A GM, cujas ações caíam 1,2% às 15h23, horário de Brasília, não divulgou os impactos em volume ou informou qual fornecedor ou veículo serão afetados por falta de peças.
A empresa afirmou que vai concentrar esforços para manter produção dos modelos mais rentáveis, incluindo picapes e utilitários esportivos.
Os veículos da GM afetados pelas fábricas ociosas incluem o sedã Chevrolet Malibu sedan, e os utilitários Cadillac XT4, Chevy Equinox e GMC Terrain. Veículos a serem deixados incompletos por enquanto incluem Chevy Colorado, picape GMC Canyon e o utilitário Chevy Blazer.
Essa semana, a GM havia dito que estava paralisando as três fábricas onde agora estendeu o tempo de inatividade e disse que iria reduzir pela metade a produção em uma fábrica na Coreia do Sul.
A escassez de chips decorre de uma confluência de fatores que incluem fabricantes que fecharam unidades de produção por dois meses por causa da pandemia no ano passado e aumento na demanda do setor de eletrônicos de consumo, também gerada por impactos das medidas de isolamento social.
A escassez de microprocessadores deverá reduzir a produção global de veículos no primeiro trimestre em mais de 670 mil unidades e deve durar até o terceiro trimestre, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado IHS Markit.
A AutoForecast Solutions atualizou nesta terça estimativa para perda de produção de quase 1,3 milhão de veículos este ano pela indústria global de veículos. A GM pode ver a produção ser reduzida em cerca de 111.450 veículos, disse a empresa. (Com Reuters)
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