Conheça a brasileira que vai liderar o marketing de Oreo no mundo

25 de abril de 2022

Com passagens por empresas como PepsiCo, Hershey´s e Bauducco, Renata Vieira está na Mondelez desde 2013

A Páscoa de 2022 teve um gosto especial para a Mondelez Brasil, empresa dona de marcas como Lacta, Oreo e Tang. Dias antes do principal momento comercial para a companhia, a sede, em São Paulo, recebeu a visita de Dirk Van de Put, CEO global. Dentre várias missões na agenda do executivo tinha uma especial: acompanhar a última grande Páscoa liderada pela equipe de Renata Vieira, executiva que, desde junho de 2019 liderava a categoria de chocolates, o que inclui a tradicional Lacta, que completa 110 anos em 2022.

Durante sua trajetória, Renata teve um dos maiores desafios de sua carreira, lidar com uma Páscoa que coincidiu com o início do isolamento social fruto da pandemia, em 2020. Apesar de todas as dificuldades, um ano depois, em 2021, a Mondelez teve sua maior Páscoa em vendas. Com a missão cumprida em 2022, Renata parte para um novo desafio. A partir de maio, a executiva assume a posição de Diretora Sr. Global Brand Oreo, ingressando no time de Global Brands e cuidando de uma das marcas mais icônicas do mundo, atuando diretamente do Brasil.

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Com a mudança, Fabiola Menezes, atual Diretora de Marketing de Biscoitos, assume a posição de Diretora Sr de Marketing Chocolates e Felipe Pedrolli, atual Gerente Sr. de Inovação Chocolates, assumirá como Diretor de Marketing Biscoitos. Vale lembrar que, desde 2013, quando ingressou na companhia, Renata cuidou das divisões de bebidas sendo responsável por marcas como Tang e também o segmento de Gomas e Chicletes com Halls e Trident. Antes, foi líder de marketing da Bauducco, já havia passado por Hershey´s e pela PepsiCo. À Forbes Brasil, Renata Vieira fala sobre o novo momento profissional e o trabalho realizado no Brasil nos últimos meses.

Forbes Brasil – Como você avalia o trabalho feito até aqui na divisão de chocolates?
Renata Vieira – Eu não poderia estar mais orgulhosa de tudo o que foi construído até aqui. Assumir a categoria de chocolates foi um grande desafio já que se trata de marcas tão grandes e queridas pelo público como Lacta e BIS, mas sinto que cumpri com o prometido. Nosso foco quando assumi as marcas era contribuir com a transformação das categorias. Para isso, definimos os pilares estratégicos de crescimento, revisamos estratégias de portfólio, voltamos aos fundamentos de cada marca em busca de posicionamentos mais humanizados e aceleramos investimentos. Vale destacar também, claro, o grande avanço em digitalização e e-commerce, mostrando como uma marca centenária, como Lacta, pode se manter atualizada e seguir liderando e desenvolvendo todo um setor.

FB – Como foi lidar com a digitalização neste processo?
Renata – Em Lacta, o desafio foi tão forte quanto em BIS, afinal estamos diante de uma marca centenária que faz parte do dia a dia do brasileiro. Reposicionamos a marca, também depois de entender as expectativas do consumidor. Nos últimos meses, temos trazido essa humanização de um jeito ainda mais significativo para as nossas comunicações, convidando histórias reais para as nossas campanhas a fim de gerar uma identificação ainda maior com os consumidores. Também precisamos falar sobre como a marca evoluiu nos últimos anos em relação a digitalização e e-commerce. No final de 2021, lançamos a nossa nova loja virtual com tecnologia que insere consumidores no Metaverso. A plataforma traz todo o portfólio da marca de forma interativa. Ou seja, com a Loja Lacta o público passa a vivenciar uma experiência diferente no momento da compra, sentindo como se estivessem de fato fisicamente em uma loja. A digitalização já é uma realidade e seguimos essa tendência para estarmos onde o consumidor está.

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FB – Qual a relevância dessa nova área que você vai assumir e qual o desafio de estar em uma posição global?
Renata – É um passo muito significante na minha carreira. Agora, preciso ter um olhar global sobre uma das marcas mais queridas pelo público. A responsabilidade é grande, mas estou comprometida com o desafio de fortalecer e consolidar ainda mais essa marca que é amada por diferentes pessoas em tantas regiões diferentes. Estou muito feliz de poder agora fazer parte da jornada da maior marca global da companhia – que chega a valer R$ 14 bilhões (U$3bi), mas ainda com grande potencial de crescimento, por exemplo na Índia, onde estamos bem estabelecidos com chocolates, mas ainda podemos crescer com biscoitos e até mesmo em países emergentes como o Brasil. Meu objetivo é trazer um olhar de negócio que vai além de tudo o que já foi feito, considerando ainda desafios de acelerar Health & Wellness e Design To Consume também.

Dirk Van de Put, CEO global da Mondelez, visitou o Brasil na semana retrasada para acompanhar os resultados de Páscoa

FB – O quão significativo é ter uma brasileira nessa posição e como você enxerga a referência que se tornou como líder e profissional?
Renata – Entendo que assumir essa posição não é só significativo por ser uma brasileira, mas também por ser uma mulher. O significado vem em dobro, mas estou orgulhosa pois essa conquista é uma forma de mostrar para outras mulheres brasileiras o quanto somos capazes de fazer tudo o que nos propusermos. A representatividade feminina é uma prioridade na Mondelez International e temos compromissos sólidos para garantir que a liderança seja equilibrada, promovendo trocas e inovação. Isso só é possível com um time diverso. Além disso, essa é uma causa que eu abraço e estou feliz em poder levar essa mensagem adiante por meio do meu trabalho.

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FB – Qual a representatividade do mercado brasileiro para Oreo e como é desempenhar a gestão e uma marca tão icônica?
Renata – Oreo não só é uma das marcas icônicas, como também uma das mais amadas em todo o mundo, então o desafio é imenso. À frente da marca espero contribuir e ampliar esse caráter de loved brand. Teremos muitas oportunidades de expansão, inovações, collabs e parcerias icônicas, além de acelerar Health & Wellness e Design To Consume também. Dessa forma, pretendo construir ainda mais a marca no Brasil e no mundo, sempre de maneira única e leve, características de Oreo.