Depois do Habib’s: relembre 4 campanhas famosas de marketing de guerrilha
Cleber Souza
1 de março de 2021
Paulo Victor Cardoso/Habib's
Lojas do Habib’s amanheceram com a faixa de “Passo o ponto”
Na segunda-feira (22), clientes e admiradores do Habib’s foram pegos de surpresa. Todas as 320 lojas da rede espalhadas pelo Brasil amanheceram com a faixa “Passo o Ponto”. No entanto, a ação não passou de uma estratégia da nova identidade de marca da empresa.
A iniciativa foi considerada ousada para os padrões do marketing brasileiro, mas cumpriu seu papel e chamou a atenção de consumidores em 18 estados do país. O rebranding, a nova identidade da rede, vai além da reformulação de elementos visuais, paleta de cores e repaginação do gênio garoto-propaganda. A partir de agora, a rede passa a ter os clientes no centro de suas estratégias, conferindo a eles o título de embaixadores da marca: os Habibers.
Segundo a empresa de fast-food, um dos pilares do novo momento é o lançamento do clube de fidelidade, que tem como principais diferenciais o acesso a benefícios exclusivos (como brindes, promoções e eventos), além da opção de cashback de até 15% nas compras.
Bruna Saraiva, diretora de estratégia do Habib’s, disse à Forbes que a empresa tem trabalhado forte em sua transformação digital nos últimos anos. “Ao longo dos mais de 30 anos da nossa história, construímos uma relação sólida e genuína com os clientes. O novo momento que estamos iniciando é baseado em iniciativas que celebram a relação horizontal que temos com eles”, afirma.
Para impulsionar a adesão ao clube, na primeira semana de março será lançada uma campanha colaborativa que concederá pontuação extra aos consumidores que fizerem publicações nas redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok, Youtube, LinkedIn e Whatsapp).
“Nosso objetivo é transformar os consumidores em influencers da marca, ou melhor, em Habibers, clientes que compartilham com a gente os mesmos valores e gostam de mesa farta por um preço justo”, afirma Bruna. “E, como todo influencer, os Habibers ganharam cachê, que nesse caso são pontos no super app ”, completa a executiva.
Ações geram percepção do cliente, diz especialista
Em entrevista à Forbes, Roberto Kanter, professor de marketing e gestão comercial da FGV (Faculdade Getúlio Vargas), falou sobre os pontos positivos e negativos do marketingde guerrilha.
Para ele, além da ousadia, é importante também que as empresas tenham agilidade nas etapas da campanha, para não dar margem à concorrência. “Quando você quer passar essa percepção de que você existe, trabalha-se com o marketing de guerrilha, que consegue fazer isso de forma eficiente. É um trabalho que usa muito promoções, links e brindes”, afirma. O professor também comenta que essas campanhas acabam, de alguma forma, tirando as empresas da “mesmice”, muitas vezes usando o humor ou algo em ênfase na sociedade atual.
“Há o humor usado de forma bacana, mas também há quem apenas explore a imagem de uma pessoa ou de algo. Você ganha notoriedade, mas também se expõe ao risco e pode acabar indo do sucesso ao esquecimento em pouco tempo caso algo dê errado. Neste caso, a percepção do cliente é impactada negativamente.”
O especialista afirma, ainda, que a ação do Habib’s foi “ousada e muito bem feita”. Mas alerta que a empresa deve seguir com novas campanhas capazes de substituir o “Passo o Ponto” por “Estamos Aqui”.
A rede alimentícia, no entanto, não é a única a usar estratégias ousadas para chamar a atenção de seu público. Veja, na galeria de fotos a seguir, outras quatro campanhas que abusaram da criatividade, com uma pitada de atrevimento, para anunciar seus produtos e reforçar suas marcas: