A atuação, segundo ele, é percebida por consumidores, hoje mais atentos a companhias engajadas em prol do meio ambiente e da sociedade, e por investidores, interessados em empresas que priorizam uma agenda sustentável, de apoio a causas sociais e com elevada transparência. “Essa conduta transmite clareza e segurança, além de uma visão estratégica em relação a riscos e oportunidades.”
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Para monitorar a evolução dessa agenda, a Natura &Co estabeleceu 31 objetivos. “Entre as principais métricas estão atingir zero em emissões líquidas de carbono e contribuir para zerar o desmatamento da Floresta Amazônica, garantir os direitos humanos e a diversidade em nossa rede e implementar um modelo econômico circular, em que 100% das embalagens usadas sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.” Há 16 grupos de trabalho para planejar e implementar ações, acompanhadas por 27 executivos das quatro marcas. “Esses compromissos e metas também influenciam em 20% a remuneração variável de executivos, para todo o grupo, assim como ocorre na Natura desde 2009.”
Durante a pandemia, o grupo doou R$ 30 milhões para a saúde pública, comunidades parceiras, consultoras e representantes para auxiliar no enfrentamento à Covid-19 na América Latina. Outra ação de destaque na área social é o IDH de Consultoras Natura, criado para desenvolver soluções para a melhoria da qualidade de vida das consultoras da marca, como serviços de inclusão digital e educação financeira: o índice subiu 3,1% em 2019 em comparação a 2017. Na Avon, um compromisso antirracista prevê contratar pelo menos 50% de pessoas negras e uma meta de 30% de mulheres negras em cargos de liderança até 2030. Na Natura &Co América Latina, 51% das lideranças são mulheres.
Em 2020, a Natura &Co se tornou a maior empresa do mundo a receber o certificado do Sistema B, movimento que valoriza negócios que unem propósito e lucro. “Mostramos que é perfeitamente possível crescer economicamente e partir de um negócio sustentável, que prioriza o comércio justo, a conservação da biodiversidade e o bem-estar socioeconômico de toda a nossa rede de relações”, conclui Behar.
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