Fundos multimercado são opção preferida de investidores de alta renda em janeiro

Entenda como os ricos investiram no último mês.

Vitória Fernandes
Compartilhe esta publicação:

Getty Images/Andrew Brookes

Acessibilidade


Os investidores com maior poder aquisitivo, que possuem carteira nos segmentos do varejo, alta renda, private e ultra high, deram preferência para os fundos de multimercado na hora de investir suas fortunas em janeiro.

De acordo com o relatório divulgado pelo Big Data Smart Brain, esses fundos são os preferidos pelos investidores desse perfil. o AZ Quest Mistral FIC Multimercado Crédito Privado foi o preferido – o fundo teve rentabilidade de 0,76% no período.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

A procura por ações cresceu, passando de 13,3% em dezembro para 13,8% em janeiro. A lista de papéis preferidos conta com duas ações internacionais no topo: Meta (FBOK34) e Alibaba (BABA34). Ambas registram forte desvalorização no período analisado.

Entre as brasileiras, os destaques são Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), com rentabilidade de 3,73% e 13,72%, respectivamente. Itaúsa (ITSA3), BB Seguridade (BBSE3) e Braskem (BRKM5) também aparecem entre as cinco primeiras no ranking das ações preferidas pelos investidores de alta renda.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Os fundos de ações ganharam participação nas carteiras. O Trend Bolsa Americana FIA, da XP Investimentos, foi o mais requisitado, apesar de registrar queda de 6,4% no mês. O segundo lugar ficou com o Absolute Pace Long Biased Advisory Fic Ações, da Absolute, com rendimentos de 5% em janeiro.

Leia mais: Como escolher um fundo de investimento?

O movimento de ganhos nos investimentos baseados em ações pode ser explicado pelo desempenho positivo da Bolsa no primeiro mês do ano. O Ibovespa fechou em alta 6,98%, o que animou o mercado.

Os fundos imobiliários representaram uma pequena fatia das carteiras: apenas 1,6% dos investimentos, mesma participação do mês anterior. O Ifix (Índice de Fundos Imobiliários) fechou com queda acumulada de 0,99% em janeiro. O fundo preferido dos ricos foi o Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11), fundo de papel que rendeu 1,20% em janeiro.

Os aportes em renda fixa tiveram leve queda e foram de 30,9% em dezembro para 30,6% em janeiro. Apesar do recuo, as recentes altas da Selic continuam motivando os investidores.

A pesquisa foi feita com base na plataforma da Smartbrain, que processa diariamente mais de 300 mil extratos de investimentos, somando mais de R$ 210 bilhões de patrimônio analisados.

Segundo a empresa, como a maioria dos investidores analisados são atendidos por assessores, consultores e gestores de patrimônio, o estudo reflete as aplicações que foram mais indicadas por esses profissionais durante o período.

Compartilhe esta publicação: