Com estratégias bem pensadas, os negociadores podem facilmente entender o cenário e elaborar contrapartidas a possíveis questionamentos ou barreiras que surgirem, assim como prever a estratégia da outra parte, seus desejos, ambições e até, medos que podem trazer problemas ao acordo entre as partes, dessa forma estando preparado até para o pior dos cenários.
Toda negociação deve ser dinâmica, interativa e ter sempre uma comunicação clara, eficiente e efetiva entre as partes. São diversas as ações necessárias para uma negociação inteligente e lucrativa, conheça algumas delas agora.
Quando temos que encontrar uma resposta a tendência é partir para o óbvio, se queremos vender, procuramos um comprador, se queremos expandir uma franquia, um franqueado será o alvo.
Quando passamos a ver apenas o óbvio, perdemos oportunidades com possíveis ecossistemas lucrativos, nossos fornecedores, cliente e até concorrentes de nossos clientes podem ser parceiros de negócios. Então, quando for pensar em uma estratégia, você deve incluir todas essas partes, afinal, elas podem o ajudar a chegar e a cumprir de forma mais otimizada seu objetivo.
Uma atividade que ajuda na descoberta de possíveis segmentos mercadológicos é descobrir respostas para as seguintes perguntas:
2. A quem é relevante os resultados?
3. Quem pode ajudar no alcance do resultado?
4. De que forma podemos nos envolver direta ou indiretamente para mostrar nosso interesse?
Analise as transações e oferta
Muitos negociadores consideram apenas o escopo fundamental sem analisar as contrapartes do acordo, o que torna a negociação limitante. Assim como veem a empresa de forma monolítica, um grande erro estratégico. Essas atitudes dificultam, afastam e até encarecem a negociação.
Observe se é possível ao invés de apresentar apenas um serviço, ter um menu recheado de oportunidades ao contratante, ofereça novas oportunidades e aumente o escopo de possibilidades oferecendo mais do que o negociante quer, mostre o que ele precisa, analise o cenário por diferentes ângulos.
Não se concentre apenas em negociações momentâneas, pense a longo prazo, esta é uma estratégia importante e benéfica. As maiores negociações comerciais de alto risco são realizadas em contextos de conexões de longo prazo, por isso, crie âncoras e molde a dinâmica positivamente passando confiança, credibilidade e mostrando resultados.
Através desses links, você pode descobrir melhores formas de alavancar a parceria e deixar de perder oportunidades, se tornando ainda mais familiarizado com o negociante e trazendo mais oportunidades atrativas.
O impacto do tempo na negociação
Muitas pessoas aceleram ou desaceleram uma negociação pensando ser uma solução inteligente para alcançar o êxito, mas embora essa possa sim ser uma boa alternativa, pode também, se tornar um erro crasso.
1. Quais mudanças no mercado podem diminuir ou aumentar meu valor?
2. Até que ponto o tempo fortalece a negociação e como o outro lado pode usar o tempo a seu favor?
3. Como acordos com terceiros podem afetar essa negociação?
Seja criativo e positivo
Constantemente negociadores causam pressão e mal-estar ao mostrar todo o poder, as exigências, o forte BATNA e toda a sua capacidade de negociação, mostrando que não precisam da outra parte, mas sim, elas dele. O que é errado, por gerar medo e até insegurança e impotência. A melhor maneira de se negociar é mostrar formas de alavancar o negócio de maneira positiva, exclusiva e criativa.
As negociações estão em constante aprimoramento e mudanças, tendo em vista o momento mundial atual e tecnológico em que vivemos. Por isso, existe a necessidade constante de análises e estudos sobre como proceder.
Levando isso em consideração e os diferentes cenários de crises que ocorrerem, preparei o desafio CF7. Uma semana entre os dias 13 e 19 de agosto com aulas para deixar ‘seu negócio a prova de qualquer crise’, abordaremos diferentes temáticas necessárias para o mundo dos negócios e que contará também com a colaboração de profissionais de sucesso.
Camila Farani é um dos “tubarões” do “Shark Tank Brasil”. É Top Voice no LinekdIn Brasil e a única mulher bicampeã premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards 2016 e 2018. Sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique de investimentos em empresas de tecnologia, as startups.
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