Acordo de Jay-Z da Ace of Spades é avaliado em US$ 630 milhões

2 de março de 2021
Reprodução/Forbes

Jay-Z lucrou após vender parte de sua marca de champanhe para a LVMH, mas não superou estrelas como Dr. Dre e Kylie Jenner

A marca de champanhe de luxo de Jay-Z vale mais do que o esperado.

A parceria anunciada na semana passada entre Jay-Z e a divisão de vinhos e destilados da LVMH tornou o rapper bilionário a mais recente celebridade a embolsar uma fortuna com a venda de parte de uma marca para um grande distribuidor. O negócio parece ter valorizado a marca Armand de Brignac em mais de US$ 600 milhões, o que renderia um pagamento em dinheiro de pelo menos US$ 300 milhões, cerca de US$ 50 milhões a mais do que ele teria feito com os US$ 500 milhões mencionados na música de 2018 de Meek Mill, “What’s Free”.

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O fundador da RocNation vendeu 50% de seu empreendimento de champanhe para a Moët Hennessy da LVMH em um movimento que tinha como objetivo “levar o negócio a novos patamares em todo o mundo”, segundo o CEO da Moet Philippe Schaus. O conglomerado francês é conhecido pelas ofertas competitivas e isso certamente foi bem-sucedido neste último acordo.

A Forbes estima que a marca conhecida como Ace of Spades pelo design e logotipo que a promovem seja avaliada em US$ 630 milhões, segundo cinco analistas de bebidas e membros da indústria. Isso é o dobro da avaliação anterior feita pela Forbes. Os termos do acordo não foram divulgados publicamente pela LVMH ou Jay-Z, cuja empresa ainda cuidará da produção. Nenhum dos lados quis comentar, mas com base nas estimativas dos analistas, Jay-Z provavelmente embolsou pelo menos US$ 315 milhões com a parceria.

“Os múltiplos de Armand de Brignac, com base na categoria e tamanho do volume da marca, alcançam muito as marcas que não têm a propriedade de uma celebridade”, afirma o analista de mercado de bebidas Eric Schmidt.

Esse ainda não é o maior lucro que uma celebridade conseguiu dessa forma. Kylie Jenner vendeu 51% de sua empresa de cosméticos para a Coty em um negócio que avaliou a marca em mais de US$ 1 bilhão. Ela recebeu US$ 540 milhões. O rapper-produtor Dr. Dre vendeu sua empresa de produtos de áudio Beats para a Apple em 2014 por US$ 3 bilhões e embolsou US$ 585 milhões.

Muitas outras estrelas pop seguiram o exemplo, não apenas vendendo participações, mas firmando parcerias com gigantes globais. A LVMH fechou um acordo com Rihanna em 2017 para lançar a Fenty Beauty e mais recentemente investiu indiretamente em sua linha de lingerie Savage x Fenty. O valor de suas participações em ambos os negócios totaliza US$ 530 milhões.

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“Com a associação de celebridades, especialmente nos primeiros anos, a avaliação de uma empresa poderia ser maior de três a sete vezes”, diz o consultor de marketing de alimentos e bebidas Arthur Gallego. “Mas não acho que funcione para todas as celebridades. É preciso ter um toque autêntico.”

A jornada de Jay-Z com a Ace of Spades começou em 2006, um ano depois que ele assinou com Rihanna seu primeiro contrato de gravação. Na época, o magnata nascido no Brooklyn pediu um boicote ao champanhe Cristal depois que o CEO Frédéric Rouzaud disse: “o que podemos fazer? Não podemos proibir as pessoas de comprá-lo”, em resposta a perguntas sobre a popularidade da marca entre os rappers no momento. No mesmo ano, Jay-Z estreou sua marca de champanhe apresentando sua garrafa de ouro em seu vídeo “Show Me What You Got”.

A popularidade e as fortes vendas da Ace of Spades ajudaram a aumentar a fortuna de Jay-Z para US$ 1 bilhão em 2019, rendendo-lhe o reconhecimento da Forbes como o primeiro artista de hip-hop a atingir a marca dos bilhões. Essa última parceria provavelmente aumentará esse número, deixando-o com outros ativos para monetizar, incluindo o negócio de entretenimento da RocNation, o serviço de streaming de música Tidal, uma agência de representação de atletas, suas gravações originais e direitos de publicação de música e uma segunda marca de bebidas, D ‘ usse.

Veja, na galeria de imagens a seguir, como a sorte inesperada de Jay-Z se compara a alguns dos negócios de celebridades mais notáveis nos últimos cinco anos:

George Clooney Em 2017, a gigante britânica de bebidas Diageo comprou a empresa de tequila Casamigos em uma transação que avaliou a empresa em até US$ 1 bilhão, incluindo US$ 700 milhões à vista e outros US$ 300 milhões com base no desempenho ao longo dos 10 anos seguintes. Clooney arrecadou mais de US$ 200 milhões, tornando-se o ator mais bem pago da Forbes em 2018. Em 2013, ele cofundou a empresa com o empresário Rande Gerber, marido da supermodelo Cindy Crawford, e o magnata do mercado imobiliário Mike Meldman. Clooney, Gerber e Meldman investiram US$ 600 mil cada como sócios iguais para iniciar a Casamigos e reinvestir os lucros, ganhando um ROI (retorno de investimento) impressionante. A estrela e seus amigos ainda estão envolvidos no negócio.more
Kylie Jenner Kylie usou US$ 250 mil de seus ganhos como modelo para pagar uma empresa externa para fazer seus primeiros 15 mil kits labiais, que se esgotaram em minutos em 2015. A Kylie Cosmetics rapidamente se tornou uma das marcas de maquiagem de crescimento mais rápido, graças à estratégia de mídia social, que agora tem 265 milhões de seguidores no Instagram, YouTube e Twitter. A gigante dos cosméticos Coty Inc pagou US$ 600 milhões por uma participação de 51% na marca em janeiro de 2020. Ela embolsou US$ 540 milhões. Kylie ainda tem uma participação estimada de 44,1% na marca sendo que ela e sua equipe supervisionam todos os esforços criativos. Kris Jenner possui uma pequena participação na marca.more
Kim Kardashian West Kim Kardashian vendeu 20% da KKW Beauty para a Coty em um acordo fechado em janeiro e embolsou US$ 180 milhões. Kim ainda tem uma participação de 72% na marca, avaliada em US$ 500 milhões. Os novos parceiros planejam entrar em novas categorias de beleza juntos e expandir para o exterior. A celebridade ainda tem uma linha de cuidados com a pele com lançamento previsto para 2022. Em fevereiro, Kim fez um pedido de divórcio de Kanye West, seu marido há sete anos. O casal tinha assinado um acordo pré-nupcial.more
Rihanna A estrela pop conseguiu a maior parte de sua fortuna com a Fenty Beauty, a marca de maquiagem que ela começou com a LVMH em setembro de 2017. A Forbes estima que a LVMH detenha 50% da marca, enquanto Rihanna possua 15%, o que equivale a US$ 450 milhões dos US$ 3 bilhões da marca. A casa de moda Fenty, que ela lançou há menos de dois anos como uma joint venture com a LVMH, tem tido menos sucesso. Após um declínio nos negócios na linha de roupas Fenty de Rihanna, a LVMH disse que está fechando a casa de moda de luxo após menos de dois anos de operação. Rihanna também tem uma participação de cerca de US$ 80 milhões na linha de lingerie Savage x Fenty, uma joint venture lançada em 2018 com o TechStyle Fashion Group. Os investidores no negócio incluem L Catterton e a Marcy Venture Partners de Jay-Z.more
Kanye West Em um negócio que talvez lembre mais a parceria de Michael Jordan com a Nike ou a vodca do rapper Diddy’s Ciroc com a gigante de bebidas Diageo, West obtém grande parte de seu dinheiro de um acordo de participação nos lucros com a Adidas. West possui 100% de sua marca de tênis super popular Yeezy. Mas é um negócio complicado em que a Adidas lida com toda a produção, marketing e distribuição e West recebe um royalty de aproximadamente 11% da receita da Yeezy. Com base em receitas estimadas em US$ 1,3 bilhão em 2019, West recebeu royalties de mais de US$ 140 milhões. Isso foi mais do que Jordan, que ganhou US$ 130 milhões com sua parte nas vendas da Air Jordan, ou Diddy, que embolsou US$ 50 milhões em parcerias com bebidas, principalmente com a Ciroc. Com base no fluxo de royalties, a Forbes avaliou os negócios de West em quase US$ 1,3 bilhão.more

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