No acumulado do ano, foram 4.123 reclamações sobre crédito consignado contra 2.035 no mesmo período em 2019, crescimento de 102,6%. De acordo com o Procon-SP, as reclamações de cobrança indevida lideram o ranking com 3.111 queixas, seguida por problemas com contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, rescisão, etc.), com 1.080 reclamações.
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A concessão de empréstimos consignados sem a solicitação do consumidor é prática abusiva e configura grave violação ao Código de Defesa do Consumidor.
O Procon-SP alerta que “o consumidor tiver desconto em seu benefício referente a um empréstimo que não contratou deve imediatamente entrar em contato com a ouvidoria do INSS (site: inss.gov.br/ouvidoria ou telefone 135) e solicitar o cancelamento da cobrança, além da devolução dos valores descontados, atualizados. Também deve formalizar reclamação junto a instituição financeira que está realizando os descontos, caso não resolva registre reclamação no Procon-SP.”
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