Michelle Pfeiffer revela qual foi sua inspiração ao criar o novo perfume da linha Henry Rose

26 de abril de 2021
Reprodução/Forbes

A atriz Michelle Pfeiffer, fundadora de Henry Rose

Quando Michelle Pfeiffer era uma menina, ela roubou rosas de seus vizinhos para criar seu primeiro perfume. Michelle cria perfumes naturais muito antes de se tornar uma tendência e o lançamento de sua linha, a Henry Rose, oficializou isso há dois anos. 

A nova fragrância, a Windows Down, é exatamente o perfume de que precisamos agora. Entregando vibrações otimistas e alegres – com uma mistura de toranja, bergamota, neróli, flor de laranjeira, musgo e almíscar – a fragrância fresca é uma boa redefinição após um inverno muito longo. 

LEIA TAMBÉM: Os atores indicados ao Oscar 2021 mais bem pagos

Com a Henry Rose, Michelle provou que está sempre alerta quando se trata de criar os perfumes que as pessoas desejam. Ela compartilha, em entrevista à Forbes, como o Windows Down surgiu, sua memória de cheiro mais antiga e por que o cheiro não tem gênero.

 

F: Qual foi a inspiração para o Windows Down?

Michelle Pfeiffer: Você tem uma ideia do que está procurando para completar seu portfólio. Estávamos realmente tentando criar algo que fosse interessante e tivesse bergamota e notas de toranja e algo que fosse leve. E esse sentimento de liberdade pessoal, de se sentir livre. Eu estava dirigindo pela rua um dia e simplesmente abaixei minha janela. Não fazemos mais isso, certo? Você faz isso quando é mais jovem, mas por algum motivo [você para]. Essa sensação de abrir sua janela e deixar o ar entrar e deixar o vento bagunçar seu cabelo e essa sensação de liberdade, eu acho que é a sensação que você tem com isso.

F: Por que você decidiu lançar sua primeira campanha criativa com o Windows Down agora?

MP: Essa sempre foi minha visão para a marca. Eu não posso nem acreditar que estamos chegando em nosso segundo aniversário de lançamento. Eu juro, eu realmente tive que olhar – pensei que não podem ter se passado apenas dois anos porque tanta coisa aconteceu. Tem sido tão intenso, mas parte disso é que não tivemos tempo ou capacidade para realmente respirar e pensar sobre isso, mas eu sempre quis sair para as ruas de Los Angeles e atingir pessoas reais e isso é o que fizemos, porque a personalidade da marca é a mesma para todos. Finalmente conseguimos fazer isso.

F: Depois de um ano em isolamento social, a forma como você usa ou pensa sobre fragrâncias mudou?

MP: Não, de forma alguma. Na verdade, sinto que é ainda mais significativo para as pessoas. Não sabíamos no início como isso afetaria nosso negócio e o que todos nós aprendemos é que as pessoas, na verdade, cada vez mais se esforçam para criar seu ambiente para que se sintam melhor sobre si mesmas. É algo muito pessoal, experiência emocional. Eu sei que é para mim, por isso fui e comecei esta empresa. Vimos na categoria doméstica [crescimento] velas e óleos difusores, então é apenas um estímulo inesperado que você pode obter ao longo do dia. Quando você sente aquele cheiro surpreendente de seu perfume favorito, isso lhe dá um momento de alegria que não esperava. Acho que o que descobrimos é o quão importante é, e se tornou ainda mais para as pessoas durante a quarentena da pandemia. 

F: Quais são suas formas favoritas de usar fragrâncias?

MP: Eu passo por fases, mas realmente adoro usá-las todos os dias e adoro aplicá-las em camadas. Eu adoro brincar com elas. Torn é a primeira fragrância que desenvolvemos e é a minha favorita. Uso com frequência e também estou muito curiosa para colocá-la com o Windows Down. Acho que vai ser uma combinação fatal.

VEJA MAIS: Por dentro das fortunas de Alex Rodriguez e Jennifer Lopez: como a separação irá afetar o patrimônio do casal

F: Qual é a sua memória de cheiro mais antiga?

MP: Ao longo de todo esse processo, percebi que não estava realmente ciente de como minhas memórias são potentes e o quanto elas realmente me motivaram nesse processo. Algumas das minhas memórias mais vívidas da infância vêm de ficar embaixo do jasmim do meu vizinho florescendo do outro lado da rua. Eu sabia que era uma determinada hora do dia e que duraria apenas um certo período de tempo. Outra memória vívida, a mais antiga, seria quando eu andava sorrateiramente para o jardim do meu vizinho. Eles tinham um jardim de rosas e me lembro de sentar ali de pernas cruzadas na calçada quente de verão e respirar profundamente e ficar de olho na porta porque esperava que a qualquer momento eles viessem correndo, gritando para eu sair do jardim. Eles nunca fizeram isso e muitas vezes penso neles. Eu não os conheci. Não é estranho? E sempre fiquei curiosa para saber se eles costumavam me espiar e perguntar quem é essa garotinha estranha roubando nossas rosas? Um dia, criei coragem para realmente roubar algumas. Corri para casa com elas e coloquei em um recipiente e mexi tudo. Esta foi minha primeira tentativa de perfumaria. Pensei em fazer um perfume de rosa, e o cheiro era divino, é claro, e imediatamente começou a apodrecer. Isso foi muito decepcionante.

F: Você foi uma perfumista desde o início. Por que você decidiu lançar o Henry Rose primeiro? 

MP: Tudo começou com o nascimento dos meus filhos, há 27 anos. Comecei a olhar para o mundo através dos olhos deles, e como todas as novas mães que desejam protegê-los. Fiquei cada vez mais ciente dos produtos que consumimos e colocamos em nossos corpos, e a transparência se tornou um grande problema para mim. Em algum ponto, depois de um tempo, me deparei com um banco de dados do Environmental Working Group (Grupo de Trabalho Ambiental – grupo ativista dos EUA especializado em pesquisa e defesa nas áreas de subsídios agrícolas, produtos químicos tóxicos, poluentes da água potável e responsabilidade corporativa) sobre matérias-primas usadas nos cosméticos e produtos de limpeza. Eles avaliam os produtos pela forma como são perigosos, e eu simplesmente fui até atrás disso. A única coisa que eu percebia continuamente era que a fragrância estava obtendo uma classificação de risco muito alta. À medida que a indústria de cosméticos começou a se tornar cada vez mais transparente com os ingredientes, a de fragrância continuou a ser a última caixa preta de transparência. Tudo tem a ver com essa reivindicação de segredo comercial. Fiquei cada vez mais paranoica com o que estava nos produtos e parei de usá-los por 10 anos e, eventualmente, senti muita falta. Eu estava experimentando todos os tipos de perfumes naturais e orgânicos – tentei de tudo, e estava realmente sentindo falta daquela fragrância premium que todos nós amamos. Quer dizer, adoro óleos essenciais. Mas eu estava procurando por algo que realmente pudesse resistir a muitas das fragrâncias finas que todos nós conhecemos e nos apaixonamos.

F: Qual é a coisa mais surpreendente que você aprendeu sobre fragrâncias ao lançar o Henry Rose?

MP: Fiquei surpresa com tantas coisas. Comecei insegura de que isso fosse realmente possível e achei que só desenvolveria uma fragrância. No começo, pensei que talvez fosse tentar fazer um acordo de licenciamento com uma empresa de cosméticos. Após anos tentando e percebendo que provavelmente não seria uma opção viável por vários motivos, percebi que teria que fazer isso sozinha e começar minha própria marca. Trabalhando com a IFF (International Flavors & Fragrances Inc.) – de perfumistas incrivelmente apaixonados e talentosos – fomos capazes de lançar. Eu não achei que fosse possível.

Outra coisa que me surpreendeu e foi muito empolgante de ver foi a colaboração entre o Grupo de Trabalho Ambiental e o Cradle to Cradle (conceito de inovação onde os produtos e processos produtivos se inspiram no ciclo e no modelo de produção natural). Todos estávamos fazendo algo que nenhum deles jamais havia feito. Todos arregaçaram as mangas e colocaram seus egos de lado, colocaram sua competitividade de lado e trabalharam de boa fé uns com os outros. Foi a primeira vez que esse tipo de colaboração aconteceu, então me sinto muito orgulhosa disso.

F: É interessante que o Henry Rose seja limpo e nem totalmente natural. Mas mesmo com os ingredientes limpos, quais foram os desafios de formular dessa forma?

MP: No início, pensei que seriam ingredientes à base de plantas. Então, à medida que me aprofundava nisso, o que logo aprendi é que, provavelmente, não receberia o selo do Grupo de Trabalho Ambiental por sua verificação de segurança, porque muitas pessoas têm alergia a muitos desses materiais à base de plantas. Esse foi o maior aprendizado para mim e minha primeira decepção. Achei tudo bem, mas agora o que eu faço? Então aprendi que, em muitos casos, usar um sintético seguro é na verdade uma opção melhor do que usar o material à base de plantas, porque esse sintético será mais seguro. Acho que cerca de 30% das pessoas terão desde reações de anafilaxia a certos ingredientes naturais até reações que vão apenas estragar seu dia ou causar enxaqueca por dois dias. Muitas pessoas dizem que não conseguem tolerar entrar em uma sala com uma vela perfumada acesa. Isso torna tudo muito complicado e torna nosso processo muito longo e árduo quando estamos formulando qualquer coisa.

LEIA TAMBÉM: BTS, Ariana Grande e Justin Bieber: a máquina de sucesso da Hybe

F: Por que toda a coleção Henry Rose não tem gênero?

MP: Porque eu acho que fragrâncias não têm gênero e fragrâncias com gênero são coisas do passado. Não importa como você se identifica – se gosta de florais, faça florais. Em última análise, é isso que importa para as pessoas. Quando desenvolvemos o Jake’s House, honestamente, senti o cheiro e disse: Oh, eu amo isso, mas não acho que os homens vão usar. Você sabe qual é o nosso perfume número um em vendas para homens? Isso sempre me surpreende. Para mim, enquanto crescia, me apaixonei pela colônia do meu pai. Eu amo minha mãe, mas odiava seu perfume. Quando estava desenvolvendo o Torn, fui atrás disso, como o que meu pai usava, o toque disso.

 

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.