Schneider Electric e Global Footprint Network lançam projeto para postergar “Earth Overshoot Day”

Hiroshi Watanabe/Getty Images
Hiroshi Watanabe/Getty Images

Iniciativa lista uma centena de soluções de combate às mudanças climáticas

A multinacional francesa de automação Schneider Electric e a GFN (Global Footprint Network), instituto de pesquisa que acompanha o gerenciamento global de recursos naturais, firmaram uma parceria com o objetivo de promover soluções em prol da preservação do meio-ambiente. Intitulada “100 Dias de Possibilidades”, a iniciativa publicará todos os dias, a partir de hoje (29), uma sugestão de projeto que enfrente as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.

A ideia é que o movimento comece no mesmo dia do “Earth Overshoot Day” (“Dia de Ultrapassagem da Terra”, em tradução livre) – ou seja, hoje -, data que marca quando o consumo de recursos da humanidade para aquele ano excedeu a capacidade do planeta de regeneração. Em contrapartida, os 100 dias marcam o tempo que falta até a próxima COP26 (Conferência Anual do Clima), evento onde os governantes de todo o mundo debatem medidas de combate às mudanças climáticas. 

LEIA MAIS: Presidência do G20 diz que ministros não chegaram a acordo para comunicado sobre clima

Entre os exemplos de soluções sustentáveis compartilhadas estão a integração da infraestrutura de carregamento de microrrede com os veículos elétricos, medida capaz de reduzir as emissões de carbono do setor em até 62%, segundo informações do site oficial do projeto. A iniciativa, considerada pioneira no mercado, vai ser colocada em prática no depósito de ônibus Smart Brookfield em Maryland, nos Estados Unidos. 

Outro destaque é a conversão da rede de distribuição elétrica do Egito para um modelo de quatro centros de controle que devem otimizar e monitorar o gasto de energia em todo o país. A ação foi uma contribuição da Schneider com a fornecedora de serviços públicos Egyptian Electricity Holding Company. De acordo com a empresa, a mudança será uma importante estratégia de sustentabilidade para atender à demanda futura da população. 

Outras quatro contribuições diretas da companhia especializada em energia serão apresentadas nos próximos dias, como casas inteligentes e medidas para a redução do desperdício de alimentos. Com isso, as companhias esperam adiar a data do próximo Earth Overshoot Day e promover a causa ecológica no planeta. 


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).