Preocupação ambiental, comportamento ético e ações concretas para diminuir as desigualdades sociais eram considerados há pouco mais de 20 anos um diferencial, quase um luxo, das empresas que se pretendiam sustentáveis. Hoje atuar fortemente nesses temas passou a ser mandatório para qualquer organização. Mais que metas e propósitos intangíveis, mais que declarações públicas de boas intenções, as companhias têm que provar com fatos e dados o que estão fazendo e demonstrar com métricas e indicadores auditáveis o impacto positivo de suas atividades. A sustentabilidade em diferentes âmbitos entrou em um novo patamar e essa fase tem nome, ou melhor, sigla: ESG, do inglês environmental, social and governance, ou seja, ambiental, social e governança.
Essencialmente, o ESG trata da incorporação de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança no universo corporativo e sua transformação em um ativo financeiro tangível. Os critérios ESG se tornaram relevantes na análise de riscos e na tomada de decisões dos investidores e já impactam nas decisões de compra dos consumidores. Sua relevância é tamanha que empresas do mundo inteiro têm investido para fazer com que suas políticas de governança tragam retornos ambientais e sociais o quanto antes.
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A convergência de interesses que coloca o ESG em destaque é muito influenciada pelos investidores, pela opinião pública e pelas mudanças de hábitos de consumo. Levantamento realizado pelo Instituto Akatu e a GlobeScan sobre as percepções dos consumidores em 27 países mostrou que no Brasil mais de 70% dos consumidores esperam que as empresas não agridam o meio ambiente e mais de 60% querem que as empresas estabeleçam metas para tornar o mundo melhor.
Pensando nisso, a Forbes Brasil reuniu as 10 empresas de principal destaque na implementação de práticas ESG na lista a seguir:
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Victor Affaro Camila Nogueira, Christian Orglmeister, Walter Schalka, Marcela Porto e
Cristiano de Oliveira (em pé); Marcelo Bacci e Pablo Machado (sentados), da Suzano -
Maurino Borges Oswaldo Tadeu Fernandes, CFO e diretor executivo responsável por sustentabilidade do Bradesco
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Renato Pizzutto Marco Antonio Souza Cauduro, CEO do Grupo CCR
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Alessandro Mendes/Divulgação Maurício Bähr, CEO da Engie
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Roberto Setton/Divulgação Leila Melo, Comitê Executivo das áreas Jurídica, de Relações Corporativas e Sustentabilidade do Itaú Unibanco
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Fabiano Panizzi/Divulgação Fabio Faccio, diretor-presidente da Lojas Renner
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Divulgação Fred Trajano, CEO Magalu
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Divulgação Miguel Gularte, CEO Marfrig
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Roberto Setton/Divulgação Marcelo Behar, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos de Natura &Co
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Divulgação Hilton José da Veiga Faria, diretor de RH e Sustentabilidade do grupo WEG
Camila Nogueira, Christian Orglmeister, Walter Schalka, Marcela Porto e
Cristiano de Oliveira (em pé); Marcelo Bacci e Pablo Machado (sentados), da Suzano
*Décio Galina, José Vicente Bernardo, Mariana Weber, Solange Guimarães e Vera Ondei
Reportagem publicada na edição 87, lançada em maio de 2021.
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