Cibersegurança, PIX, LGPD, agronegócio, varejo, educação, open banking, cannabis, venture capital e muito mais

17 de agosto de 2020

Logo mais, às 18h, a Apura, empresa brasileira especializada em segurança na internet, e o Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (Ieja) promovem webinar para debater e capacitar profissionais em torno de uma das preocupações que a pandemia do novo coronavírus deixou mais emergentes: os ataques cibernéticos. Intitulada “Ciberguerra: o Crime Agora é na Internet”, a conferência terá a participação do senador Marcos do Val, do Espírito Santo, titular da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Senado; do delegado Alesandro Gonçalves Barreto, coordenador do Laboratório de Operações do Ministério da Justiça; e Sandro Süffert, presidente da Associação Nacional de Cibersegurança e CEO da Apura. A transmissão será no canal do Ieja no YouTube.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

****
Começa hoje (17), às 19h, a série de palestras que a Baker Tilly Brasil vai promover durante quatro segundas-feiras para esclarecer dúvidas sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Gabriel Buzzi, gerente da Baker Tilly e líder da área de privacidade e proteção de dados no Rio de Janeiro, mediará o primeiro webinar junto com o gerente de GRC (Governança, Risco e Compliance), Tiago Lira, e o consultor de TI Guilherme Carvalho. A participação é livre, mas precisa fazer inscrição.

****
A divisão agrícola da Bayer realizará, hoje (17) e amanhã (18), a segunda edição do Impulso Bayer Talks, evento online que discutirá o futuro do agronegócio e buscará entender como o setor pode ser impulsionado dentro desse novo contexto. Hoje, para falar sobre as tecnologias e ferramentas inovadoras voltadas ao aumento da produtividade e sobre quais competências são necessárias para que se tenha uma forma de agir mais produtiva, foram convidados o especialista em produtividade Christian Barbosa e o especialista em inovação Guilherme Horn, da Singularity University. Já no segundo bloco o tema será “A Produtividade com Otimização do Espaço e Novos Recursos”, com o professor doutor da Unesp de Botucatu, Ciro Rosolem; Eduardo Dauve, gerente da fazenda Vila Morena; e Rodrigo Dias, CEO da Connect Farm. No segundo dia, o especialista em tecnologias exponenciais, Eduardo Ibrahim, e o pesquisador especializado em comportamento humano, Leandro Matos, vão discutir como a economia e a ciência podem ajudar a alcançar a produtividade. Já no painel, o tema será “A Inovação e a Tecnologia em Prol do Crescimento do Agronegócio”, com o representante da secretaria de inovação e negócios da Embrapa, Vitor Mondo; o consultor e sócio da Markestrat, Matheus Consoli; e o representante do grupo Vale do Verde, Fernando Pranti. A inscrição é pelo site do Impulso Bayer Talks.

****
Começa hoje (17) e vai até sexta-feira (21), às 19h10, a “Semana Bora Varejo: A Retomada”, que vai discutir o panorama do setor na crise. Na segunda-feira, Alfredo Soares, cofundador e mentor do Gestão 4.0, organizador do evento, convida Tiago Baeta, fundador do E-commerce Brasil; Mariano Gomide, CEO da VTEX; e In Heish, cofundador da Chinnovation, para falar sobre “Panorama do Varejo Global Pós-pandemia”. Na quinta (20), para falar sobre “O Novo Vendedor Omnichannel”, estarão o cofundador do Onawa, Jorge Rosolino; a diretora de marketing e vendas da Loja Integrada, Lara Colombo; e João Moressi, fundador e CEO do Opah. No fechamento da semana, o tema será “Tendências e Cases de Transformação Digital”, com Maurício Bastos, chief digital officer da Arezzo; André Fatala, diretor executivo de tecnologia do Magalu; e Geraldo Thomaz, cofundador e coCEO da VTEX. A transmissão será no Instagram do Gestão 4.0.

****
De hoje (17) até sexta (21), às 15h, o EdTech Summit 2020 reunirá os principais nomes do setor educacional para discutir sobre as dificuldades e oportunidades de empreender em educação. Organizado pela Vertical Educação da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a ABStartups, a programação terá 15 horas de conteúdo e será dividida em cinco trilhas, contando com 10 palestrantes. Entre os temas abordados, o futuro da educação, tendências, ensino online, hubs de educação e investimento em edtechs. Entre os convidados estão Emilio Munaro (Instituto Ayrton Senna); Leo Gmeiner (Abstartups), e Mariana Lima (Porto Digital). As inscrições podem ser feitas no site da Vertical

****
Na terça-feira (18), às 17h, a agência V3A apresentará a live “V3A Talks”. Victor Vocos Camargo, sócio e diretor executivo da empresa, receberá Washington Olivetto, um dos profissionais mais premiados do mundo, e Abel Gomes, sócio, CCO, vice-presidente de criação da SRCOM. O trio debaterá o papel da criatividade e da inovação para a indústria do entretenimento e para as marcas, focando em dois momentos: como este setor estava se organizando pré-pandemia, e como tem se reinventado nestes novos tempos. A live será transmitida no canal de YouTube da V3A.

****
A plataforma de conexão entre caminhoneiros e cargas TruckPad promove a quinta edição de seu evento gratuito “Frotas Conectadas” com uma série de debates online entre terça (18) e quinta-feira (20), das 13h às 19h30. Uma das novidades da programação é a presença do iCaminhões, plataforma de comércio de veículos novos e seminovos do Itaú, durante o evento. É preciso fazer inscrição.

****
Começa amanhã (18), às 15h, o projeto Troca de Ideias, iniciativa do Instituto Nexxera em parceria com o educador social Edsoul Amaral. Os encontros, sempre às terças-feiras, no mesmo horário, com os alunos de 36 escolas básicas de Florianópolis e 21 polos do EJA – Ensino de Jovens e Adultos vão abordar temas variados, entre eles, o uso da internet para a não disseminação do ódio e a construção da cidadania. Qualquer um pode participar da iniciativa, basta acessar o canal do programa.

****
A programação do Hacking Rio, evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo recomendado por esta coluna na semana passada, tem pela primeira vez entre seus destaques um debate sobre cannabis. A mesa virtual que acontece na terça (18) às 18h discute o tema “Cannabistech: Agro é Pop, Saúde é Tudo!”, com os painelistas Marcelo de Vita Grecco e Alex Lucena, respectivamente cofundador e diretor de inovação do centro de inovação de cannabis The Green Hub, além de Felipe Moraes, coordenador de vendas do Grupo MERCK – Química. O Hacking Rio é uma prévia da maratona de desenvolvedores Rio Hackathon que acontece em outubro. O evento é virtual e gratuito, com transmissão pelo canal do Hacking Rio no YouTube.

****
A KingHost, empresa de soluções digitais, promoverá a 10º edição do Conexão KingHost, 100% online e gratuito, com conteúdos sobre inovação, empreendedorismo, desenvolvimento web e marketing digital. O objetivo do evento, marcado para quarta (18) e quinta-feira (19), das 9h às 18h, é simplificar e evoluir a relação com projetos de negócios e carreiras por meio de experiências trocadas durante os painéis e palestras apresentados por especialistas. Serão mais de 14 palestras ministradas por profissionais que são referências no mercado brasileiro de tecnologia, como Marcelo Sales (Itaú), Greta Paz (Eyxo), Lorrana Scarpioni (Beliive) e Rafael Martins (Share). Inscrições gratuitas.

****
Na quarta-feira (19), às 17h, a Sinqia, especializada em tecnologia para o setor financeiro, promoverá um webinar gratuito sobre o futuro e as oportunidades abertas com o open banking. O evento contará com participação da ABFintechs e com a mediação do jornalista Danylo Martins. O diretor de marketing e inovação da Sinqia, Leo Monte, abordará o futuro do mercado financeiro através da convergência de serviços e tecnologia. Já a diretora da ABFintechs, Ingrid Barth, trará para o debate as transformações positivas para o mercado e as fintechs. É preciso fazer inscrição e as vagas são limitadas.

****
Também na quarta-feira (19) a Check Point Software, empresa israelense de cibersegurança, realizará o Check Point, experiência virtual com os especialistas da empresa e convidados que discutirão o impacto global da pandemia nas vulnerabilidades de cibersegurança, riscos e estratégias. O evento virtual será das 9h às 15h, com apresentações e painéis de discussão que terão como tema central os próximos passos das empresas para manter a segurança de seus negócios no cenário do “novo normal”. A IDC Consultoria abordará as tendências da cibersegurança no pós-pandemia, enquanto a Microsoft e especialistas da Check Point destacarão inovações em cibersegurança na nuvem, na Internet das Coisas, mobile e endpoints. No final, haverá um painel com CISOs. Inscrições gratuitas.

****
Mais uma live da série Olhar Para o Futuro, do BV, será realizada nesta quarta-feira (19), às 9h30, com Guilherme Horn, diretor de estratégia e inovação do banco; Davi Holanda, CEO da Acesso Soluções; Lucio Di Domenico, CEO da BDCo; e Fernando Velloso, analista de mercado da InvestSP Shanghai. O tema desta vez é a evolução da moeda digital, sua adoção na China e o potencial impacto para os meios de pagamento. A transmissão será no canal do BV no YouTube.

****
Também na quarta (19), às 19h, a The Green Hub e a Merck promovem uma conversa com o Dr. Dadi Segal, CEO e fundador da Panaxia, fabricante israelense e distribuidora de produtos à base de cannabis para uso medicinal e o primeiro a receber a aprovação do Ministério da Saúde de Israel para a fabricação de produtos farmacêuticos do tipo. A transmissão será no YouTube.

****
Será na quarta (19) e na quinta (20), das 17h às 20h, o Venture Capital Summit, evento da Distrito que traz a oportunidade de compartilhar o conhecimento dos especialistas do ecossistema de inovação sobre o tema. Entre os participantes confirmados estão Eduardo Fuentes, venture capitalist da Distrito; Gabriel Benarros, founder da Norte Ventures; Marcelo Sato, partner da Astella Investimentos; Wagner Ruiz, cofounder & CFO at EBANX; João Kepler, partner da Bossa Nova Investimentos; Igor Piquet, growth director da Endeavor; e André Ferraz, CEO e cofounder da Inloco, entre outros. Inscrições gratuitas.

****
O guru da gestão Simon Sinek, autor de teorias como o jogo infinito, é uma das atrações do Zendesk Showcase Brasil, que acontece na quinta-feira (20), a partir das 14h. O evento da empresa de software Zendesk terá 13 palestras e painéis divididos em três trilhas simultâneas, com temas relacionados a recentes avanços tecnológicos em experiência do cliente (CX) e software de gestão de clientes. Além de Sinek, outros palestrantes incluem o empreendedor e influenciador Alfredo Soares e outros especialistas do mercado em CX de empresas como Petlove, Loft, PicPay, C&A, AB Inbev e Sírio Libanês. As sessões serão interativas, com a possibilidade do público fazer perguntas e receber respostas via chat. Para participar do evento, que é gratuito, é preciso se inscrever.

****
Na próxima sexta-feira (21), às 10h, a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) realizará, no seu canal do YouTube, um meetup online sobre o PIX. Serão abordados temas como a adaptação do sistema financeiro ao novo meio de pagamento, impacto direto nos negócios, inclusão financeira e inovação. A conversa será mediada pelo líder da área de meios de pagamento e coordenador do grupo de trabalho do PIX na entidade, Marcelo Martins, e contará com a participação de Carlos Brandt, chefe adjunto do departamento de competição e estrutura do mercado financeiro do Banco Central; Felipe Magrim, diretor de políticas públicas e relações governamentais da Mastercard; e Túlio Iannini, CEO da U4Crypto.

****
Na sexta (21), das 19h às 22h, e no sábado (22), das 13h às 18h, Pedro Rabelo, CEO do Bagy, plataforma que ajuda pequenos e médios varejistas a criarem seu e-commerce, comanda o Workshop #minhalojavendeonline. Serão oito horas de palestras, com convidados especiais, entre eles Guilherme Avelar, especialista em e-commerce e tráfego pago, e Nayara Oliveira, designer e especialista em crescimento no Instagram, que vão ensinar como criar e administrar uma loja virtual para alcançar o sucesso em vendas, com técnicas e estratégias que diferenciam as lojas dos concorrentes. Também vão mostrar o passo a passo de como fazer posts profissionais para anúncios no Facebook e no Instagram e como usar o Canva. O evento acontecerá no canal do Bagy no YouTube. O workshop será oferecido gratuitamente para os clientes do Bagy e custará R$ 297 para o público externo.

****
Entre os dias 24 e 28 de agosto, às 17h, a weme e o portal Mundo do Marketing vão conduzir o Hackeando o Marketing, evento virtual com uma série de conteúdos que abordam novos caminhos para elevar os conhecimentos na área. Serão cinco lives abordando temas como customer centricity, marketing ágil e growth hacking. Em comum, todos trazem abordagens contemporâneas que valorizam dados, cultura de testes e o olhar centrado no cliente para adaptar os diversos modelos de negócios ao novo contexto digital. Em cada uma delas, foram convidadas referências do mercado e de empresas como 3M, Resultados Digitais, Rappi, Nuvemshop e Singu. A inscrição é gratuita.

****
O Conecta Imobi On, evento online do mercado imobiliário realizado pelo Grupo ZAP, será realizado entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. Gratuito, o encontro contará com 15 mil participantes e mais de 100 palestrantes, internacionais e nacionais. Entre os confirmados estão Mark Manson (EUA), pensador e autor do best-seller “A Sutil Arte de Ligar o F*oda-se”; Sohail Inayatullah (Paquistão), acadêmico, cientista político e consultor da Unesco sobre estudos do futuro; e Gustavo Franco, economista, ex-presidente do Banco Central do Brasil e um dos idealizadores do Plano Real. Além disso, executivos de empresas como Google, LinkedIn, Shutterstock e Tecnisa, entre outros, também estarão presentes no encontro, no qual será possível interagir com os palestrantes, outros participantes e visitar a feira de negócios online. Os temas que serão discutidos levam em conta as transformações do mercado e da sociedade com a pandemia do novo coronavírus e variam entre digitalização, retomada do segmento, novas ferramentas, desafios, construtechs, proptechs, tecnologias da construção, futuro do trabalho e inovação. É preciso se inscrever.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.