Rússia diz querer manter relações com Ocidente apesar de diplomatas expulsos

6 de abril de 2022
Francois Lenoir/Reuters

Vice-chanceler russo, Alexander Grushko

A Rússia quer manter relações diplomáticas com países ocidentais apesar de uma série de expulsões de seus diplomatas, disse o vice-chanceler russo, Alexander Grushko, hoje (6).

Vários países europeus, incluindo França, Bélgica, Holanda e Itália, expulsaram um grande número de diplomatas russos nos últimos dias.

VEJA TAMBÉM: EUA e aliados vão proibir investimentos na Rússia e sancionar bancos

As medidas coincidem com a indignação em toda a Europa por relatos da descoberta de valas comuns e de assassinatos de civis na cidade ucraniana de Bucha após a saída das forças russas que conduzem o que Moscou chama de “operação especial” na Ucrânia.

Grushko disse à agência Interfax que a Rússia, que se comprometeu a responder às expulsões, está avaliando as decisões dos países europeus.

“No entanto, nossa posição permanece absolutamente a mesma: defendemos que os canais diplomáticos permaneçam abertos.”

Grushko disse que os países europeus que interrompem o trabalho de diplomatas russos estão prejudicando seus próprios interesses e alertou contra qualquer ação potencial contra o enclave russo de Kaliningrado, entre a Polônia e a Lituânia na costa do Báltico.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

“Eu realmente espero que o bom senso na Europa não permita que nenhum jogo seja iniciado em Kaliningrado”, afirmou ele à TASS. “Acho que muitos entendem que isso seria brincar com fogo.”

Grushko disse ainda que a Rússia “não tem contato com a Otan.”