O sistema UV-C foi desenvolvido com o fornecedor de peças automotivas GHSP e está sendo testado na nova versão G3 das minivans autônomas Chrysler Pacifica Hybrid da Voyage, em San Jose, na Califórnia. O sistema G3, incluindo software atualizado, sensores e poder de computação foi desenvolvido com empresas parceiras, incluindo Fiat Chrysler, Nvidia e Blackberry, e custa apenas a metade do que a iteração anterior, disse o cofundador e CEO da Voyage Oliver Cameron.
Como todas as indústrias, os desenvolvedores de veículos autônomos lutaram para se adaptar à pandemia. Operadores de robôs-táxis, como a Waymo, não retomaram os serviços públicos de transporte, embora os testes de estrada de veículos habilitados para IA continuem. Ao mesmo tempo, os esforços para preparar caminhões robóticos e veículos de entrega que podem ajudar a manter o fluxo das operações de logística se intensificaram. A Voyage, que também não retomou as operações de transporte ainda, diz que está usando o tempo para melhorar seus veículos e serviços para os passageiros mais velhos que atende.
Ao contrário dos serviços da Waymo, da Cruise e de outros programas dos EUA, a Voyage se especializou em fornecer passeios de van sem motorista para idosos em comunidades de aposentados na Califórnia e na Flórida. Esses ambientes relativamente fechados, com limites de velocidade baixos, são mais fáceis de manobrar do que os subúrbios de Phoenix ou o centro de São Francisco, mas também precisam de serviços de transporte para idosos com limitações físicas ou que não podem mais dirigir.
“Esse é um mercado para esses idosos. A única saída para eles atualmente é pedir carona para amigos, Uber ou ônibus, todos os quais perigosos em um mundo de Covid 19”, diz Cameron. “Estamos muito focados em uma solução para esses idosos.”
A Voyage, que começou a trabalhar diretamente com a Fiat Chrysler neste ano para ter vans modificadas para seu programa, inicialmente operará 15 das novas vans G3, antes de aumentar para “centenas”, disse Cameron. Embora ele tenha se recusado a fornecer detalhes específicos sobre a redução de custos com o novo sistema, a maior parte da economia vem de uma grande queda no custo dos sensores, que caíram 65%, e uma redução de 25% no custo do sistema de computador dos usos da Voyage.
A queda nos custos “abre um caminho claro para um negócio lucrativo de robô-táxi que atende a idosos”, disse Cameron.
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