Isso tudo é potência de transformação. Um norteador para as empresas e para a sociedade. É com esses valores que o novo consumidor se conecta. É em empresas com essa visão que os talentos querem trabalhar. São organizações com esses posicionamentos que estão performando melhor. Times com perspectivas plurais potencializam a criatividade, a geração de ideias inovadoras, a rentabilidade do negócio e a conexão com o conceito do Environmental, Social and Governance (ESG). Então, como aceitar que, em pleno século 21, a diversidade e a inclusão ainda precisem ser tão veementemente defendidas?
Estamos no mês de comemoração do Dia Internacional da Mulher, então, vou focar nesta questão. Globalmente, precisaremos de 135,6 anos para fechar a lacuna de gênero na economia, na política, na educação. Pensa só. É mais que uma vida inteira, como ilustram os dados do Fórum Econômico Mundial. As mulheres ocupam apenas 19,7% dos assentos dos conselhos das companhias em todo o mundo, revela o estudo Women in the boardroom: A global perspective, da Deloitte Global e do The 30% Club.
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E quais são as competências femininas que estão se sobressaindo no mundo corporativo? Agilidade de aprendizado, capacidade de inspirar e motivar os outros, comunicação e senso de equipe, valores de diversidade e habilidade de tomar decisões inovadoras.
Da mesma forma, mulheres na liderança melhoram muito o desempenho ESG das empresas. A sua presença no board é uma sinalização ao mercado de que a companhia está mais preocupada com questões de gênero e de minorias, ou seja, que é socialmente responsável. Da mesma forma, conselheiras provocam impacto positivo 33% maior que conselheiros quanto à performance em sustentabilidade, revela levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV). Considerando que o alinhamento às práticas ESG está se tornando um fator decisivo para a avaliação de investidores, acionistas e gestores de fundos, fica fácil entender o quanto precisamos de mais mulheres na alta liderança.
Quem já se sentiu deslocado em alguma situação da vida vai entender. Nós, humanos, temos o desejo de sermos únicos, percebidos e respeitados na nossa singularidade. Mas, ao mesmo tempo, queremos sentir que pertencemos a algo. Se não conseguirmos promover a singularidade e o pertencimento, não teremos a inclusão, de fato, nas organizações.
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A pesquisadora Stefanie Johnson nos explica no livro Inclusifique: como a inclusão e a diversidade podem trazer mais inovação a sua empresa (recomendo a leitura) que líderes que inclusificam conseguem criar um melhor relacionamento com seus times. E profissionais engajados costumam superar os demais em 10% na avaliação dos clientes, em 21% na produtividade e 22% na rentabilidade.
Para termos maior representatividade das mulheres em posições de liderança precisamos construir uma cultura organizacional com processos claros. O lugar das mulheres é onde elas quiserem estar.
Camila Farani é um dos “tubarões” do “Shark Tank Brasil”. É Top Voice no LinkedIn Brasil e a única mulher bicampeã premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards 2016 e 2018. Sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique de investimentos em empresas de tecnologia, as startups.
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