Hollywood na vitrine: estúdios de cinema estão prontos para aquisições multimilionárias
Dawn Chmielewski
17 de agosto de 2021
Reprodução/Forbes
Corrida desenfreada por conteúdo em Hollywood, desencadeada pelo streaming, fez de produtoras de sucessos como “La La Land” potenciais alvos de compras
Trabalhando em um prédio comercial ao norte do centro de Atlanta, nos Estados Unidos, o consultor de fortunas John Cary está se preparando para uma nova temporada em Hollywood. Cary, diretor da Tyler Perry Studios e presidente da Cross Creek Pictures, está analisando uma lista de interesses com cerca de 30 nomes – todos produtores independentes que viraram alvos de aquisição.
“Estamos no início das discussões com algumas pessoas”, diz Cary, também diretor-gerente do banco de investimento NextGen Capital. “Vamos sentar à mesa e perguntar: ‘Quanto você acha que vale? Qual valor seria atraente?’”
A resposta? Provavelmente muito, já que a corrida por conteúdo desencadeada pelo sucesso do streaming não mostra sinais de desaceleração. A indústria vai gastar US$ 225 bilhões por uma nova programação em todo o mundo este ano, de acordo com o pesquisador Ampere Analysis – US$ 60 bilhões a mais do que cinco anos atrás. Na esteira da compra da MGM Studios pela Amazon por US$ 8,45 bilhões, a atriz Reese Witherspoon vendeu sua participação majoritária na Hello Sunshine para uma nova empresa de mídia apoiada pelo Blackstone Group por US$ 900 milhões, o que um negociador diz ser o dobro do fluxo de caixa que tais empresas estavam recebendo apenas 18 meses atrás.
Isso colocou um novo preço em tudo, desde a Endeavor Content de Ari Emmanuel e a SpringHill Company de Lebron James, até o querido estúdio de filmes independentes A24, enquanto conversas surgiam sobre o potencial de conseguir empresas em alta como a Blumhouse Productions. Há também um grande interesse na Imagine Entertainment, de Ron Howard e Brian Grazer.
Em aposta está o lucrativo jogo de poder entre distribuidores e criadores que a revolução do streaming desordenou. Hitmakers, acostumados a décadas de acordos de participação nos lucros sem risco, andam desanimados desde que a Netflix – seguida por concorrentes de streaming, incluindo Disney+ e Amazon – invadiu a indústria com um novo tipo de negócio: aquisições lump sum (modelo de contrato onde o preço global cobrado pelo produto ou serviço é determinado antes da realização do projeto) que limitam o potencial de talento enquanto adicionam valor às suas plataformas.
Reese, que apostou em si mesma ao criar a Hello Sunshine, conseguiu alavancar os direitos que detinha sobre histórias com foco feminino, incluindo os filmes “Garota Exemplar” e “Livre” e séries que ela vendeu para Hulu, Apple e HBO. O preço da empresa de cinco anos – que supostamente obteve uma recompensa mais de sete vezes maior que a receita projetada – sugere um mercado crescente para produtores com um histórico bem-sucedido, uma vez que qualquer fluxo de caixa que a Hello Sunshine vê é muito menor do que os números da bilheteria principal que são registrados.
Esses valores são reduzidos pelo custo de reembolsar os investidores que financiaram a produção, as pesadas despesas de marketing e publicidade, as significativas ações reivindicadas por cinemas e redes de TV, bem como o pagamento de acordos de participação nos lucros com os diretores, estrelas e produtores que fazem tudo acontecer.
“Talento tem um enorme valor para as empresas construídas a partir de seus esforços e eles não estão vendo um retorno equivalente ao patrimônio líquido”, diz Kevin Mayer, que fez uma parceria com o ex-diretor de operações da Walt Disney, Tom Staggs, e a Blackstone no investimento pela Hello Sunshine. “Agora eles estão vendo maneiras de obter vantagens do tipo capital, criando suas próprias empresas e também fazendo parte de novas companhias independentes.”
Isso deixa um ponto de interrogação pendente sobre todas as companhias, desde a Westbrook Entertainment, de Will Smith, até a potência do grande Steven Spielberg, a Amblin Entertainment. Também poderia atribuir um valor superior a uma marca como a Perry’s, que faz seu próprio financiamento e, portanto, é a dona da produção e tem apenas uma pessoa principal a pagar – Perry, que escreve, produz, dirige e, muitas vezes, estrela em seus próprios programas. O produtor bilionário não é vendedor, diz Cary, mas pode ser comprador.
Uma pista sobre o que os outros membros da indústria estejam pensando pode estar em Jason Blum, o criador por trás da Blumhouse: “Ele não tem uma placa de publicidade consigo mesmo”, de acordo com uma fonte, antes de acrescentar que ele também não descarta nada.
A Forbes, então, fez uma tentativa de determinar quais valores estão sendo sugeridos para alguns dos principais alvos de Hollywood. Veja na galeria de fotos a seguir:
Metodologia para a avaliação das empresas
As produtoras são vendidas por um múltiplo do fluxo de caixa, o que é difícil de calcular sem acesso aos termos de negociação das séries ou o dinheiro gerado pelo acervo de filmes e TV. Para chegar aos preços de venda potenciais dos estúdios, a Forbes usou dados de bilheteria da Comscore e BoxOfficeMojo para estimar a receita anual usando a média de vendas de ingressos de cinemas ao longo de cinco anos. Um múltiplo de 7,2 foi aplicado, com base no que a Blackstone supostamente pagou pela Hello Sunshine. As estimativas também refletem o feedback de 19 executivos, agentes, investidores e banqueiros. Apenas as empresas que estão sendo ativamente discutidas pelos negociadores de Hollywood estão incluídas na seleção.