Marca infantil se prepara para leiloar seu primeiro tênis em NFT

19 de abril de 2021
Divulgação

Silhueta do NFT Pamp Jump, tênis da marca infantil Pampili, que será negociado no blockchain do Ethereum

Os NFTs, ou tokens não-fungíveis, inauguraram uma categoria de ativos digitais que podem ser comercializados por meio do blockchain da criptomoeda Ethereum. Para surfar na onda dessa novidade, a Pampili, empresa brasileira de moda infantil exclusivamente para meninas, lançará, no mês que vem, o seu primeiro tênis utilizando essa tecnologia, o NFT Pamp Jump.

Por meio de um leilão virtual no site, a companhia colocará à venda a versão digital do produto, e destinará 70% do valor arrecadado com o maior lance à ONG Movimento Saber Lidar, especializada em iniciativas de promoção da saúde mental. A ação da marca também prevê que 20% do valor de cada revenda do NFT seja doado para a entidade. Além disso, o primeiro comprador do ativo digital também receberá uma versão física exclusiva, única no mundo.

VEJA TAMBÉM: Os 10 NFTs mais caros da história

O diretor de tecnologia da Pampili Go, Ariel Alexandre, acredita que a venda do NFT Pamp Jump será apenas a primeira de muitas ações da marca com o ativo digital. “Pretendemos criar mais NFTs como esses, que apelidamos de ‘NFTs do bem’”, diz. “Utilizando essa nova tecnologia, conseguimos potencializar muito mais as nossas ações.” Com o amadurecimento do mercado para esse tipo de iniciativa, diz o executivo, outros usos potenciais surgirão ao longo do tempo.

Outras marcas já se apropriaram dos NFTs para vender e comercializar produtos. Um dos principais e mais bem-sucedidos exemplos é o da NBA (National Basketball Association), que passou a vender lances e jogadas gravadas em vídeo por meio da tecnologia, em sua plataforma NBA Top Shot. A iniciativa foi realizada pela liga de basquete dos Estados Unidos com a empresa Dapper Labs e já movimentou US$ 460 milhões com as revendas dos colecionáveis.

Para Alexandre, a entrada de grandes marcas e empresas no mercado de NFTs só mostra o potencial da nova tecnologia. “Essa é a única forma de fazer um leilão mundial e descentralizado de um produto, sem burocracia, muito rapidamente e garantindo a autenticidade”, afirma. “Ações como a nossa [que repassará parte dos valores para ONGs] fazem com que o ciclo de doações se mantenha ativo por muito tempo.” Segundo ele, os NFTs são a forma mais rápida de causar um grande impacto em projetos sociais.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.