Com 35 barcaças, dez a mais do que o comboio tradicional, a nova operação da Hidrovias do Brasil que recebeu autorização da Marinha transportará 70 mil toneladas de grãos, volume comparável à capacidade de um tradicional graneleiro do tipo panamax.
O destino do comboio, de 346 metros de comprimento e 75 metros de largura, será o porto na região de Barcarena (PA), que receberá as cargas procedentes do terminal de Itaituba (PA), onde os grãos chegam em caminhões, que trazem soja e milho de Mato Grosso principalmente.
“A nossa busca por melhoria contínua é incessante e a prova disso é esse projeto: desde o início das operações em navegação, em 2016, tivemos um crescimento em 118% no volume transportado por viagem e redução de 58% no custo operacional”, disse a vice-presidente de Operações da Hidrovias do Brasil, Gleize Gealh, em nota.
Além da Hidrovias do Brasil, outros operadores atuam na rota logística Itaituba-Barcarena, fundamental para o escoamento dos grãos na região Centro-Oeste.
A empresa citou estimativas que indicam que o Mato Grosso vai responder, até 2023, por quase 85 milhões de toneladas de exportações, volume que equivale às safras de soja e milho do Estado somadas, na última temporada.