Em fevereiro, relatei como os recursos de privacidade ATT da Apple lançados no iOS 14.5 custariam à rede social mais de R$ 47 bilhões. À medida que os usuários do iPhone começam a se preocupar mais com a privacidade, e o CEO da Apple, Tim Cook, continua a impulsionar a área de marketing da empresa, um número crescente de pessoas está dizendo não ao rastreamento em seus iPhones. Isso está causando uma queda estimada em torno de 15% a 20% para os anunciantes no iOS.
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“Nossas descobertas sugerem que as empresas de rastreamento, especialmente as maiores com acesso a grandes quantidades de dados primários, ainda rastreiam os usuários nos bastidores”, escreveram os pesquisadores. Isso acontece por meio de vários métodos, dizem eles, incluindo o uso de endereços IP para vincular IDs específicos de instalação entre aplicativos e “através da funcionalidade de login fornecida por aplicativos individuais, como login do Google ou Facebook ou endereço de e-mail”.
Dado que os recursos de privacidade do iPhone estão prejudicando as receitas na casa dos bilhões, a ATT certamente está trabalhando até certo ponto. Sempre haverá desenvolvedores que tentarão contornar as regras do fabricante do iPhone, então talvez esse aspecto possa ser policiado um pouco melhor e as brechas fechadas pela Apple. O ATT da Apple certamente não é perfeito, mas em um momento em que as pessoas se preocupam com os hábitos famintos de dados do Facebook e outros, é um começo.