Camila Farani: 5 hábitos para ganhar a simpatia de todos no ambiente corporativo

SolStock/Getty Images

Características como empatia e simpatia tornaram-se essenciais para que alguém obtenha sucesso no ambiente corporativo

Diferente de períodos anteriores, quando empregadores selecionavam quais profissionais contratariam avaliando características eminentemente técnicas, o mundo do trabalho atual está cada vez mais preocupado com a personalidade do seu colaborador e de que maneira suas idiossincrasias irão interagir com a cultura da empresa.

Neste sentido, apresentar características como empatia e simpatia tornaram-se essenciais para que alguém obtenha sucesso no ambiente corporativo e tenha a possibilidade de crescer internamente. No entanto, este ainda é um desafio para muita gente. Existe uma crença – equivocada – de que qualidades como estas precisam nascer com o indivíduo. Pouca gente sabe que é possível, sim, aprender a ser uma pessoa carismática e conquistar a simpatia de todos na empresa.

Coautor do best-seller “Inteligência Emocional 2.0”, o médico Travis Bradberry explica que ser agradável a este ponto depende apenas de força de vontade e inteligência emocional. As pessoas mais lembradas como as mais simpáticas são aquelas que conseguem transmitir características como humildade, positividade e tranquilidade, que podem ser incorporadas ao comportamento com apenas uma mudança de postura, sem a necessidade de grandes transformações ou dedicação a estudos detalhados, como uma característica técnica exigiria.

E isso tem impacto direto no salário que as pessoas ganham. Dados de pesquisa da startup TalentSmart mostram que pessoas com níveis de inteligência emocional superiores ganham até US$ 29 mil a mais por ano que pessoas com estes índices menores. Para dar dicas de como alavancar a inteligência emocional, Bradberry descreve alguns dos principais hábitos dos queridinhos do ambiente corporativo, passíveis de serem colocados em prática por qualquer pessoa.

1) Ser genuíno

Ser genuíno e honesto é essencial para ser simpático. As pessoas gravitam em torno dos colegas de trabalho genuínos porque sabem que podem confiar neles. Mais que isso: é um ciclo virtuoso. As pessoas mais agradáveis geralmente têm consciência de que o são. E esta autoconfiança faz com que elas sintam um conforto de estarem em sua própria pele, se tornando para todos muito mais interessante do que se precisassem fingir comportamentos para buscar aprovação.

2) Não julgar

Ninguém gosta do juiz da galera. Ter uma mente aberta é crucial no local de trabalho, o que exige flexibilidade para aceitar novas ideias. As pessoas mais simpáticas conseguem se colocar no lugar do colega e ver o mundo através dos seus olhos. Isso não quer dizer que é necessário aceitar qualquer comportamento ou comprar ideias malucas só para causar boa impressão. Tem a ver com simplesmente dar a oportunidade do outro apresentar seu ponto de vista, sem preconceitos e ideias pré-concebidas.

3) Não ficar querendo chamar atenção

De modo geral, as pessoas têm aversão àqueles que agem como se estivessem o tempo todo desesperados por atenção. Você não precisa desenvolver uma personalidade extrovertida e ser o piadista da turma para ganhar a simpatia dos seus pares. Simplesmente ser amigável, grato, humilde e atencioso, conversando com as pessoas de forma empática é tudo o que é necessário para conquistar as pessoas. Atitudes como estas são vistas com bons olhos, muito melhor aceitas do que discursos pedantes, demonstrando publicamente o quanto se é importante.

4) Usar linguagem corporal positiva

Outro macete importante para aumentar o carisma no ambiente de trabalho é aliar gestos, expressões e tom de voz de uma forma positiva. Para alcançar este conjunto imagético a seu favor, o colaborador pode utilizar um tom entusiasmado, descruzar os braços, manter contato visual e inclinar-se em direção à pessoa com a qual se está falando. É verdade que a maneira como se diz algo pode ser mais importante até do que o que se diz. Todas estas são formas de linguagem corporal positiva que as pessoas com inteligência emocional elevada utilizam para serem queridas. E vale fazer isso logo de cara. Pesquisas mostram que a maioria dos indivíduos decide se gosta ou não de alguém nos primeiros sete segundos após conhecer a pessoa. E as primeiras impressões estão intimamente ligadas à esta linguagem corporal positiva.

5) Equilibrar paixão pelo trabalho e descontração

É sempre legal estar ao lado de quem ama trabalhar porque o entusiasmo contagia. No entanto, é preciso haver equilíbrio senão o tiro sairá pela culatra. Pessoas excessivamente apaixonadas pelo que fazem tendem a ficar absorvidas demais pelas tarefas, soando antipáticas e gerando irritação nos colegas. Portanto, seja sério e compenetrado, pero no mucho. Saiba se divertir, mesmo durante o expediente. Utilize as pausas para descanso como momentos de capitalizar sociabilidade, dê atenção às interações, minimize fofocas e mostre o quanto você se importa com seus iguais. Pessoas simpáticas são inestimáveis e únicas. Elas se relacionam com facilidade, promovem a harmonia no local de trabalho, trazem à tona o que há de melhor em todos ao seu redor e, geralmente, parecem se divertir mais e viver melhor.

Camila Farani é um dos “tubarões” do “Shark Tank Brasil”. É Top Voice no LinekdIn Brasil e a única mulher bicampeã premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards 2016 e 2018. Sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique de investimentos em empresas de tecnologia, as startups.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).