Setembro é um mês que, ao longo dos anos, tornou-se especial para os amantes da tecnologia, e isso se deve, em grande parte, ao iPhone. O icônico smartphone da Apple é protagonista de um evento que acontece todo ano neste mês – em 2023, já confirmado para o dia 12 – gerando expectativa e entusiasmo nos consumidores.
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2023 é o ano do iPhone 15, que promete, principalmente, “colocar a Apple na liderança do número de smartphones vendidos no mundo”, afirma Beto Guimarães de Almeida, CEO na Interbrand Brasil, consultoria global de marcas. Atualmente, a Samsung é a líder de vendas global, segundo a consultoria IDC.
Desde seu lançamento, em 2007, o modelo revolucionou a forma como o consumidor comum se relaciona com a tecnologia. A Apple foi a primeira empresa a lançar um smartphone com tela sensível ao toque, indo na contramão do que especialistas aconselhavam à época, e a integrar sistemas de música e navegação online em um só aparelho.
Confira 8 modelos emblemáticos do iPhone, desde sua criação, em 2007:
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iPhone 2G (2007)
O iPhone original foi lançado em 2007 e revolucionou a indústria de smartphones. Sua tela sensível ao toque, design elegante e sistema operacional inovador mudaram para sempre a forma como interagimos com dispositivos móveis. -
iPhone 4 (2010)
Conhecido pelo design elegante de vidro e aço inoxidável, o iPhone 4 também trouxe a famosa tela retina de alta resolução. Foi um dos modelos mais icônicos da Apple. -
iPhone 5c (2013)
Lembrado por ser o primeiro iPhone disponível em várias cores, o 5C foi descontinuado rapidamente após a baixa adesão do público. -
iPhone 6 e 6 Plus (2014)
Marcaram a transição para telas maiores, com o iPhone 6 tendo uma tela de 4,7 polegadas e o 6 Plus com 5,5 polegadas. Isso atendeu à demanda por smartphones com telas maiores. -
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iPhone 8 Plus (2017)
“No Brasil, a geração queridinha é a do 8Plus, que tem muita relação com a qualidade da câmera. Inclusive, tem um filme gravado apenas com a câmera do 8 Plus, chamado High Flying Bird”, conta Pedro Sant’Anna. -
iPhone X (2017)
Marcou o décimo aniversário do iPhone e trouxe uma mudança radical de design, com uma tela OLED sem bordas e o reconhecimento facial Face ID. Foi um divisor de águas em termos de design e tecnologia. -
iPhone 12 (2020)
Introduziu a conectividade 5G e um novo design com bordas planas. Foi bem recebido por sua combinação de desempenho e recursos. -
iPhone 14 (2022)
A conexão via satélite e a detecção de acidentes para alertar os contatos de emergência foram as duas grandes novidades da geração 14.
iPhone 2G (2007)
O iPhone original foi lançado em 2007 e revolucionou a indústria de smartphones. Sua tela sensível ao toque, design elegante e sistema operacional inovador mudaram para sempre a forma como interagimos com dispositivos móveis.
Gerando desejos
“O iPhone entra em uma lógica muito interessante, porque quando ele foi lançado, as pessoas nem sabiam que o queriam. Mas ele passou a ser não só um objeto de desejo, como uma necessidade”, diz Pedro Sant’Anna, COO e cofundador da Allugator, empresa de aluguel de smartphones especializada em iPhones.
O impacto do smartphone na indústria tecnológica foi tão grande que impulsionou o desenvolvimento de telas sensíveis ao toque de alta qualidade, processadores mais rápidos, câmeras avançadas e uma conectividade sem precedentes.
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Além disso, a App Store, lançada em 2008, criou um ecossistema diversificado de desenvolvedores de aplicativos, o que ocasionou inevitavelmente em grandes inovações em praticamente todos os aspectos da vida moderna, desde serviços de compartilhamento de carros até aplicativos de rastreamento de saúde.
A junção do recém-lançado aparelho com o surgimento das primeiras redes sociais, moldaram a sociedade em que estamos inseridos. É inegável o efeito da conexão constante, das notificações instantâneas, e-mails em tempo real e acesso à internet na palma da mão, na maneira de trabalhar, socializar e consumir informações.
Concorrente de si mesmo
Apesar das reclamações de consumidores sobre a falta de novidades surpreendentes nos novos iPhones, existe uma lógica diferente da Apple em relação aos concorrentes. Sant’Anna, cofundador da Allugator, explica: “O iPhone compete contra ele mesmo. Diferentemente do Android, que em todo lançamento tenta acrescentar o máximo de funcionalidades possíveis para competir no mercado, o lançamento do iPhone é marcado pela implementação de coisas que já existiam, porém do jeito Apple.”
“A cada lançamento eles criam produtos mais desejados, são especialistas nisso. É difícil ver isso em outras marcas. Hoje a Apple não é só uma empresa de tecnologia, ela revoluciona os mercados onde entra, desde a música até a saúde. “, complementa o CEO da Interbrand Brasil.
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O desafio que a Apple enfrentará no próximo dia 12 é grande, já que precisa reverter o cenário de desaquecimento de vendas. A empresa teve uma receita de US$ 94,8 bilhões no segundo trimestre deste ano, queda de 3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“Continuamos fazendo investimentos de longo prazo e liderando de acordo com nossos valores, inclusive conquistando grandes avanços na neutralização das emissões de carbono até 2030 ao fabricar produtos e estabelecer cadeias de fornecimento”, declarou Tim Cook, CEO da Apple.