Com todo esse tamanho, em 2021 o mercado pet faturou R$ 35,8 bilhões, crescimento de 5,4% em relação a 2020 e deve se manter pujante em 2022 e em 2023, atraindo mais capital. “Entre as principais tendências que contribuem para o crescimento do mercado no futuro podemos citar a humanização dos pets, ou seja, a preocupação com a saúde e com o bem-estar dos pets, que passam a ser considerados membros da família” diz Lucas Lima, analista da VG Research. Ele avalia que a estrutura familiar brasileira mudou, com casamentos mais tardios e menos filhos. “Isso eleva o interesse pelos pets, até pelo menor custo financeiro”, diz.
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Segundo Romero, o faturamento não caiu nem mesmo durante a pandemia e o setor tem se mostrado tão forte quanto o agronegócio. “A ‘humanização’ dos animais de estimação torna o segmento pet tão promissor e resiliente quanto o agronegócio. O agro produz alimentos e o mercado pet permite manter a saúde e o bem-estar dos animais”, diz ele.
Ações na bolsa
Essas características tornam as ações do setor bastante promissoras em bolsa. “O investidor precisa apenas ficar atento aos fundamentos da empresa porque no que diz respeito ao mercado as notícias são promissoras”, ressalta Romero.
A empresa mais conhecida é a Petz (PETZ3), companhia de varejo especializada em produtos para animais de estimação. Ela abriu seu capital em setembro de 2020. No IPO, a ação precificada foi em R$ 13,75, chegaram a valer R$ 28,29 em agosto de 2021. Devido à alta dos juros, os papéis recuaram para cerca de R$ 7,00. Para os especialistas, isso representa uma boa oportunidade no médio e no longo prazos.
O balanço do terceiro trimestre, divulgado em novembro, mostra um lucro líquido de R$ 84,5 milhões nos nove primeiros meses de 2022, crescimento de 19,2% ante o mesmo período de 2021. A receita bruta em nove meses foi de R$ 885 milhões, alta de 38% ante 2021.
“A Petz conta com um modelo de negócios interessante, no qual quanto maior a presença física, maior é o fluxo de clientes no e-commerce, com os dois ambientes atuando de maneira complementar, de modo que quanto maior o número de lojas abertas, maior é a receita e a rentabilidade pelo ganho de escala na operação, de forma que a estratégia de crescimento via aquisições, ampliando seu portfólio de produtos, é positivo para a companhia”, informa relatório da casa de análise independente Levante Ideias de Investimento.