No ponto: Descubra os dois maiores erros de português de quem fala em público

5 de maio de 2021
Flashpop/Getty Images

A fala, assim como a escrita, requer objetividade, coerência e concisão, características tão em falta na sociedade verborrágica atual

Este texto foi escrito para você, que precisa falar em público, comete gafes atrás de gafes, mas acha que está abafando. Perdoe-me a objetividade, caríssimo leitor, mas já passou da hora de alguém escancarar, como dizia Nelson Rodrigues, o óbvio ululante. Tratarei, hoje, de dois erros não somente básicos, mas enfadonhos. Mãos à obra!

Se, em suas apresentações, você já começa dizendo “Em primeiro lugar”, pare por aí. Ora, se se trata exatamente do início da sua comunicação, seria “Em segundo lugar”, por acaso? É claro que não! Logo, esqueça a expressão em questão e todas as afins, como “Inicialmente”, “Para começar” e “Primeiramente”, o.k.?

Aliás, parente do “Em primeiro lugar”, o tal do “Antes de mais nada” é outro fiasco. Diga-me: o que existe antes do nada? Nada. E depois do nada? Nada. Logo, começar uma fala com “Antes de mais nada” significa o quê? Nada, nadica de nada. Simples assim. E, por mais que tentem defender essa inutilidade linguística (“Ah, mas é força de expressão”, alguém há de dizer), a verdade é que existe um substitutivo bem mais inteligente, o “Antes de tudo”. Mas antes de tudo o quê? Uai… De tudo aquilo que eu vou dizer, é claro.

A fala, assim como a escrita, requer objetividade, coerência e concisão, características tão em falta na sociedade verborrágica atual. Há de se entender que não existe mais tempo para firulas, circunlóquios e rodeios. Quem quiser falar em público deverá assumir, mais do que nunca, o compromisso de poupar o tempo alheio. Diante disso, cortar esses e outros vícios de linguagem tornou-se mais do que um ato de respeito à língua portuguesa, mas de cordialidade.

É isso. Até semana que vem!

Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.