Neste sentido, apresentar características como empatia e simpatia tornaram-se essenciais para que alguém obtenha sucesso no ambiente corporativo e tenha a possibilidade de crescer internamente. No entanto, este ainda é um desafio para muita gente. Existe uma crença – equivocada – de que qualidades como estas precisam nascer com o indivíduo. Pouca gente sabe que é possível, sim, aprender a ser uma pessoa carismática e conquistar a simpatia de todos na empresa.
Coautor do best-seller “Inteligência Emocional 2.0”, o médico Travis Bradberry explica que ser agradável a este ponto depende apenas de força de vontade e inteligência emocional. As pessoas mais lembradas como as mais simpáticas são aquelas que conseguem transmitir características como humildade, positividade e tranquilidade, que podem ser incorporadas ao comportamento com apenas uma mudança de postura, sem a necessidade de grandes transformações ou dedicação a estudos detalhados, como uma característica técnica exigiria.
1) Ser genuíno
Ser genuíno e honesto é essencial para ser simpático. As pessoas gravitam em torno dos colegas de trabalho genuínos porque sabem que podem confiar neles. Mais que isso: é um ciclo virtuoso. As pessoas mais agradáveis geralmente têm consciência de que o são. E esta autoconfiança faz com que elas sintam um conforto de estarem em sua própria pele, se tornando para todos muito mais interessante do que se precisassem fingir comportamentos para buscar aprovação.
2) Não julgar
3) Não ficar querendo chamar atenção
De modo geral, as pessoas têm aversão àqueles que agem como se estivessem o tempo todo desesperados por atenção. Você não precisa desenvolver uma personalidade extrovertida e ser o piadista da turma para ganhar a simpatia dos seus pares. Simplesmente ser amigável, grato, humilde e atencioso, conversando com as pessoas de forma empática é tudo o que é necessário para conquistar as pessoas. Atitudes como estas são vistas com bons olhos, muito melhor aceitas do que discursos pedantes, demonstrando publicamente o quanto se é importante.
4) Usar linguagem corporal positiva
5) Equilibrar paixão pelo trabalho e descontração
É sempre legal estar ao lado de quem ama trabalhar porque o entusiasmo contagia. No entanto, é preciso haver equilíbrio senão o tiro sairá pela culatra. Pessoas excessivamente apaixonadas pelo que fazem tendem a ficar absorvidas demais pelas tarefas, soando antipáticas e gerando irritação nos colegas. Portanto, seja sério e compenetrado, pero no mucho. Saiba se divertir, mesmo durante o expediente. Utilize as pausas para descanso como momentos de capitalizar sociabilidade, dê atenção às interações, minimize fofocas e mostre o quanto você se importa com seus iguais. Pessoas simpáticas são inestimáveis e únicas. Elas se relacionam com facilidade, promovem a harmonia no local de trabalho, trazem à tona o que há de melhor em todos ao seu redor e, geralmente, parecem se divertir mais e viver melhor.
Camila Farani é um dos “tubarões” do “Shark Tank Brasil”. É Top Voice no LinekdIn Brasil e a única mulher bicampeã premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards 2016 e 2018. Sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique de investimentos em empresas de tecnologia, as startups.
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