EXCLUSIVO: com IA e machine learning, empreendedor lança plataforma inteligente para vitaminar os brasileiros

8 de março de 2021
Divulgação

Augusto Cruz Neto: plataforma inteligente para personalizar suplementação

Decidido a promover uma transformação no comportamento dos brasileiros que os leve a incluir a suplementação alimentar em suas rotinas, Augusto Cruz Neto deixou um emprego estável e uniu suas expertises em publicidade e business para criar a vitamine-se.

Lançada oficialmente hoje (8), a plataforma foi desenvolvida para ajudar as pessoas a consumirem os suplementos de acordo com as suas necessidades – que são detectadas por meio de um questionário simples, respondido no próprio site.

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“Existem 50 milhões de brasileiros que precisam, atualmente, de suplementação alimentar”, diz Neto. “Para resolver essa necessidade, eles precisam consultar um médico ou nutricionista, fazer exames de sangue e, com a prescrição em mãos, comprar as vitaminas. A partir daí existem dois caminhos: as farmácias de manipulação, normalmente com preços pouco acessíveis, e as tradicionais, com uma infinidade de marcas e dosagens que mais confundem do que ajudam.”

O empreendedor indica, ainda, outros fatores que contribuem para a falta de cultura do brasileiro em relação ao consumo de vitaminas. Um deles é o preconceito, já que muitos ainda acreditam que esses suplementos engordam, são remédios ou custam caro. Outro é a disciplina. “Muita gente até faz o ciclo consulta, exames e aquisição dos produtos, mas abandona o tratamento no meio do caminho”, diz.

Para desmistificar esses tabus, facilitar o processo e baixar os custos – a ponto de democratizar o acesso e fazer do consumo das vitaminas um hábito para toda a vida – , a vitamine-se, construída pela BASE, consultoria especializada em design e desenvolvimento de projetos digitais para startups no Brasil e Estados Unidos, usa inteligência artificial para analisar as informações fornecidas pelos usuários e recomendar a suplementação.

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São 20 perguntas – elaboradas em conjunto com dezenas de médicos e nutricionistas – relativas ao estilo de vida, como gênero, idade, tabagismo, restrições alimentares, consumo de frutas, verduras, legumes e peixes, prática de exercícios físicos, exposição solar e à luz azul, doenças genéticas e memória. Com essas respostas, a plataforma usa os algoritmos para cruzar as informações fornecidas com o banco de dados – e suas inúmeras variáveis – para indicar, em menos de 30 segundos, a melhor combinação de vitaminas para cada caso, de forma personalizada, para aquele momento da vida da pessoa. “Muita gente opta pelos polivitamínicos pela facilidade de ingerir uma única cápsula, mas é preciso alertar que a absorção, nesse caso, não é total. Por isso trabalhamos com o conceito de cápsulas isoladas, com as doses certas para retenção total e, consequentemente, melhor resultado”, explica Neto. Em seguida, é só comprar e receber em casa – as entregas são feitas no país todo.

Atualmente, o portfólio conta com 19 produtos – de vitamina C e zinco a ômega 3 e fosfatidilserina – em embalagens de 30 cápsulas com valores a partir de R$ 44, e três packs prontos com quatro frascos cada, para fortalecimento da imunidade, beleza e energia, a partir de R$ 199,50. Segundo Neto, uma segunda fase, prevista para agosto, vai incluir a linha em pó, com colágeno, glutamina e whey protein. Necessidades futuras apontadas pelo machine learning, ou aprendizado de máquina, também poderão dar origem a novos produtos. A produção é local – atualmente, a vitamine-se conta com dois fornecedores instalados no país.

Com investimentos totais de R$ 2 milhões, Neto espera faturar, nos próximos 12 meses, cerca de R$ 10 milhões. “Meu objetivo é oferecer uma experiência tão simples que as pessoas façam da ingestão das vitaminas um hábito, da mesma forma que fazem com a alimentação e os exercícios físicos. Precisamos nos preocupar com a saúde, e não apenas com a doença.”

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