Fundos multimercado são opção preferida de investidores de alta renda em janeiro

16 de fevereiro de 2022

Os investidores com maior poder aquisitivo, que possuem carteira nos segmentos do varejo, alta renda, private e ultra high, deram preferência para os fundos de multimercado na hora de investir suas fortunas em janeiro.

De acordo com o relatório divulgado pelo Big Data Smart Brain, esses fundos são os preferidos pelos investidores desse perfil. o AZ Quest Mistral FIC Multimercado Crédito Privado foi o preferido – o fundo teve rentabilidade de 0,76% no período.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

A procura por ações cresceu, passando de 13,3% em dezembro para 13,8% em janeiro. A lista de papéis preferidos conta com duas ações internacionais no topo: Meta (FBOK34) e Alibaba (BABA34). Ambas registram forte desvalorização no período analisado.

Entre as brasileiras, os destaques são Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), com rentabilidade de 3,73% e 13,72%, respectivamente. Itaúsa (ITSA3), BB Seguridade (BBSE3) e Braskem (BRKM5) também aparecem entre as cinco primeiras no ranking das ações preferidas pelos investidores de alta renda.

Os fundos de ações ganharam participação nas carteiras. O Trend Bolsa Americana FIA, da XP Investimentos, foi o mais requisitado, apesar de registrar queda de 6,4% no mês. O segundo lugar ficou com o Absolute Pace Long Biased Advisory Fic Ações, da Absolute, com rendimentos de 5% em janeiro.

Leia mais: Como escolher um fundo de investimento?

O movimento de ganhos nos investimentos baseados em ações pode ser explicado pelo desempenho positivo da Bolsa no primeiro mês do ano. O Ibovespa fechou em alta 6,98%, o que animou o mercado.

Os fundos imobiliários representaram uma pequena fatia das carteiras: apenas 1,6% dos investimentos, mesma participação do mês anterior. O Ifix (Índice de Fundos Imobiliários) fechou com queda acumulada de 0,99% em janeiro. O fundo preferido dos ricos foi o Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11), fundo de papel que rendeu 1,20% em janeiro.

Os aportes em renda fixa tiveram leve queda e foram de 30,9% em dezembro para 30,6% em janeiro. Apesar do recuo, as recentes altas da Selic continuam motivando os investidores.

A pesquisa foi feita com base na plataforma da Smartbrain, que processa diariamente mais de 300 mil extratos de investimentos, somando mais de R$ 210 bilhões de patrimônio analisados.

Segundo a empresa, como a maioria dos investidores analisados são atendidos por assessores, consultores e gestores de patrimônio, o estudo reflete as aplicações que foram mais indicadas por esses profissionais durante o período.