A escolha foi bastante pensada. Luciana Bulau, gerente executiva da marca, afirma que a figura da Ivete foi selecionada para trazer “energia e brasilidade”, além de “frescor e rejuvenescimento”. A cantora é a nova embaixadora da empresa, e deve refletir a Perdigão em todas suas redes sociais.
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A campanha será lançada hoje (17), no intervalo do Jornal Nacional, o principal jornalístico da TV Globo. Porém, a estratégia não está restrita à televisão. A marca quer ganhar audiência também nas redes sociais.
Uma das ações, por exemplo, será um twittaço programado para esta noite, junto ao lançamento do filme no JN. Nas próximas semanas serão divulgadas, ainda, pílulas de conteúdo com Ivete em todas as mídias sociais.
Com a ação no Twitter, a Perdigão espera conquistar o envolvimento dos fã-clubes da cantora. Apenas na rede do passarinho, Ivete possui 16,9 milhões de seguidores. “Esse é um fã-clube que se envolve muito, gosta de participar de tudo que ela faz, e podemos usar toda essa força para reverberar a mensagem da campanha”, comenta a gerente.
A busca pela relação com o consumidor começou na marca há três anos – nos últimos dois, a Perdigão passou por uma repaginação de seus canais. No portfólio da BRF, Luciana afirma que a marca tem força, ocupando papéis de liderança em parte das categorias. Porém, números de venda e participação não foram divulgados à Forbes.
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Ainda assim, pode-se afirmar que o desempenho nos últimos 12 meses foi satisfatório, mesmo em meio à pandemia e isolamento social. “Todo o mercado expandiu com o movimento de pessoas comendo mais em casa e redescobrindo a cozinha. O desempenho da marca foi muito bom”, conta a executiva.
Para a nova campanha, a empresa também decidiu envolver a família de Ivete, com o objetivo de criar uma peça publicitária “mais verdadeira”, que possa atrair um público mais amplo. “A comunicação não é só o que dizemos, mas também as entrelinhas que passamos”, explica Luciana. “Ao trazer a família, conseguimos autenticidade e gestos que não aconteceriam entre atores.”
A gerente executiva também alerta que, com o aumento de recursos de redes sociais, as marcas precisam apostar em transparência. “Hoje em dia, nenhuma inverdade para de pé por 24 horas.”
A busca por personificação de marca para aumentar o valor agregado não está restrita à Perdigão. Para que essa estratégia seja assertiva, Luciana ressalta que “não adianta colocar uma celebridade que não represente a empresa ou que não consuma os produtos da categoria”, explica.
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Para os próximos meses, a executiva diz que as expectativas são as melhores possíveis, apesar da alta na inflação do setor. “Temos segurado ao máximo os repasses de preço para não ter impacto na ponta, no consumidor, mas estamos sujeitos a uma cadeia que é muito longa, e isso em algum momento tem que ser repassado.”
Mesmo após os repasses, Luciana acredita na importância da presença de proteínas de acesso no portfólio de produtos oferecidos pela Perdigão, como embutidos, que costumam ser consumidos mesmo em momentos de crise.
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