Entenda o delivery autônomo que a Uber está testando nos EUA

11 de setembro de 2022
Divulgação/Nuro

Minivan da Nuro que está sendo testada pela Uber

A Nuro, desenvolvedora de veículos de entrega elétricos autônomos e legais, apoiada pelo Softbank, firmou uma parceria de longo prazo com a Uber para usar suas microvans em forma de torradeira para transportar pedidos de alimentos, mantimentos e outros produtos para clientes no Vale do Silício e Houston usando o serviço Uber Eats a partir deste ano.

As pessoas que usam o aplicativo Uber Eats em Houston e Mountain View, Califórnia (onde a Nuro está sediada) poderão fazer pedidos de entregas usando o novo serviço autônomo neste outono, com planos de expandir o programa para outras partes da área da baía de São Francisco na região, disseram as empresas. Os veículos alertam as pessoas quando chegam, momento em que o cliente insere um código para abrir o compartimento que contém seu pedido.

Nuro se recusou a compartilhar detalhes financeiros do acordo de 10 anos com a Uber e também não especificou quantos de seus novos veículos Nuro serão implantados no programa. A combinação de sua tecnologia e a escala do Uber significa que “podemos expandir as opções de entrega de comida de seus restaurantes familiares locais favoritos até redes nacionais”, disse Cosimo Leipold, chefe de parcerias da Nuro, em comunicado.

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Criado por dois dos membros originais do projeto de carros autônomos do Google em 2016, o foco do Nuro está em serviços de entrega de última milha em velocidade relativamente baixa em áreas urbanas e suburbanas, em vez de robotaxis ou semi-caminhões autônomos. A empresa também tem sido uma prodigiosa angariação de fundos, arrecadando mais de US$ 2 bilhões (R$ 10,47 bilhões) para construir operações.

Seus novos veículos autônomos Nuro, carregados com sensores laser lidar, câmeras e radares e capazes de viajar até 45 milhas por hora, estão sendo construídos na nova instalação de montagem da empresa perto de Las Vegas, com baterias e componentes-chave sendo fornecidos por bateria e eletricidade da fabricante de veículos BYD. Eles não possuem volantes, pedais de acelerador e freio e outros controles convencionais e receberam aprovação da Califórnia e do Departamento de Transportes dos EUA para operar em vias públicas.

Antes de sua parceria com a Uber, a Nuro operou vários projetos de entrega piloto com empresas e serviços, incluindo FedEx, Walmart, CVS, Kroger e Domino’s Pizza no Texas, Arizona e Califórnia. Também conta com a Chipotle como investidora. Tem o potencial de trabalhar com muito mais comerciantes como resultado da nova aliança, pois há mais de 825.000 nas 11.000 cidades do mundo na plataforma Uber Eats, disseram as empresas.