Como mulheres podem conseguir investimentos de venture capital

25 de outubro de 2022
Getty Images/gorodenkoff

Mulher fazendo apresentação a investidores

Nos últimos três anos, os investimentos de risco em startups que têm pelo menos uma mulher em posição de liderança quase dobraram na América Latina, passando para US $5,8 bilhões (R$ 30,6 bilhões). Apesar disso, o percentual daqueles que investem nelas ainda é baixo: passou de 16% em 2019 para 31% em 2022. É o que diz um estudo recente da LAVCA (Associação Latino-americana de Venture Capital).

Mulheres ainda encontram maiores dificuldades para empreender e, principalmente, para conseguir investimentos de capital de risco para seus negócios. “As empreendedoras ainda têm suas capacidades desacreditadas, encontram maiores obstáculos para fazer networking e são questionadas sobre questões particulares na hora de apresentar sua ideia”, diz Lícia Souza, CEO da venture builder WE Impact. Como exemplo disso, mulheres são questionadas sobre como irão cuidar dos filhos enquanto desenvolvem seus negócios e se realmente sabem explicar os dados financeiros que apresentam em reuniões com investidores.

Leia também: O que é um pitch e como atrair a atenção do investidor?

Por isso, juntamos algumas dicas para você, mulher empreendedora, conseguir investimentos de venture capital para sua startup:

Aqui vão algumas dicas para empreendedoras que estão buscando investimento para seus negócios.

1. Confie nas suas habilidades

Em um ambiente de investimentos majoritariamente masculino, como é o de venture capital, estereótipos se fortalecem. Ou seja, como Maria Rita Spina Bueno, investidora e conselheira do Anjos do Brasil, explica: “Há a crença de que a mulher vai ser conservadora na gestão do seu negócio, de que ela vai deixar o trabalho para cuidar da família ou de que ela não entende de finanças”.

Por isso, expor confiança e segurança no seu negócio é fundamental – não só no momento de apresentar sua proposta de investimento, mas também sendo mais ousada na projeção dos números da sua empresa e expondo suas competências que podem ser atraentes aos investidores. A investidora conta que muitos aspectos estereotipicamente femininos são atrativos para o ambiente de inovação, como a capacidade de perceber as dores e necessidades do mercado e a liderança de equipes.

2. Busque redes de apoio de mulheres

Várias das dificuldades que aparecem na trajetória de busca de investimentos afetam especificamente mulheres. É muito importante para você, empreendedora, conectar-se com outras mulheres e, assim, compartilhar experiências e difundir soluções para superar esses obstáculos. Existem diversas iniciativas para ajudar mulheres a evoluir seus negócios, como a B2Mommy, a WE Impact ou a Rede Mulher Empreendedora, que criam redes de apoio entre mulheres e as auxiliam a ir além dos desafios que são colocados a elas.

Além disso, encontrar redes de mulheres investidoras e grupos de investidores focados em startups lideradas por mulheres – como a Sororité, grupo de investidoras-anjo que já investiram R$3 milhões em startups de mulheres – pode facilitar a conseguir aportes financeiros para seu negócio. Esses investidores, por sua vez, levam em conta os maiores desafios encontrados por mulheres para empreender. “A gente ainda não conseguiu formular uma boa forma de leitura de pitches de mulheres levando em conta a maneira de expressão feminina”, opina Bueno.

3. Se prepare bem para o momento de captação de investimentos (pitch deck)

Ter conhecimento do público para o qual você vai propor o investimento é, possivelmente, uma das dicas mais valiosas para uma empreendedora. “Não necessariamente o investidor vai ter amplo conhecimento do seu segmento, ele quer saber se vai ter retorno financeiro ao colocar dinheiro na sua empresa”, diz a CEO da WE Impact. Para isso, busque entender o portfólio da empresa ou do investidor, os tipos de investimentos normalmente realizados por ele e, por fim, se conecte com as pessoas que tomam as decisões nesse processo.

Ter um bom pitch deck é o que vai influenciar o investidor a decidir se vai apostar, ou não,  o investimento dele no seu negócio. Para Lícia Souza, uma apresentação para investidor deve ser, principalmente, clara e consistente, demonstrando segurança no seu empreendimento, a necessidade do mercado que você propõe suprir e um extenso conhecimento do que está por trás do seu negócio. “Quando são mulheres apresentando, o foco é mais nos riscos do negócio e não no seu potencial”, ela revela – logo, transmitir confiança ao investidor é fundamental.

De forma prática, ensaie exaustivamente a apresentação para ter certeza de que a sua comunicação está clara. Também, tenha em mãos qualquer dado ou número sobre o seu empreendimento que possa interessar o investidor. Por fim, simule quaisquer questionamentos que possam surgir sobre a sua startup, levando em conta que investidores, normalmente, querem prever os riscos de um negócio liderado por uma mulher.

4. Tenha uma estratégia para responder perguntas baseadas em vieses machistas

Tendo em vista que o ambiente de inovação e o de investimento são, em sua maioria, dominados por homens, tenha consciência de que podem surgir perguntas desconfortáveis. “Esses questionamentos são geralmente perguntas de cunho pessoal e reforçam estereótipos”, diz Souza.

Portanto, para você não ser desencorajada ou ter a sua atenção desviada durante conversas com investidores, saiba identificar quando esses fatores se apresentam como um obstáculo e tenha uma estratégia pronta para lidar com esses questionamentos pessoais. Assim, você tem mais segurança das atitudes que está tomando e continuará transmitindo confiança ao futuro investidor do seu negócio.