5 asteroides – alguns do tamanho de um avião – passarão pela Terra esta semana

11 de setembro de 2023
Montagem digital de um asteroide no espaço

Embora não sejam visíveis a olho nu, a NASA oferece um rastreador virtual de asteroides para acompanhar onde no sistema solar cada asteroide está em tempo real.

O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa monitora de perto a passagem de uma série de asteroides próximos à Terra esta semana. Quatro desses asteroides, denominados RG, RH, QC5 e GE, estão programados para passar pelo nosso planeta na sexta-feira, 15. Já no sábado, o recém-descoberto RL, asteroide do tamanho de um ônibus, fará sua travessia, chegando a uma distância aproximada de 754 milhões de quilômetros.

Leia também:

Embora os asteroides passem pela Terra nos próximos dias, eles não representam uma ameaça iminente, pois, para serem rotulados como objetos perigosos pela Nasa, eles devem estar a menos de 6 milhões de quilômetros da Terra – o que todos eles estão – e ter pelo menos cerca de 150 metros, o que nenhum deles se aproxima. Embora não sejam visíveis a olho nu, a Nasa oferece um rastreador virtual de asteroides para acompanhar onde cada um está em tempo real no sistema solar.

5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente:

Piano de cauda Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
O maior edifício do mundo O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.more
Do tamanho de uma girafa No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
Do tamanho de uma casa Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
Um grupo de asteroides Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.

Como são os asteroides que passarão pela Terra esta semana?

Descoberto pela primeira vez em 2023, o RG é um asteroide do tamanho de um ônibus e passará a cerca de 1,6 milhões de quilômetros; o RH tem o tamanho de um avião, foi descoberto pela primeira vez em 2023 e também passará a cerca de 1,6 milhões de quilômetros; o QC5 foi encontrado pela primeira vez em 2023, tem o tamanho de um avião e passará a cerca de 4 milhões de quilômetros; e o GE foi observado pela primeira vez em 2020, é do tamanho de um ônibus e passará a cerca de 5,6 milhões de quilômetros da Terra.

Quantidade de asteroides no sistema solar

1.303.867. É o número de asteroides estimados pela Nasa no sistema solar.

O que são asteroides?

Quando o sistema solar se formou há cerca de 4,6 bilhões de anos, uma grande nuvem de poeira e gás colapsou e formou os planetas e o Sol. As peças sobressalentes que não se incorporaram aos planetas tornaram-se asteroides. A maioria dos asteroides está localizada no cinturão de asteroides, uma área entre Júpiter e Marte, mas às vezes eles saem para entrar na órbita de outros planetas, como a Terra. Eles fornecem aos cientistas informações importantes sobre a história do sistema solar, inclusive, a Nasa já realizou várias missões espaciais para estudá-los – a mais recente aconteceu em 2016, com a espaçonave OSIRIS-REx, que voou até um asteroide próximo da Terra chamado Bennu, a espaçonave deve pousar em um deserto em Utah ainda este mês.

Asteroides são perigosos?

A Terra é atingida por pequenos asteroides o tempo todo, mas não há previsão de grandes asteroides atingirem a Terra nos próximos 100 anos, relata a Space. Na década de 1990, astrônomos alertaram sobre uma possível colisão com um grande asteroide em 2028, embora cálculos mais recentes tenham descoberto que houve um erro e que a colisão é improvável de ocorrer. A possibilidade de um asteroide grande e prejudicial atingir a Terra é pequena, com a Nasa prevendo que isso acontece uma vez a cada 100.000 anos.