Parque flutuante de US$ 260 milhões passa a integrar a paisagem de Nova York

14 de julho de 2021
Reprodução/Forbes

Sobre o rio Hudson, Little Island é o mais novo espaço da metrópole, com mais de um hectare de espaço verde, jardins floridos, programações culturais e belas vistas

Ao andar de bicicleta ao longo da ciclovia do Hudson River Park, em Nova York, logo se dá de cara com uma parada inesperada na 13ª Street, já que ali, sobre o rio, está um novo parque público gratuito, de mais de um hectare, como nada já visto. Chamado de Little Island, o local foi inaugurado em maio, após sete anos de planejamento e uma doação de US$ 260 milhões do magnata da mídia Barry Diller.

O parque está acima de 132 “tulipas” (ou colunas) de concreto, que compõem a sua estrutura. Antes, essa área estava abandonada, apenas com os restos de pilares podres do que outrora fora o Píer 54. Agora, ela tem mais de 350 espécies de flores, árvores e arbustos assentados sobre palafitas acima do rio Hudson. Mais de 66 mil bulbos e 114 árvores foram plantados, algumas das quais atingirão mais de 18 metros de altura.

Reprodução/Forbes

As colunas de concreto que sustentam o Little Island se assemelham a tulipas

LEIA MAIS: 15 parques mais relaxantes do mundo para viajar no pós-pandemia

Este espaço verde ímpar é diferente de qualquer outro na cidade de Nova York, com jardins floridos, escadas e rampas para subir e algumas das melhores vistas de Lower Manhattan até a Estátua da Liberdade. Há também um anfiteatro de 813 lugares totalmente novo, de frente para o rio e com programação artística diária gratuita para visitantes de todas as idades.

E a boa notícia? Pelos próximos 20 anos, a Fundação da Família Diller-von Furstenberg vai pagar a manutenção do parque.

Embora o parque pareça um dos lugares mais serenos da cidade de Nova York, é muito difícil encontrar um local privado ou que não tenha famílias passeando com carrinhos, crianças brincando ou casais tirando selfies.

Reprodução/Forbes

O novo parque tem atraído muitas pessoas

Eu, propositalmente, escolhi um domingo chuvoso e nublado para visitar o parque, chegando às 10h (qualquer pessoa pode entrar das 9h ao 12h diariamente, mas depois disso, ainda que gratuita, a entrada é por meio de reserva para o mesmo dia). O Little Island não estava de forma alguma vazia. Parecia que cada canto e recanto estava cheio de visitantes boquiabertos com as vistas e tirando fotos. Tive que manobrar para conseguir uma boa posição na maioria dos pontos de observação, já que havia tantas pessoas ao redor.

A praça central chamada “The Play Ground”, que não tinha balanços, caixas de areia ou outras diversões infantis, mas sim mesas cobertas por guarda-sóis e cadeiras, era o local menos lotado do parque. Há três barracas de comida servindo lanches e bebidas, entre elas vinho, cerveja e coquetéis criados exclusivamente para os visitantes do Little Island.

Reprodução/Forbes

LIttle Island fica hoje em um antigo piér abandonado

O parque foi projetado por Thomas Heatherwick, do Heatherwick Studio, com paisagismo de Signe Nielsen, do MNLA, que o concebeu como uma folha flutuando na água. “Espero que o Little Island sirva como um oásis extravagante para todos os que o visitam, um lugar para passear e ser surpreendido a cada esquina, para descansar e apreciar a paisagem e para ser entretido, educado e estimulado pela nossa programação”, disse Barry Diller.

Reprodução/Forbes

Um dos maiores atrativos do parque, além de sua arquitetura diferenciada, são as belas vistas de Manhattan

LEIA MAIS: Megastore de Harry Potter em Nova York já tem data de inauguração

Tiremos o chapéu para a DVFFF (Fundação da Família Diller-von Furstenberg), com o apoio de Nova York. A história filantrópica da fundação tornou possível vários outros parques e organizações artísticas da cidade, incluindo The High Line, o Museu da Estátua da Liberdade, o Signature Theatre, a Carnegie Hall Society e a Central Park Conservancy. Os visitantes podem marcar um horário para visitar o Little Island ou chegar antes do meio-dia.

Reprodução/Forbes

O anfiteatro de Little Island ao pôr do sol

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.