Gerando Falcões fecha parceria para levar internet gratuita à Favela dos Sonhos

9 de março de 2023
Divulgação/Gerando Falcões

A ONG irá disponibilizar 15 roteadores espalhados pela comunidade com internet de alta velocidade, por meio do Wi-Fi 6

A ONG Gerando Falcões lança a iniciativa Favela 3D, projeto de reestruturação de favelas que busca melhorar a qualidade de vida dos moradores, em parceria com a VIP Telecom, operadora de internet por banda larga da região metropolitana de São Paulo; a FiberX, integradora de tecnologia e soluções; e a Huawei do Brasil, multinacional de infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes.

LEIA MAIS: Favelas atendidas pela Gerando Falcões chegam a mais de 95% de empregados

A Favela dos Sonhos fica localizada no município de Ferraz de Vasconcelos e receberá internet gratuita de alta velocidade por meio do Wi-Fi 6, distribuídos em 15 roteadores que serão instalados em pontos estratégicos com o objetivo de promover a inclusão digital na comunidade onde moram cerca de 190 famílias.

Esses dispositivos tecnológicos, também chamados de Access Points Externos, fornecem cobertura Wi-Fi em ambientes de alta densidade, com antenas inteligentes integradas, que aumentam a capacidade do sistema e melhoram a experiência do usuário.

Segundo a Diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões, Nina Rentel, a disponibilização de internet gratuita de alta velocidade irá contribuir na formação de jovens periféricos. “Quase 40% da população é formada por jovens de até 14 anos e que dependem, muitas vezes, de conexão para avançarem com estudos. Esse é um piloto para que futuramente seja escalável e viável de multiplicação para outros territórios”, explica.

A VIP Telecom ficará responsável pela instalação dos roteadores e da rede de acesso à internet, que vão desde a fixação de cabos de fibra óptica de ultra velocidade e de aparatos complementares de alta performance tecnológica. De acordo com o CEO da VIP Telecom, Fábio Abreu, “o propósito da VIP Telecom é levar conexão de qualidade de forma democrática. Nos comprometemos em trabalhar em prol da inclusão digital no Brasil, e o projeto Favela 3D tem total sincronia com esse objetivo. Acreditamos que a internet é um meio de transformação social, de realização de sonhos, que gera oportunidades e aumento da qualidade de vida”.

LEIA MAIS: Nestlé e Gerando Falcões lançam primeiro produto social da empresa no mundo

A FiberX atua em parceria com a Huawei no fornecimento de equipamentos para instalação e configuração da rede. Os modelos de Access Points AirEngine disponibilizados pela Huawei são um dos únicos com capacidade para operar o novo Wi-Fi 6 sem diminuir a performance.

O projeto Favela 3D deseja promover o acesso democratizado para pessoas de baixa renda, que futuramente, podem desenvolver novas técnicas e práticas para além da iniciativa da Gerando Falcões. Algumas das práticas a serem trabalhadas inclui elaboração de currículo a cursos técnicos diversos, como letramento digital e empreendedorismo, educação financeira e educação básica, que irão impulsionar o comércio na região.