10 livros sobre investimentos para quem quer mergulhar na bolsa

11 de novembro de 2020
HillStreetStudios/GettyImages.

Conheça livros que podem te preparar para o mercado acionário

“Não é verdade que venci sozinho. Para chegar onde estou tive que subir no ombro de gigantes”. A frase de Arnold Schwarzenegger, encontrada no prefácio do livro Ferramentas dos Titãs, de Tim Ferris, demonstra claramente o melhor caminho para quem quer ter sucesso em qualquer coisa que deseja: aprender com quem já chegou lá.

Da mesma forma, nos investimentos, qualquer um que dedique tempo e esforços será capaz de aprender sobre o mundo das finanças e ter sucesso na escolha de ações e ativos.

Mesmo que Schwarzenegger tenha tido a sorte de encontrar mentores ao longo de sua vida, isso não impede de que façamos o mesmo, já que você pode aprender com aqueles que já sabem investir e o fazem a muito tempo com resultados acima da média.

Através dos livros, basicamente, todo o conhecimento acumulado ao longo de anos de experiência de economistas e investidores como Warren Buffett, Benjamin Graham, George Soros, Philip Fisher e muitos outros está registrado. Por esse motivo, para quem deseja mergulhar fundo no mundo dos investimentos, é necessário buscar por conhecimento e adquiri-lo com os “gigantes”.

Confira agora os principais livros de finanças e investimentos para ter sucesso na bolsa:

 

1 – O investidor inteligente – Benjamin Graham

Uma obra clássica quando se trata de livros de investimentos. O livro, escrito por Benjamin Graham, que foi lançado em 1940, sobreviveu até os dias de hoje e tem influenciado as decisões de investimento de muitos. Além de ter sido escolhido como a leitura preferida de Warren Buffett, investidor bilionário reconhecido no mundo todo.

Na obra, Graham, que é economista, trata sobre diversas filosofias e fundamentos necessários para se investir em renda variável de forma eficaz.

 

2 – Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett – Mark Tier

George Soros e Warren buffett começaram do zero e se tornaram bilionários, principalmente através de seus investimentos. O livro trata da dicotomia e, ao mesmo tempo, das semelhanças entre os dois investidores, que utilizam estratégias de investimento completamente diferentes ao longo dos anos.

Soros é comumente conhecido por suas apostas de curto prazo e extremamente alavancadas, enquanto Buffett possui um modelo mais conservador e pensa em investimentos de longo prazo.

 

3 – O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason

George Clason, autor do clássico de finanças pessoais, O Homem Mais Rico da Babilônia, utiliza de parábolas da antiga Babilônia com o intuito de transmitir suas ideias sobre o valor do dinheiro e seu poder, práticas de economia e investimentos.

 

4 – Finanças comportamentais – Aquiles Mosca

Aquiles Mosca trabalha no livro a dinâmica do processo decisório humano, tratando principalmente das imperfeições humanas que levam as pessoas a tomarem escolhas bem diferentes daquelas previstas, normalmente, por modelos econômicos clássicos.

Além disso, o livro descreve os principais heurísticas que afetam o processo decisório humano, como por exemplo, o efeito manada, que é baseado no menor desconforto quando um erro decisório é compartilhado.

 

5 – Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações – Aswath Damodaran

Na obra, Aswath Damodaran, trata das ferramentas mais adequadas à compreensão da dinâmica de uma empresa, na mensuração de seu preço e do valor intrínseco de um negócio.

Esse livro é essencial para quem quer entender mais sobre como precificar empresas e calcular o valor justo por ações na bolsa de valores.

 

6 – Ações comuns, lucros extraordinários – Philip Fisher

Philip Fisher foi um dos maiores idealizadores do Value Investing, conhecido por muitos através das estratégias utilizadas pelos muito bem sucedidos investimentos realizados por Warren Buffett.

Ações comuns, lucros extraordinários é um livro clássico quando se trata de investimentos. Fisher, nessa obra, trata das principais características que devem ser avaliadas em uma empresa na hora de realizar a análise fundamentalista, tratando dos aspectos qualitativos do processo de análise, bem como a diversificação de carteira e entrou aspectos importantes que constituem a tomada de decisão em investimentos em bolsa de valores.

 

7 – Se afastando da manada – André Moraes

O Livro ensina como é possível montar estratégias para se investir no mercado acionário. Além de ensinar os fundamentos da análise técnica, o livro trata de gerenciamento de risco, índices, tempo gráfico, formulação de estratégias, pontos de entrada e saídas.

Com exemplo reais, André Moraes mostra como é possível realizar o máximo de retorno em ações utilizando de suas estratégicas descritas no livro.

 

8 – Os Axiomas de Zurique – Max Gunther

Escrito por Max Gunther, o livro é composto por 12 axiomas que tem o propósito de responder quais diretrizes e princípios um especulador de mercado deve possuir antes de investir, baseado nas estratégias utilizadas por banqueiros de sucesso na Suíça.

A obra trata de aspectos amplos do mundo dos investimentos como risco, ganância, previsões, padrões, entre outros aspectos.

 

9 – Faça Fortuna com Ações: Antes que Seja Tarde – Décio Bazin

O livro descreve um método dedicado para investidores de longo prazo que realizam aportes frequentes.

Décio Bazin descreve, basicamente, uma estratégia de precificação de empresas baseada em uma análise muito criteriosa da política de dividendos de um negócio. Além disso descreve diretrizes essenciais para que um investidor tenha sucesso em suas decisões de longo prazo. Para isso utiliza da análise fundamentalista para explicar tais diretrizes. Baixo endividamento, evolução nas margens do negócio, diversificação entre setores perenes da economia são exemplos disso.

 

10 – Manias, Pânico e Crashes – Charles P.Kindleberger

A economia mundial vive um momento de tensões e oscilações nas bolsas. De certa forma, conhecer o lado mais obscuro das finanças e investimentos é essencial para quem realmente quer aprender a investir.

Por isso, Charles P.Kindleberger, descreveu um panorâma histórico detalhado de algumas das crises que dissolveram as esperanças de muitos investidores inexperientes ao longo dos anos.

Além disso, no livro é possível encontrar pontos de convergência e correlação entre todas essas crises. Com isso você poderá estar preparado para elas.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.