Certamente, os atuais desafios impostos pela economia digital em curso apontam para o uso de tecnologias e serviços inovadores para atrair o público-alvo e abrir caminho para uma maior rentabilidade. Muitas corporações investem na audiência de terceiros, no entanto, o fim dos cookies determinará como as empresas devem atuar com dados proprietários na abordagem de contatos tanto do consumidor quanto da marca. Um ponto importante que devemos incluir aqui é uma gestão eficiente dessa audiência para, então, aplicar todo o conhecimento a ser extraído desses contatos para assegurar um bom aproveitamento para seu negócio. É com essa base de dados definida e estruturada que você conseguirá gerar mais valor ao consumidor e à empresa, além de realizar entregas concretas.
Vale destacar que atualmente a adesão à cultura data-driven tem sido a principal evidência para que esse cenário se fortaleça e ganhe a confiança de lideranças, devendo ser aplicado para o entendimento do comportamento de seus consumidores e, consequentemente, para atingir o real equilíbrio entre o custo de aquisição de um novo cliente (CAC) e o Life Time Value (LTV), ou seja, foco da receita alcançada durante todo seu ciclo de vida na empresa.
É sempre importante avaliar constantemente o perfil e comportamento de seu cliente, identificar qual a sua média de consumo, independentemente do canal ou produto de interesse, adotar estratégias para ampliar a frequência e o ticket médio mensal. Todas essas questões, consolidadas em um único banco de dados, trarão respostas que apontem para uma jornada bem-sucedida de seu core business e retê-los em sua base da forma mais eficaz possível.
E para fechar o cerco em torno dessa estratégia, acrescento o mundo phygital, com atuação de plataformas de engajamento, a inteligência artificial e modelos de CX, que vão gerar uma consonância para falar de forma personalizada com a eficiência de operações massivas. Essa análise de dados fim a fim traz insights para se ter agilidade, retorno e envolver o cliente, atendendo suas exigências mais básicas ou mais específicas.
Marcelo Ciasca é CEO da Stefanini Brasil