Vespa completa 75 anos como símbolo do design italiano e ícone da mobilidade urbana

4 de julho de 2021
Reprodução

Criada há 75 anos, a Vespa foi concebida na Itália após a Segunda Guerra Mundial e logo se tornou a queridinha entre os italianos por ser acessível e econômica

Tanti auguri, Vespa!

A Vespa completa 75 anos como símbolo do design italiano e ícone da mobilidade urbana. Conheça curiosidades do primeiro scooter da história.

VEJA TAMBÉM: Harley-Davidson lança marca de motocicletas totalmente elétricas LiveWire

O DRAMA DO PÓS-GUERRA

A Piaggio, uma das maiores fabricantes italianas de aviões para a Segunda Guerra, havia sido bombardeada e estava praticamente falida. O empresário Enrico Piaggio decidiu, então, abandonar a aeronáutica e entrar na produção de veículos de massas, inspirado no modelo de Henry Ford: objetos utilitários e baratos que chegassem ao maior número de potenciais compradores em uma Itália arrasada economicamente. A Piaggio tinha milhares de pequenos motores estacionários, antes utilizados para dar partida nos aviões do exército, que estavam sem utilidade. Foi aí que Enrico teve aquele clique: vou criar uma moto.

MOTO INSPIRADA EM AVIÃO

Em 1944, dois engenheiros já haviam criado um protótipo de uma moto com escudo protetor na dianteira, que ficou conhecida como Paperino, o apelido do Pato Donald na Itália. Mas Enrico não gostou do que viu. Decidiu contratar o engenheiro aeronáutico Corradino D’Ascanio para criar a primeira moto da Piaggio. Mas havia um problema: D’Ascanio, inventor do helicóptero coaxial, não gostava de motocicletas. Achava-as feias, desconfortáveis, difíceis de pilotar e sujas. Decidiu aplicar ao projeto seus conhecimentos de aerodinâmica. Cobriu todo o conjunto com uma carenagem para que a moto lembrasse um avião. Fixada apenas por uma bengala, a roda dianteira ficava solta pelo lado direito. Inspiração: o trem de pouso de aviões.

BARULHO DE VESPA

Para reduzir o barulho do motor e a sujeira que o incomodava, o engenheiro aeronáutico colocou o motor junto da roda traseira. Era um pequeno motor de dois tempos, que levava a moto a 60 km/h, e tinha câmbio de três velocidades. Quando ouviu o barulho do motor, Enrico Piaggio teria exclamado: “Sembra una vespa!” [parece uma vespa]. Foi com esse nome que o scooter teve sua patente registrada em 1946. Chegou ao mercado no mesmo ano, com motor monocilíndrico de 98 cc e cerca de 3,0 cv de potência.

SUCESSO IMEDIATO

A primeira Vespa, batizada de MP6 (o sexto protótipo de uma Moto Piaggio), foi apresentada na primavera de 1946, no Golf Club de Roma. Naquele mesmo ano, a Vespa foi lançada no Salão de Motos de Milão, evento realizado até os dias atuais, e teve todas as unidades vendidas. Ainda naquele ano, a Piaggio colocou no mercado 2.484 scooters, produzidos na planta de Pontedera. Esse número virou 10.535 no ano seguinte. A Vespa fez um sucesso instantâneo na Itália arrasada pela guerra. Afinal, era acessível e econômica. Perfeita para o momento que o país atravessava.

LÍDER DO MERCADO EUROPEU

A Vespa contribuiu para que a Piaggio se tornasse uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, líder no segmento de duas rodas na Europa. Controlado pela holding italiana Immsi, o grupo detém hoje, além da Vespa, as marcas Aprilia, Derbi, Gilera e Moto Guzzi e também vende scooters com o nome Piaggio.

Em 2020, o Grupo Piaggio reforçou a liderança no mercado europeu de veículos de duas rodas, com 14,2% de market share e mais de 200 mil unidades vendidas. O bom resultado foi fruto do crescimento significativo nas vendas de motocicletas e do excelente desempenho no segmento de scooters, onde a participação do grupo foi de 24%.

ESTRELA DE CINEMA

A história da Vespa se confunde com clássicos do cinema. O scooter virou símbolo cult e ganhou notoriedade mundial quando Gregory Peck levou Audrey Hepburn para um passeio de Vespa pelo trânsito da capital italiana nas célebres cenas de “A Princesa e o Plebeu” (Roman Holiday, 1953).

Mas foram Marcello Mastroianni e Federico Fellini que criaram o mito, no filme “La Dolce Vita” (1960), e fizeram da Vespa um símbolo da cultura juvenil e rebelde naquela década. Até Salvador Dalí quis “surrealizar” a Vespa de dois jovens que conheceu em Cadaqués, em 1962. O exemplar, pintado e assinado pelo mestre do surrealismo, está no museu da Piaggio em Pontedera, Itália.

A MAIS CARA

Até hoje, a Vespa mais cara do mundo foi arrematada por cerca de US$ 196 mil em leilão em 2017. Conhecida como “número 3”, o modelo era integrante da “série 0” (zero), uma espécie de pré-série com apenas 60 unidades fabricada pela Piaggio em 1946 de forma praticamente artesanal, antes do lançamento oficial. Com motor de 98 cc e câmbio de três marchas, a “Número 3”, como é conhecida, tem as soldas feitas à mão e as partes de aço da estrutura moldadas em formas de madeira.

Veja, na galeria abaixo, algumas imagens da história da Vespa:

Enrico Piaggio, que teve a ideia de fazer uma moto, e Corradino D’Ascanio, que concebeu a Vespa
Gregory Peck e Audrey Hepburn, em “A Princesa e o Plebeu” (1953)
O primeiro modelo de 1946 a ser vendido

Reportagem publicada na edição 86, lançada em abril de 2021

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.