A marca de relógios suíços de luxo e a famosa montadora alemã, que têm uma longa história de corridas juntas -desde o embaixador da Heuer Jo Siffert dirigindo pela Porsche na década de 1970 até sua atual equipe de Fórmula E – anunciaram um acordo de vários anos para colaborar no desenvolvimento de produtos e ativações ao vivo. Para celebrar a união, a Tag Heuer e a Porsche também lançaram um novo relógio: o cronógrafo Tag Heuer Porsche Carrera.
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Detlev Von Platen, ex-CEO norte-americano da Porsche e membro do conselho executivo acrescenta: “Tivemos muitos pontos de contato na história, é claro, no mundo do automobilismo e das corridas. Mas não estamos falando apenas de uma colaboração de marketing aqui e ali. Estamos falando sobre novas tecnologias, conectividade; estamos falando sobre eletrificação”.
A conexão entre as duas marcas remonta a pelo menos 1963, quando Jack Heuer (bisneto do fundador da marca) criou o primeiro cronógrafo Heuer Carrera, projetado para ajudar os pilotos de competição a manter o tempo durante uma corrida – ”carrera” significa “corrida” em espanhol.
“O primeiro uso do nosso cronógrafo foi realmente para dizer o tempo para corridas de carros, e a precisão foi importante para determinar quem ganhou e quem ficou em segundo lugar”, diz Arnault. “E nossos clientes adoram essa autenticidade profunda.”
Arnault diz que o Carrera é apenas o começo: “Podemos esperar novos lançamentos no futuro com ênfase na inovação”, diz ele sobre a parceria com a Porsche, “especialmente com materiais e tecnologias”. Ele planeja investir mais na conectividade entre os smartwatches da Tag Heuer e os veículos Porsche, bem como a instalação de relógios Tag Heuer nos painéis da Porsche.
A integração da marca transcende o lançamento de produtos e será transferida para competições ao vivo e patrocínios. No automobilismo, ambas as empresas estão se preparando para o próximo FIA World Endurance Championship e o norte-americano IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Patrick Dempsey, que é patrocinado pelas duas marcas, vai estrelar as campanhas publicitárias.
Mas a colaboração não é apenas a respeito de velocidade. Além de lançar o aplicativo Tag Heuer Golf em 2019, Arnault, um ávido praticante do esporte, apresentou a edição Golf para a Tag Heuer Connected Line no ano passado. A empresa também se juntará à Porsche para patrocinar futuros torneios de golfe do Porsche European Open. Ambas as marcas também serão duplas parceiras em eventos de tênis – Tag Heuer será o relógio oficial e cronógrafo para o Porsche Tennis Grand Prix, em Stuttgart, Alemanha.
A parceria tem outro objetivo básico: expandir os canais de marketing e distribuição. Antes de a pandemia fechar as portas de lojas da Tag Heuer ao redor do mundo, a Forbes noticiava que as vendas de Apple Watches eram maiores do que a de relógios suíços no total. Arnault diz que a reformulação do site da empresa no início do ano passado ajudou a suavizar os golpes de 2020.
“Houve uma mudança e sempre acreditamos que o comércio eletrônico aconteceria para os produtos de alto preço e relógios de luxo”, diz Arnault. “Hoje, com a crise, isso não é mais uma questão. E começamos a levar esse hábito a sério, pois ele veio para ficar. Então, mais do que nunca, vamos investir neste canal.”
Quanto à Porsche, que teve um declínio nas vendas de 2020 em 7% em relação a 2019, a parceria também é uma maneira de atrair fãs da Tag Heuer e do automobilismo – bem como millennials. “Não estamos apenas olhando para trás”, diz Von Platen, “se você falar sobre gerações mais jovens, novas gerações, novos mercados, onde as marcas precisam ser cultivadas com a narrativa, essa é a força dessa parceria”.
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