha e fui para Nova York como parte do programa de trainees”, lembra.
Depois, mais uma rodada de inovação como diretora de conteúdo da agência CUBOCC, trabalhando com grandes marcas como Coca-Cola, Unilever, Spotify e Netflix. “Assim fiz minha trajetória do jornalismo para a gestão de negócios e para os projetos de inovação”, enumera orgulhosa.
Já uma profissional experiente em mídia digital, Alessandra foi convidada pela editora Globo/Condé Nast para promover a transição online de suas publicações, entre elas Vogue Brasil e GQ Brasil. “Por dois anos tracei a estratégia e treinei a equipe”, recorda. E então surgiu o convite para o Yahoo. “Era realmente a empresa de comunicação em que eu queria trabalhar e o namoro vinha rolando havia algum tempo”, revela.
Jornalista especializada em gastronomia – ela manteve até há pouco uma coluna na Vogue Brasil – Alessandra chegou a ter seu próprio negócio na área em 2017, um café. “Durante dois anos foi uma loucura conciliar trabalho e vida pessoal, mas foi incrível. E o melhor é que com isso completei o ciclo da gastronomia na minha vida. Continuo gostando de cozinhar e fazer viagens para conhecer restaurantes e diferentes tipos de cozinha, como pura diversão. Não sinto mais aquela necessidade de caçar as novas tendências ou descobrir o próximo chef de sucesso”, afirma.
O segredo está no mix
“Pensando no Yahoo como liderança de equipe, nosso grande foco no momento é a ampliação da diversidade e da inclusão. Desde o ano passado trabalhamos com maior ênfase nesse setor e desenvolvemos parcerias com o ID_BR (Instituto Identidades do Brasil, de promoção de igualdade racial no mercado de trabalho) e a Think Eva (consultoria de soluções para desigualdade de gêneros no ambiente corporativo), para fins de educação e letramento na empresa. Além disso, o Yahoo também está focado em políticas de diversidade e inclusão junto a seus clientes e parceiros de negócios. Porque não basta apenas tomar algumas decisões e se declarar uma empresa inclusiva. A inclusão é, antes de tudo, uma jornada.”
Feminino plural
“Podemos dizer que em relação às mulheres o processo de inclusão está muito mais avançado do que para outros setores. Quando ingressei no Yahoo, há três anos, a liderança no Brasil ainda era majoritariamente masculina. Em uma das minhas primeiras conversas com a diretoria da empresa, chamaram a atenção para o fato da minha equipe ser majoritariamente masculina e que esse era um ponto a ser observado ao fazer novas contratações. Hoje temos mulheres nas diretorias de Finanças, RH, Jurídica, Marketing e Vendas. Agora estamos com a mesma urgência em relação a outras inclusões e outras diversidades. Dentro da Yahoo Global existe um grupo chamado Racial Justice, criado logo após o caso George Floyd, nos EUA.”
Ser local para ser global
“Setenta por cento do conteúdo do Yahoo Brasil é produzido ou pautado pelo nosso staff. Geramos conteúdo também com colaboradores como o Énóis – de jornalismo diverso e periférico – e o Alma Preta – agência de jornalismo especializada em temática racial. Minha meta é ter gente no Brasil inteiro produzindo conteúdo na sua região, com uma visão local. Esse é um projeto que contempla uma produção de conteúdo local também no Canadá. Aqui no Brasil, em ano de eleições e de Copa do Mundo, a meta é ampliar as vozes para fornecermos muito mais informação de qualidade e com credibilidade.”
Da melhor safra
Com Mario Mendes
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
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