Os consumidores encontrarão a embalagem nos lácteos das marcas Nesfit, Molico, Ninho, Neston e Nestlé. A iniciativa, pioneira nessa categoria de produto, foi viabilizada pela Iogurteria Nestlé por meio da DPA Brasil, joint-venture formada pela Nestlé e a cooperativa neozelandesa Fonterra.
Todas as novas embalagens estarão vinculadas ao Projeto Re, criado pela Nestlé em 2019, que tem como premissa reduzir, recriar e repensar aspectos-chave das operações, além de educar e abrir o diálogo com os consumidores e apoiar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e economia circular. Com esses esforços, a expectativa da gigante de alimentos é que deixem de ser produzidas 87 milhões de garrafas de plástico virgem por ano.
“Seremos a primeira empresa de iogurtes a ter todas as garrafas da categoria produzidas com plástico reciclado pós-consumo, mantendo todas as características do produto e a qualidade”, diz Gabriela Guerreiro, diretora de marketing da DPA Brasil.
Hoje, cerca de 95% das embalagens da companhia no Brasil são elaboradas para serem recicladas ou reutilizadas. O compromisso global é que esse índice chegue a 100% até 2025. A confecção de embalagens de PET reciclado para os iogurtes consome menos 79% energia na comparação com a PET virgem, o que também contribui com a redução de emissões de poluentes na ordem de 71%.
Tecnologia na PET reciclada e redução de plástico
Para chegar à solução de envase de iogurte em garrafas recicladas, e transformar PET já utilizado em PET-PCR para o consumo novamente, a DPA Brasil conta com a parceria de fornecedores especializados na tecnologia e transformação desses materiais, homologadas por meio de metodologia validada pela Anvisa em suas duas fábricas de iogurtes no Brasil, em Araras (SP) e Garanhuns (PE).
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